‘The Cave’ Chega ao National Geographic Antes dos Óscares

‘The Cave’, nomeado para Melhor Documentário, chega ao National Geographic a 8 de fevereiro às 22h30, na véspera da cerimónia dos Óscares.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020,
Por National Geographic
Amani Ballour
Amani Ballour é uma corajosa pediatra que desafia os limites da sociedade e a escassez de recursos médicos num cenário catastrófico.
Fotografia de © National Geographic

Filmado entre 2016 e 2018, num cenário de bombardeamentos e ataques aéreos constantes, durante a guerra civil na Síria, ‘The Cave’ é um dos documentários mais falados nos últimos meses. ‘The Cave’, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, é do galardoado realizador sírio Feras Fayyad, anteriormente nomeado aos Óscares pelo famoso documentário ‘Last Men in Aleppo’.

O documentário é um retrato impressionante do dia-a-dia de uma equipa médica liderada por Amani Ballour, que faz de tudo para salvar milhares de vidas debaixo da cidade, num hospital subterrâneo improvisado. A pediatra desafia os limites da sociedade e a escassez de recursos médicos num cenário catastrófico. Sem anestesias disponíveis, os cirurgiões operam ao som de concertos de música clássica, constantemente interrompidos pelos estrondos dos bombardeamentos.

Após estudar medicina contra a vontade da sua família, quando a guerra começou, decidiu ficar ao lado das vítimas, vivendo uma vida que considera “mais dura, mas também mais honesta”. Começou por fazer voluntariado no hospital conhecido por ‘gruta’, onde mais tarde foi escolhida pela equipa para ser diretora. 

The Cave - trailer

Quando os mísseis destroem tudo à superfície, o hospital secreto é a última esperança para os habitantes de Ghouta. Este testemunho emocionante de coragem, resiliência e solidariedade feminina oferece uma visão inabalável da guerra civil na Síria e de alguns dos seus heróis mais improváveis. Não perca a estreia de ‘The Cave’ a 8 de fevereiro às 22h30, no National Geographic.

A cerimónia dos óscares acontece na madrugada de 9 para 10 de fevereiro e em Portugal terá transmissão exclusiva nos canais FOX (versão com comentários em português) e FOX Movies (versão original), em direto.

Continuar a Ler