História

Dia Internacional dos Museus: Conheça os Museus que Deve Visitar

O Dia Internacional dos Museus comemora-se a 18 de maio. De norte a sul do país, conheça os museus e atividades que não vai querer perder.terça-feira, 14 de maio de 2019

Por National Geographic
Museu de Serralves, no Porto

Todos os anos, desde 1977, o Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio, após a proposta do organismo da UNESCO, ICOM – Conselho Internacional de Museus.

A comemoração desta data é celebrada com entradas gratuitas e mais de 400 atividades realizadas, e divulgadas no website do Património Cultural, em vários museus – mais de 70 museus em Portugal participam nesta iniciativa. Deste modo, é possível visitar gratuitamente exposições e obras espalhadas pelos museus de Norte a Sul do país. A nível mundial, em 2018, contou-se com a participação de mais de 40.000 museus, públicos e privados, localizados em 158 países, que organizaram visitas guiadas, concertos, peças teatrais e cinematográficas, conferências e outras atividades.

Todos os anos, o Dia Internacional dos Museus possui um tema, proposto pelo ICOM. Em 2019 o tema é “Museus como centros culturais: O futuro da tradição” e visa sublinhar a importância e o contributo dos museus para a sociedade, como centros culturais criativos e de mudança. O tema surge com a Conferência Geral do Icom Kyoto de 2019, onde serão debatidos temas como o papel dos museus como centros culturais e o futuro da tradição.

O objetivo é aproximar cada vez mais os museus à sociedade, na medida em que é necessário apostar mais na inovação, partilha, criação de experiências e interação. Os museus, como qualquer outro negócio, têm de acompanhar as tendências e exigências do mercado, para conseguirem ter uma oferta de valor acrescentado para oferecer à população.

Museu do Oriente, em Lisboa

De Portugal Continental às Ilhas, conheça alguns dos museus que vão participar nesta iniciativa:

PORTO - SERRALVES
Direcionado para as famílias, mas em especial para os mais pequenos, Serralves preparou uma atividade para celebrar o Dia Internacional dos Museus. A atividade “Museus em Miniatura” realizar-se-á no dia 19 de maio, entre as 11h00 e as 12h30, e consiste em dar a conhecer as obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos, percorrendo todo o Museu e o Parque de Serralves, “pé ante pé… pista após pista… de escultura em escultura”.

As vagas são limitadas a 25 participantes e é gratuita para crianças até aos 12 anos. Para adultos o valor é de 5€ e há, ainda, descontos de 50% para jovens entre os 13 e os 18 anos.

ANGRA DO HEROÍSMO
E para quem é da Ilha Terceira, ou está a pensar visitá-la nesta data, o Museu de Angra do Heroísmo tem em exposição, desde março de 2019, “Museu em Arquivo: 70 anos de imagens”. Mas, o melhor de tudo, é que esta exposição será de entrada gratuita no dia 19 de maio, domingo, no último dia da exposição.

Nesta exposição pode aceder a milhares de imagens, filmes e sons que dão a conhecer o Museu: a sua fundação institucional, a incorporação de acervo, as instalações e as exposições, bem como a produção e difusão de informação.

LISBOA - MUSEU DO ORIENTE
Entre os dias 17 e 18 de maio, o Museu do Oriente, em Lisboa, tem algumas atividades gratuitas preparadas para todos os visitantes, no Dia Internacional dos Museus, independentemente da sua idade, incluindo a exposição “Sou Fujimoto. Futuro Doméstico Primitivo”. Esta exposição visa homenagear um dos arquitetos mais influentes do Japão, ao levando os visitantes numa viagem até às construções inspiradas na floresta e na cidade de Tóquio. Aqui, é feita a analogia às duas realidades, apontando para a experiência, diversidade e conforto dos elementos de ambos os cenários. As visitas guiadas serão limitadas ao número máximo de 25 participantes e a inscrição deve ser realizada no próprio dia, à chegada ao museu.

Para além disto, as crianças dos 3 aos 5 anos podem participar na oficina “O Museu é uma Casa? Primeiras Descobertas” ou no peddypaper “É uma casa Japonesa Com Certeza!”, para crianças dos 6 aos 11 anos de idade. Para ambos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas até ao dia 13 de maio.

COIMBRA
E que tal viajar até à tão enigmática cidade de Coimbra no Dia Internacional dos Museus? Até porque o Museu Nacional de Machado de Castro também dará lugar a exposições imperdíveis. Neste caso, e com entrada livre, “A Encomenda do Bispo. Azulejos Hispano-Árabes em Coimbra” encontrar-se-á na sala de Exposição Temporária do museu até dia 30 de junho de 2019. Vamos conhecer melhor a história dos azulejos Hispano-Árabes que invadiram a cidade em tempos?

 

Até ao dia 17 de maio, consulte o website do Património Cultural, que irá divulgar todas as iniciativas e museus que não pode deixar de visitar no Dia Internacional dos Museus.

Continuar a Ler