Lata 65: Desafiando a Velhice Com Arte Urbana

Lata 65 é um projeto da arquiteta Lara Seixo Rodrigues que ensina arte urbana a idosos. Conheça o projeto que já pôs idosos a grafitar em Portugal, Brasil, Espanha e Estados Unidos.Wednesday, May 2, 2018

Por National Geographic
A National Geographic e o coletivo Lata 65 aliaram-se no projeto “Genius: Picasso’s Street” que, inspirado na série televisiva "Genius: Picasso", vem através da arte urbana contestar os preconceitos da sociedade, desafiando-a a olhar para a Terceira Idade com outros olhos, deixando para trás todos os estereótipos.

Lata 65 é um projeto que tem como objetivo aproximar os mais velhos a uma forma de expressão artística que é associada aos mais jovens: a arte urbana. No entanto, nem só de diversão se trata este projeto. Um dos objetivos principais do Lata 65 é também contrariar o estigmas e preconceitos para com a terceira idade, quer estes partam de ”nós” ou “deles”.

O projeto nasceu em 2012 pelas mãos de Laura Seixo Rodrigues que, depois de trabalhar dez anos em arquitetura, decidiu mudar de ramo e dedicou-se à arte urbana, com o festival WOOL. Aqui, foi quando se apercebeu que os mais idosos eram quem mostrava mais curiosidade em relação aos graffitis e ao trabalho dos artistas. Isto, aliado às notícias de solidão e tristeza da população idosa, foi a chama que acendeu o Lata 65.

Idosa exibe lata de tinta junto a uma parede de graffiti, em virtude do projeto "Genius: PIcasso's Street, que uniu cerca de 25 idosos de várias instituições lisboetas.

Os “workshops de arte urbana para idosos” desenvolvem-se em duas lições: a primeira é teórica, e gira em torno da história da arte urbana, enquadramento histórico do grafiti e das suas técnicas, como tag e stencil; a segunda é prática e volta-se para a construção de stencils que serão depois pintados pelos participantes, juntamente com os tags e graffitis vários, numa parede reservada. 

ver galeria

Os grafiteiros são incentivados a pintar e desenhar o que quiserem – flores, nomes, caras – sendo que a missão é familiarizá-los com a arte urbana, e mostrar-lhes que são capazes de sair da sua zona de conforto e fazer coisas novas e inusuais para a sua faixa etária. 

Os workshops organizados pelo Lata 65 foram tão bem recebidos que o projeto, além de várias edições em Portugal e Ilhas, teve já edições internacionais, indo a São Paulo ou ao Texas. Em todos os casos, os formandos demonstram o maior empenho e motivação nas atividades dos workshops. Além de trazer diversão aos participantes, estes workshops atuam difundindo a mensagem de que o envelhecimento ativo e a solidariedade entre gerações são conceitos urgentes.

Um dos mais recentes projetos do coletivo Lata 65 foi com a National Geographic, que se associaram para criar uma "Genius: Picasso's Street" sob o mote #GénioNãoTemIdade, uma iniciativa que convidou cerca de 25 idosos de várias instituições com o objetivo de mostrar a todos que nunca é tarde para continuar a criar, numa clara inspiração daquele que foi considerado um dos maiores artistas do século XX, e que até aos 91 anos de idade criou obras de arte reconhecidas em todo o mundo.

PERCORRA A GALERIA DE IMAGENS EM BAIXO PARA VISUALIZAR A PAREDE EXPOSTA NO LX FACTORY, EM LISBOA.

ver galeria

Conheça mais sobre o projeto Lata 65 na página de Facebook.

Continuar a Ler