A Cultura Portuguesa no Brasil

A cultura portuguesa encontra-se presente em todos os cantos do mundo. Em países como o Brasil, essa presença é ainda maior. Saiba de que forma.segunda-feira, 22 de julho de 2019

Por National Geographic

Portugal foi um dos países que contribuiu para a construção do Brasil, desde o momento em que Pedro Álvares Cabral, em 1500, descobriu as terras que atualmente dão lugar ao país tal como o conhecemos. E ainda hoje é possível observar marcas da cultura portuguesa, para além da língua. Descubra de que forma.

Construção
Situada numa rua de nome português, na Rua Luís de Camões, bem no centro do Rio de Janeiro, pode encontrar o Real Gabinete Português de Leitura.

Foi fundado em 1837, ao estilo manuelino, de forma a assinalar os 300 anos da morte de Luís de Camões, por iniciativa de 43 portugueses imigrantes.

Aqui, pode observar os mais de 350 mil volumes, que continuam sob a alçada de instituições como a Escola Portuguesa do Rio de Janeiro - sendo a maior coleção de livros portugueses fora de Portugal, e toda a arquitetura e decoração.

O seu interior é de suster a respiração. Os tetos, as enormes estantes e as paredes em tom verde. Já no seu exterior, a fachada remete-nos para o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Tal como outras duas bibliotecas portuguesas, o Real Gabinete Português de Leitura consta no livro “The World’s Most Beautiful Libraries”.

Gastronomia
Alguns dos típicos pratos brasileiros derivam da gastronomia portuguesa. A título de exemplo, a feijoada brasileira é uma adaptação do cozido português e a cachaça brasileira teve origem no bagaço de Portugal, o caldo verde, a bacalhoada e o quindim.

Várias frutas e legumes de origem portuguesa foram levados para o Brasil, muitos ainda no tempo da colonização, e passaram a incorporar a gastronomia brasileira, tais como o pepino, a alface, a cebola, o alho, entre outros.

Dança, cantigas e festas populares
Algumas danças brasileiras foram levadas pelos portugueses há vários séculos, nomeadamente o fandango, a caninha verde e o maracatu. Esta última, estima-se que deve ter chegado ao Brasil por volta de 1700. O fandango, com origem no Barroco, é uma dança em pares que ainda hoje se mantém popular no Sul do país. O folclore brasileiro teve, também ele, origem no folclore português, incorporando mitos e lendas do nosso país, tais como o bicho-papão.

No que diz respeito às “cantigas de roda”, que em Portugal são passadas das gerações mais velhas para as crianças, também chegaram ao Brasil. Conhece a música “Atirei o pau ao gato”? Foi uma das cantigas portuguesas que passaram a fazer parte da cultura brasileira.

Sabia que a festas populares das Juninas tiveram origem nos Santos Populares comemorados em Portugal? Esta festa serve para homenagear São João, tal como acontece no Porto.

Continuar a Ler