Dia Internacional dos Museus: Conheça os Museus que Deve Visitar

O Dia Internacional dos Museus comemora-se a 18 de maio. De norte a sul do país, conheça os museus e atividades que não vai querer perder.

Tuesday, May 14, 2019,
Por National Geographic
Museu de Serralves, no Porto
Museu de Serralves, no Porto
Fotografia de Fundação de Serralves

Todos os anos, desde 1977, o Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio, após a proposta do organismo da UNESCO, ICOM – Conselho Internacional de Museus.

A comemoração desta data é celebrada com entradas gratuitas e mais de 400 atividades realizadas, e divulgadas no website do Património Cultural, em vários museus – mais de 70 museus em Portugal participam nesta iniciativa. Deste modo, é possível visitar gratuitamente exposições e obras espalhadas pelos museus de Norte a Sul do país. A nível mundial, em 2018, contou-se com a participação de mais de 40.000 museus, públicos e privados, localizados em 158 países, que organizaram visitas guiadas, concertos, peças teatrais e cinematográficas, conferências e outras atividades.

Todos os anos, o Dia Internacional dos Museus possui um tema, proposto pelo ICOM. Em 2019 o tema é “Museus como centros culturais: O futuro da tradição” e visa sublinhar a importância e o contributo dos museus para a sociedade, como centros culturais criativos e de mudança. O tema surge com a Conferência Geral do Icom Kyoto de 2019, onde serão debatidos temas como o papel dos museus como centros culturais e o futuro da tradição.

O objetivo é aproximar cada vez mais os museus à sociedade, na medida em que é necessário apostar mais na inovação, partilha, criação de experiências e interação. Os museus, como qualquer outro negócio, têm de acompanhar as tendências e exigências do mercado, para conseguirem ter uma oferta de valor acrescentado para oferecer à população.

Edifício com projeto de arquitetura de João Luís Carrilho da Graça e Rui Francisco.
Fotografia de Museu do Oriente

De Portugal Continental às Ilhas, conheça alguns dos museus que vão participar nesta iniciativa:

PORTO - SERRALVES
Direcionado para as famílias, mas em especial para os mais pequenos, Serralves preparou uma atividade para celebrar o Dia Internacional dos Museus. A atividade “Museus em Miniatura” realizar-se-á no dia 19 de maio, entre as 11h00 e as 12h30, e consiste em dar a conhecer as obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos, percorrendo todo o Museu e o Parque de Serralves, “pé ante pé… pista após pista… de escultura em escultura”.

As vagas são limitadas a 25 participantes e é gratuita para crianças até aos 12 anos. Para adultos o valor é de 5€ e há, ainda, descontos de 50% para jovens entre os 13 e os 18 anos.

ANGRA DO HEROÍSMO
E para quem é da Ilha Terceira, ou está a pensar visitá-la nesta data, o Museu de Angra do Heroísmo tem em exposição, desde março de 2019, “Museu em Arquivo: 70 anos de imagens”. Mas, o melhor de tudo, é que esta exposição será de entrada gratuita no dia 19 de maio, domingo, no último dia da exposição.

Nesta exposição pode aceder a milhares de imagens, filmes e sons que dão a conhecer o Museu: a sua fundação institucional, a incorporação de acervo, as instalações e as exposições, bem como a produção e difusão de informação.

LISBOA - MUSEU DO ORIENTE
Entre os dias 17 e 18 de maio, o Museu do Oriente, em Lisboa, tem algumas atividades gratuitas preparadas para todos os visitantes, no Dia Internacional dos Museus, independentemente da sua idade, incluindo a exposição “Sou Fujimoto. Futuro Doméstico Primitivo”. Esta exposição visa homenagear um dos arquitetos mais influentes do Japão, ao levando os visitantes numa viagem até às construções inspiradas na floresta e na cidade de Tóquio. Aqui, é feita a analogia às duas realidades, apontando para a experiência, diversidade e conforto dos elementos de ambos os cenários. As visitas guiadas serão limitadas ao número máximo de 25 participantes e a inscrição deve ser realizada no próprio dia, à chegada ao museu.

Para além disto, as crianças dos 3 aos 5 anos podem participar na oficina “O Museu é uma Casa? Primeiras Descobertas” ou no peddypaper “É uma casa Japonesa Com Certeza!”, para crianças dos 6 aos 11 anos de idade. Para ambos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas até ao dia 13 de maio.

COIMBRA
E que tal viajar até à tão enigmática cidade de Coimbra no Dia Internacional dos Museus? Até porque o Museu Nacional de Machado de Castro também dará lugar a exposições imperdíveis. Neste caso, e com entrada livre, “A Encomenda do Bispo. Azulejos Hispano-Árabes em Coimbra” encontrar-se-á na sala de Exposição Temporária do museu até dia 30 de junho de 2019. Vamos conhecer melhor a história dos azulejos Hispano-Árabes que invadiram a cidade em tempos?

 

Até ao dia 17 de maio, consulte o website do Património Cultural, que irá divulgar todas as iniciativas e museus que não pode deixar de visitar no Dia Internacional dos Museus.

Continuar a Ler