Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Phil Hatcher-Moore
Cai a noite em Saryzhal, uma povoação nos arredores do antigo sítio de testes de Semipalatinsk. Durante a Guerra Fria, os cientistas vinham à povoação medir os níveis de radiação. Os residentes locais recordam-se de ver muitos animais perderem a sua pelagem nos períodos que se seguiam aos testes.
Kairat Yesimhanov, 35 anos, surge aqui na sua casa em Sulbinsk, no leste do Cazaquistão. Tanto Kairat como a sua irmã mais nova, Aygul, sofrem de paralisia cerebral.
Em Kurchatov, um funcionário do governo municipal mostra um vídeo acerca dos testes nucleares realizados na cidade durante a Guerra Fria.
Alguns passageiros preparam-se para embarcar num comboio em Semey.
Uma paciente é preparada para receber tratamento por radiação gama para um cancro da pele, no Centro de Oncologia em Semey, no leste do Cazaquistão.
Balkiya Usabayeva, 64 anos, recebe tratamento intravenoso no Instituto para a Radiação e Ecologia, em Semey, no Cazaquistão. Balkiya, que sempre viveu em Semey, sofre de doença cardíaca e hipertensão há mais de dez anos. Os médicos afirmam que, apesar de ele nunca ter estado diretamente exposta aos testes nucleares realizados em Semipalatinsk, recebeu uma dose crónica de radiação por viver em Semey durante esse período.
Uma mulher caminha por entre blocos habitacionais da era soviética, em Semey.
Um suporte para guardar contentores de combustível de urânio no banco de urânio fracamente enriquecido, que está a ser construído na central metalúrgica de Ulba, em Ust'-Kamenogorsk, no leste do Cazaquistão. O banco, que é propriedade e controlado pela Agência Internacional de Energia Atómica, conterá uma reserva de urânio fracamente enriquecido para as centrais nucleares, destinado a reduzir a necessidade de os países enriquecerem, eles próprios, o combustível, reduzindo assim os riscos de proliferação nuclear.
Missa celebrada na catedral de Voskresenskij, em Semey.
A enfermeira Marjan Kasenova brinca com Kanat Rahimov, 15 anos, numa enfermaria do Centro de Serviços Sociais Especiais para Crianças em Ayagoz, no leste do Cazaquistão. Kanat nasceu com paralisia cerebral.