História

Como Era o Porto de Antigamente?

A cidade do Porto é uma das cidades mais procuradas pelos turistas. Mas sabe como era a cidade invicta antigamente?terça-feira, 3 de setembro de 2019

Por National Geographic
Ribeira do Porto, vista de Vila Nova de Gaia, em 1879 ou 1897.

O Porto é uma das cidades mais antigas do país e, pela sua essência e espírito ímpares que não deixam ninguém indiferente, é também uma das mais procuradas pelos turistas. Foi, inclusive, considerado o melhor destino europeu por 3 vezes, no ano de 2012, 2014 e 2017. O que mais atrai os visitantes no Porto é a sua arquitetura, cultura, gastronomia, comércio, recantos e a sua história.

E por falar em história, imagina como seria o Porto de antigamente? Vamos fazer uma viagem no tempo e recordar a “antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade”.

A história da cidade do Porto
Porto foi a cidade que deu o nome a Portugal. “Cale”, como inicialmente se chamava, era uma pequena aldeia localizada na foz do Douro que deu lugar ao porto construído pelos romanos, chamado “Portus Cale”, que mais tarde deu origem a “Portugal”.

Em 1096, o rei Afonso VI de Castela e Leão, ofereceu o Porto a Henrique de Borgonha, após este casar com a sua filha Teresa, tornando-a capital do Condado Portucalense.

Três séculos mais tarde, em 1383, a cidade do Porto viu-se envolvida na luta contra os castelhanos que tentavam dominar Lisboa. O Porto apoiou o levante do Grande Mestre da Ordem de Avis, que viria a tornar-se rei João I de Portugal, contra os invasores.

Centro Histórico do Porto

Já depois de João I de Portugal ter casado com Filipa de Lencastre, 1394, nasce no Porto o filho de ambos, Henrique, “o Navegante”.

Os descobrimentos trouxeram riqueza para Portugal, que acabou por se tornar o centro europeu do comércio marítimo. Os seus portos, incluindo o da cidade do Porto, tiveram um papel fundamental para que isso fosse possível. Foi, inclusive, no Porto que a atividade marítima e comercial se desenvolvesse de tal forma, que fez com que a cidade fosse responsável por liderar a indústria de construção de navios portugueses.

Os famosos vinhos, uma das várias razões pela qual o Porto é conhecido, tiveram origem no século XVIII, durante a época dourada do Porto. A cidade sofreu grandes alterações, nomeadamente económicas, devido, em grande parte, ao desenvolvimento da indústria vitivinícola.

Ponte Luiz I

“Antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade”
Em 1820, pela sua lealdade, liberalidade e fama progressista, o Porto foi cenário de um protesto militar que derrubou a monarquia absoluta, dando lugar a uma constituição liberal.

Em 1832 e 1833, a cidade voltou a superar as lutas entre liberais e absolutistas, que acabaram por se render (os absolutistas) com o apoio de Espanha.

Projetada por Théophile Seyrig, um engenheiro “discípulo” de Eiffel, em 1886 é inaugurada a famosa Ponte Luiz I. Na época, surpreendeu todos os que a visitavam pelas suas duas plataformas, pelo arco – considerado o maior do mundo em ferro forjado -  e pela sua dimensão – tem 395 metros de comprimento e 8 metros de largura. Foi considerada uma das pontes mais bonitas da Europa, pelo European Best Destinations.

A construção do Porto de Leixões, deu-se anos mais tarde, em 1890, e foi o impulso que a cidade necessitava para um crescimento económico significativo.  No século XX, com a chegada da República, a cidade transformou-se e o símbolo deste evento histórico é marcado pela construção da Avenida dos Aliados.

O Porto de hoje
Em 1996, o Porto recebe o estatuto de “Cidade Património Mundial” da UNESCO, pela riqueza histórica e cultural da cidade. Mais tarde, em 2001, foi nomeada Capital Europeia da Cultura, momento marcado com vários eventos do Porto 2001, e que promoveu o desenvolvimento da cidade e a aproximação da população a artistas e obras de arte únicas.

Pode conhecer mais sobre a história da cidade, nomeadamente sobre a evolução do Porto ao longo dos tempos, através do serviço online de acesso às Cartas Históricas Interativas, lançado em 2018. Escolha os seus locais preferidos da cidade e descubra como os mesmos eram em 1892.

Continuar a Ler