Meio Ambiente

Uma Fotografia Desoladora que Revela uma Realidade Preocupante

Esta imagem de um cavalo-marinho a segurar um cotonete, capturada pelo fotógrafo Justin Hofman, denuncia a questão da poluição dos oceanos. quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Por Alexa Keefe
Fotografias Por Justin Hofman
Um pequeno cavalo-marinho, Hippocampus kuda, deambula nas águas poluídas de Sumbawa Besar, junto à Ilha de Sumbawa, na Indonésia.

 

Justin Hofman conduzia uma expedição na Ilha de Bornéu, quando parte do seu grupo decidiu aproveitar para fazer mergulho em apneia perto da cidade de Sumbawa Besar. “Ficámos surpreendidos com o excelente estado em que se encontrava o recife; apesar de não ter muitos peixes graúdos, estava repleto de corais,” confessou-nos Hofman. “Depois de cerca de uma hora a explorar o recife, a maré começou a mudar, e o meu grande amigo e especialista em vida selvagem, Richard White, encontrou este pequeno cavalo-marinho a nadar junto à superfície”.

Os cavalos marinhos aproveitam as correntes para se deslocarem de um lado para outro, muitas vezes agarrando objetos flutuantes com a cauda. O que começou por ser um momento engraçado, ver os cavalos marinhos enrolados em algas, rapidamente perdeu o encanto, à medida que detritos de plástico e outros produtos da atividade humana começaram a fazer parte da paisagem. Foi com água poluída a entrar no snorkel (o tubo utilizado pelos mergulhadores para respirar), por ação dos ventos intensos que dificultavam o encontro entre a objetiva de Hofman e o cavalo-marinho, que o fotógrafo capturou, entre outras, esta imagem.

Um pequeno cavalo-marinho, Hippocampus kuda, deambula nas águas poluídas de Sumbawa Besar, junto à Ilha de Sumbawa, na Indonésia.

“Preferia que esta fotografia não existisse. Mas já que existe, quero que chegue ao maior número possível de pessoas,” partilhou Hofman na sua conta de Instagram. “O que começou como uma oportunidade para fotografar um cavalo-marinho adorável, transformou-se numa maré de tristeza e frustração à medida que a corrente trazia inúmeros fragmentos de lixo e resíduos. Esta fotografia é uma alegoria do atual estado dos oceanos.”

Esta fotografia de um cavalo-marinho a segurar um cotonete é finalista no concurso organizado pelo Museu de História Natural, em Londres,  Natural History Mueseum's Wildlife Photographer of the Year. Hofman é um membro do SeaLegacy Collective

Continuar a Ler