Estes Locais Foram Descobertos por Portugueses

Pode não acreditar, mas estes sete locais foram descobertos por portugueses. Conheça quais são.terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Por National Geographic

Há muitos séculos atrás, os portugueses descobriram vários locais do mundo, até então desconhecidos. Alguns desses sítios são autênticos paraísos e destinos de sonho para qualquer turista, e nem todos sabem que foi o nosso país o seu descobridor.
Desde a Austrália ao Sri Lanka, conheça alguns locais descobertos por portugueses.

Austrália
A Austrália é um dos locais que pode ter sido descoberto por Portugal durante a época dos Descobrimentos. Não existem registos deste feito nos arquivos históricos portugueses, contudo, foram descobertos dois canhões portugueses afundados ao largo da baía de Broome, na costa noroeste da Austrália. Estas evidências “made in Portugal” são datadas entre 1475 e 1525 podem ter pertencido a uma caravela portuguesa.

Maurícia
A ilha Maurícia foi descoberta em 1505 pelos navegadores portugueses. Foi colonizada pelos holandeses, em 1638, e o seu nome deveu-se ao Príncipe Maurício de Nassau.
No século XVIII a ilha foi tomada pelos franceses que decidiram chamá-la de “Îlle de France”. Após a tomada de posse pelos britânicos, em 1814, o nome original foi restaurado. Hoje é conhecida pelas suas belíssimas praias, lagoas, recifes e florestas tropicais.

Comores
A União das Comores situa-se no Continente africano e é composta por três ilhas: Njazidja (Grande Comore), Nzwani (Anjouan) e Mwali (Mohéli).
Foi dominada pelos árabes no século 12, mas os portugueses foram os primeiros europeus a descobrir este local, em 1505. Já em 1841, o Arquipélago das Comores, que inclui Mayotte, foi ocupado por França, passando a controlar as restantes ilhas 45 anos mais tarde.

Tristão da Cunha
É a ilha mais remota do mundo, tem apenas 246 habitantes e tem o nome de um navegador português: Tristão da Cunha.
Este explorador descobriu a ilha em 1507. Contudo, devido às dificuldades de acesso, Tristão da Cunha não conseguiu atracar na ilha. Apenas em 1700 recebeu os seus primeiros habitantes, três americanos caçadores de baleias.
A única forma de visitar este local descoberto por Portugal é por mar – não existe nenhum aeroporto – e apenas com reserva prévia e autorizada.

Maldivas
Foi no século XVI, entre 1558 e 1573, que os portugueses se instalaram nas Maldivas. Criaram uma pequena feitoria e administraram-na a partir da colónia principal portuguesa de Goa.
Nos dias de hoje, as Maldivas recebem turistas de todo o mundo pela sua beleza natural e paradisíaca e são um destino de eleição para luas-de-mel.

Madagáscar
Pode não acreditar, mas Madagáscar foi um dos locais descobertos pelos portugueses. Em 1500, Diogo Dias foi o primeiro descobridor português a pisar este país.
No século XVI vários portugueses, holandeses e franceses tentaram implantar colónias no litoral malgaxe, mas não tiveram sucesso.

Sri Lanka
O Sri Lanka também faz parte da lista de locais descobertos por Portugal. D. Lourenço de Almeida chegou à ilha em 1505. O cenário encontrado era de guerra: os sete reinos nos quais o Sri Lanka se encontrava dividido, lutavam entre si.
Os portugueses ocuparam primeiramente a cidade de Kotte. Devido à sua insegurança, em 1517 sentiram necessidade de fundar a cidade de Colombo e, a partir daí, passaram a controlar as restantes áreas em seu redor.

Continuar a Ler