Veja Notre-Dame em Fotografias Vintage

No rescaldo do fogo na Catedral de Notre-Dame, veja a icónica e intemporal igreja em imagens com mais de um século.terça-feira, 16 de abril de 2019

No dia 15 de abril, enquanto o último grupo de turistas abandonava a Catedral de Notre-Dame, podia ver-se fumo a sair do seu famoso pináculo. Em poucos minutos, as chamas envolveram a estrutura medieval no centro de Paris.

A National Geographic começou a fotografar este marco, mundialmente famoso, numa série de imagens a preto e branco em 1915. Desde então, todos os ângulos da catedral decoraram as nossas páginas – exibidas durante a comemoração dos seus 800 anos e em dissecações detalhadas sobre arquitetura gótica.

O pináculo da catedral colapsou e diz-se que grande parte do interior de madeira foi destruído, mas os danos totais provocados pelo fogo ainda estão por apurar. Alguns dias antes, tinham sido removidas 16 das estruturas de cobre que rodeiam a base de Notre-Dame, ação integrada num projeto de restauração no valor de vários milhões de euros. O edifício, que atrai quase 13 milhões de visitantes por ano, foi alvo de diversas renovações ao longo da sua história milenar.

"Como que para celebrar a morte da Idade das Trevas, a igreja da Nossa Senhora de Paris emergiu, fruto das mentes, mãos e bolsos – mas particularmente dos corações – do seu povo", escreveu em 1968 a National Geographic sobre Notre-Dame. Desde então, "os parisienses têm-na adorado, negligenciado, danificado e profanado, restaurado e venerado – dependendo das paixões sociais e modas dos tempos. Notre-Dame continua a viver, como uma igreja, como um lugar alegre, como uma obra de arte".

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

 

Continuar a Ler