História

Descoberto Raro Mosaico da Era Romana no Chipre

O trabalho de escavação e restauração numa rara peça romana, no Chipre, proporciona um novo olhar sobre os antigos costumes.

Por Casey Smith

Após anos de escavações no Chipre, os arqueólogos descobriram um raro mosaico de chão, da era romana, com quase 2000 anos.

Cenas de corridas com carruagens num hipódromo romano, um estádio ao ar livre para corridas de cavalos, atravessam o mosaico de 26 metros de comprimento. As ilustrações são acompanhadas de inscrições, em grego antigo, que indicam os nomes dos cavalos e dos cocheiros.

Acredita-se que o mosaico tenha sido parte de uma galeria de uma mansão do século IV a.C., e os arqueólogos dizem que é, provavelmente, um dos poucos do mundo antigo. 

O mosaico permaneceu intocado durante séculos, até que um agricultor da aldeia de Akaki, no Chipre, a cerca de 22 quilómetros de Nicósia, tropeçasse num fragmento de mosaico de outra parte da mansão, em 1938, de acordo com a Associated Press.

O raro mosaico de chão foi descoberto mais tarde, num trilho onde outrora passava um caminho de ferro. A escavação no local não começou até 2013, e o mosaico completo só foi visto, brevemente, em 2016, antes que as autoridades o cobrissem para proteção.

Os arqueólogos removeram, recentemente, a camada de material protetor para começar o trabalho de restauração, mas esperam levar vários anos até que possa ser visitado pelo público. 

Ainda assim, o mosaico é o único do seu tipo no Chipre, e um dos nove outros mosaicos que retratam cenas de hipódromo encontrados em todo o mundo romano, disse à Associated Press Fryni Hadjichristofi, o principal responsável arqueológico do local.

"Isto é muito raro, as cenas do circo romano — como estas em Akaki, não são muitas vezes retratadas em mosaicos", disse Hadjichristofi à AP.

"Encontramos, frequentemente, cavalos ou cocheiros que participaram no hipódromo, mas o hipódromo em si, a própria corrida no hipódromo, é muito raro".

 

Veja também um vídeo sobre ruínas romanas em: http://www.natgeo.pt/video/tv/ruinas-armas-e-descoberta-de-uma-sangrenta-batalha-romana

Continuar a Ler