Revista
Registar
Programação
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
História
Ciência
Animais
Viagem e Aventuras
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Renan Ozturk
Andy Lewis atravessa uma linha suspensa muito acima do vale de Moab, no Utah. O fotógrafo Renan Ozturk dedicou esta fotografia ao seu falecido amigo Dean Potter, que imaginou uma imagem como esta “caminhada lunar”, captada sem qualquer manipulação digital num único fotograma. Depois de perder a primeira oportunidade para tirar a fotografia, Renan Ozturk escreve que “tropeçou durante a noite e chegou cansado e ensanguentado ao local para fotografar no lado oposto das torres”.
Uma vista a partir do acampamento-base Norte do Evereste mostra os glaciares de Rongbuk e a aproximação ao cume da montanha.
Este mosaico, composto por 26 imagens que se encaixam como um puzzle, mostra a face norte do Monte Evereste e os seus ambientes circundantes. Quando as extremidades esquerda e direita desta imagem se unem, formam um panorama contínuo de 360 graus.
Mauli Dhan sobe a uma altura de 30 metros por uma escada de corda de bambu para reclamar o seu prémio: uma colmeia cheia de mel neurotóxico. As ervas fumegantes desorientam as abelhas e, possivelmente, reduzem o número de picadas que Mauli irá sofrer. Antes de conseguir chegar à corda de apoio atrás de si, um único passo em falso pode ser fatal.
Renan Ozturk tirou esta selfie enquanto era picado por abelhas e girava de forma incontrolável. "Foi uma honra ter a confiança desta cultura remota para poder contar a sua história e documentar uma tradição que poderá perder-se em breve."
Uma colmeia com cerca de 1,80 m de largura é elevada para o cimo do rochedo logo após ter sido retirada por Mauli. A equipa usa duas cavilhas de madeira, que são enroscadas na colmeia, para trazer a colheita valiosa para terra firme.
Mauli Dhan executa o primeiro passo da colheita do mel que consiste em afastar centenas de milhares de abelhas da colmeia gigante com o seu poste de bambu. Faz uma prece no seu idioma Kulng, afirma Ozturk, que pede às abelhas que saiam pacificamente e se reproduzam noutro local antes de cortar o seu lar.
Mauli Dhan sobre alguns metros numa escada feita com bambu para alcançar o seu prémio: uma colmeia cheia de mel neurotóxico. O fumo da vegetação queimada desorienta as abelhas, reduzindo eventualmente a quantidade de picadas que Mauli possa vir a sofrer.
Este é um ponto de vista de uma máquina fotográfica montada no poste de bambu de Mauli, o último caçador de mel, na última localização do rochedo. Asdhan, assistente de Mauli, agarra-se à frente do penhasco, sem corda, à medida que Mauli retira o mel para o cesto.
Ozturk montou máquinas fotográficas no poste de bambu principal de Mauli, que captou esta imagem, à medida que se afastou da escada de bambu em direção ao rochedo, sem utilizar nenhuma corda.