Como Era o Porto de Antigamente?

A cidade do Porto é uma das cidades mais procuradas pelos turistas. Mas sabe como era a cidade invicta antigamente?

Tuesday, September 3, 2019,
Por National Geographic
Ribeira do Porto
Ribeira do Porto, vista de Vila Nova de Gaia, em 1879 ou 1897.
Fotografia de Centro Histórico do Porto - Património Mundial

O Porto é uma das cidades mais antigas do país e, pela sua essência e espírito ímpares que não deixam ninguém indiferente, é também uma das mais procuradas pelos turistas. Foi, inclusive, considerado o melhor destino europeu por 3 vezes, no ano de 2012, 2014 e 2017. O que mais atrai os visitantes no Porto é a sua arquitetura, cultura, gastronomia, comércio, recantos e a sua história.

E por falar em história, imagina como seria o Porto de antigamente? Vamos fazer uma viagem no tempo e recordar a “antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade”.

A história da cidade do Porto
Porto foi a cidade que deu o nome a Portugal. “Cale”, como inicialmente se chamava, era uma pequena aldeia localizada na foz do Douro que deu lugar ao porto construído pelos romanos, chamado “Portus Cale”, que mais tarde deu origem a “Portugal”.

Em 1096, o rei Afonso VI de Castela e Leão, ofereceu o Porto a Henrique de Borgonha, após este casar com a sua filha Teresa, tornando-a capital do Condado Portucalense.

Três séculos mais tarde, em 1383, a cidade do Porto viu-se envolvida na luta contra os castelhanos que tentavam dominar Lisboa. O Porto apoiou o levante do Grande Mestre da Ordem de Avis, que viria a tornar-se rei João I de Portugal, contra os invasores.

Centro Histórico do Porto
Fotografia de Centro Histórico do Porto - Património Mundial

Já depois de João I de Portugal ter casado com Filipa de Lencastre, 1394, nasce no Porto o filho de ambos, Henrique, “o Navegante”.

Os descobrimentos trouxeram riqueza para Portugal, que acabou por se tornar o centro europeu do comércio marítimo. Os seus portos, incluindo o da cidade do Porto, tiveram um papel fundamental para que isso fosse possível. Foi, inclusive, no Porto que a atividade marítima e comercial se desenvolvesse de tal forma, que fez com que a cidade fosse responsável por liderar a indústria de construção de navios portugueses.

Os famosos vinhos, uma das várias razões pela qual o Porto é conhecido, tiveram origem no século XVIII, durante a época dourada do Porto. A cidade sofreu grandes alterações, nomeadamente económicas, devido, em grande parte, ao desenvolvimento da indústria vitivinícola.

Ponte Luiz I
Fotografia de Centro Histórico do Porto - Património Mundial

“Antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade”
Em 1820, pela sua lealdade, liberalidade e fama progressista, o Porto foi cenário de um protesto militar que derrubou a monarquia absoluta, dando lugar a uma constituição liberal.

Em 1832 e 1833, a cidade voltou a superar as lutas entre liberais e absolutistas, que acabaram por se render (os absolutistas) com o apoio de Espanha.

Projetada por Théophile Seyrig, um engenheiro “discípulo” de Eiffel, em 1886 é inaugurada a famosa Ponte Luiz I. Na época, surpreendeu todos os que a visitavam pelas suas duas plataformas, pelo arco – considerado o maior do mundo em ferro forjado -  e pela sua dimensão – tem 395 metros de comprimento e 8 metros de largura. Foi considerada uma das pontes mais bonitas da Europa, pelo European Best Destinations.

A construção do Porto de Leixões, deu-se anos mais tarde, em 1890, e foi o impulso que a cidade necessitava para um crescimento económico significativo.  No século XX, com a chegada da República, a cidade transformou-se e o símbolo deste evento histórico é marcado pela construção da Avenida dos Aliados.

O Porto de hoje
Em 1996, o Porto recebe o estatuto de “Cidade Património Mundial” da UNESCO, pela riqueza histórica e cultural da cidade. Mais tarde, em 2001, foi nomeada Capital Europeia da Cultura, momento marcado com vários eventos do Porto 2001, e que promoveu o desenvolvimento da cidade e a aproximação da população a artistas e obras de arte únicas.

Pode conhecer mais sobre a história da cidade, nomeadamente sobre a evolução do Porto ao longo dos tempos, através do serviço online de acesso às Cartas Históricas Interativas, lançado em 2018. Escolha os seus locais preferidos da cidade e descubra como os mesmos eram em 1892.

Continuar a Ler