História

Descoberto Túnel Secreto Sob Antiga Pirâmide

O túnel debaixo da Pirâmide da Lua em Teotihuacán, no México, poderia representar o submundo, segundo crenças antigas.Thursday, November 9, 2017

Por Heather Brady
O túnel foi encontrado sob a Pirâmide da Lua e a Plaza de la Luna, a praça contígua.

Um grupo de arqueólogos descobriu um túnel secreto debaixo de uma famosa pirâmide de grandes dimensões na antiga cidade de Teotihuacán, a nordeste da Cidade do México.

De acordo com o International Business Times, o túnel foi encontrado sob a Pirâmide da Lua, a segunda maior estrutura da antiga cidade (a maior é a Pirâmide do Sol). Os arqueólogos que o descobriram acreditam que emula os grandes monumentos de Teotihuacán e que poderá representar o submundo no sistema de crenças dos pré-Colombianos, a civilização com 2000 anos que o construiu (e que se acredita que antecedeu os Aztecas, que viriam a ocupar o local mais tarde).

O túnel é comprido e estende-se da praça central, conhecida como Plaza de la Luna, até à pirâmide próxima. Encontra-se a cerca de dez metros de profundidade e é semelhante a outros túneis que foram descobertos recentemente, como o túnel encontrado sob o Templo de Kukulcán.

Embora não tenha ainda sido possível entrar no túnel, a descoberta foi feita com um método conhecido como tomografia de resistividade elétrica, que cria imagens subterrâneas. Uma equipa de arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México estava a usar esta técnica no âmbito dos trabalhos de conservação da praça central que levava a cabo quando se deparou com o túnel. (Descubra também as gravuras e desenhos que foram revelados na Descoberta de Uma Sala Secreta com Obras de Arte de Michelangelo.)

Com base nos estudos de restos humanos encontrados em locais de enterro, pensa-se que a Pirâmide da Lua terá sido usada para sacrifício humano e outros rituais. Não é claro o uso que terá sido dado ao túnel, estando os arqueólogos a planear novas investigações no sentido de determinar qual era a sua finalidade e se contém mais artefactos.

Teotihuacán foi, há muito tempo, uma grande cidade e tem uma história complexa, grande parte da qual se encontra ainda por desvendar. Era uma das maiores cidades das Américas na era pré-Colombiana, com uma população de pelo menos 125 000 habitantes.

Continuar a Ler