Cinco Razões para Preferir Barras de Champô

As barras de champô são mais ecológicas, mais baratas e mais fáceis de transportar.sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Por Amanda Ogle
Estas barras de champô, altamente concentradas, não precisam de embalagens de plástico e duram mais tempo do que os frascos de champôs líquidos.
Esta história é parte integrante da campanha de sensibilização da National Geographic, Planeta ou Plástico?, promovida anualmente, com o objetivo de alertar para a crise do lixo plástico. Saiba como pode reduzir o consumo de plásticos de utilização única e assuma o compromisso.

As barras de champô, produto para lavar o cabelo na forma de sabonete em barra, é a última tendência em produtos de higiene pessoal. Feitas habitualmente de ingredientes naturais, que preservam e promovem a saúde do cabelo, as barras de champô têm também menos impacto no ambiente e são ótimas para levar em viagem. Descubra as cinco razões para preferir as barras de champô em detrimento dos frascos de champôs líquidos.

REDUÇÃO DE PLÁSTICOS
Atualmente, cerca de nove milhões de toneladas de plástico são largadas, anualmente, nos oceanos, o que equivale a despejar no mar um camião de lixo, cheio de resíduos plásticos, a cada minuto. As barras de champô eliminam a necessidade de frascos, sendo a maioria vendida em embalagens de papel reciclado ou caixas de papel. As barras de champô são também ótimas para levar em viagem, basta que as guarde numa caixa de metal concebida para o efeito.

SEM PREOCUPAÇÕES COM OS LIMITES IMPOSTOS PELA SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA
O pesadelo de um viajante é ter um agente da segurança aeroportuária a vasculhar-lhe a bagagem de mão, ao mesmo tempo que vai perguntando se transporta recipientes com mais de 100 mililitros de capacidade, ou, ainda pior, a abrir-lhe a bagagem depois de um voo, ante o olhar desolado do viajante ao descobrir que os frascos de champô se entornaram sobre as suas roupas preferidas. As barras de champô eliminam a possibilidade de ambos os cenários, uma vez que os agentes da segurança aeroportuária não lhe vão confiscar barras de champô, que não mancharão certamente as suas roupas. Na verdade, poderão inclusive deixá-las a cheirar bem.

CONCENTRADAS PARA DURAR MAIS
A composição da maioria dos champôs é de 80 por cento de água, e a percentagem nos amaciadores pode chegar a ser superior, rondando os 95 por cento. Porquê pagar pela água, quando pode ser o consumidor final a adicioná-la? As barras de champô são altamente concentradas e duram, em regra, mais tempo do que as versões líquidas em frasco. Em média, uma barra de champô durará duas ou três vezes mais do que um frasco de champô, poupando-lhe dinheiro e umas quantas deslocações à loja.  

INGREDIENTES NATURAIS E NÃO TESTADOS EM ANIMAIS
Muitos fabricantes de champôs empenham-se na proteção dos oceanos, da vida selvagem e dos ecossistemas, que acusam os impactos da produção em série de produtos carregados de químicos da indústria cosmética. Grande parte dos champôs líquidos contêm substâncias conservantes e químicos que podem privar o cabelo da sua oleosidade natural e ressequir o couro cabeludo. Muitas vezes, estes químicos não entram na composição das barras de champô, que são sobretudo feitas à base de óleos essenciais e de ingredientes naturais e não são testadas em animais. Outra vantagem? As barras de champô não têm óleo de palma na sua composição, um ingrediente associado à desflorestação e à destruição de habitats.

SIMPLES DE USAR
As barras de champô são simples de usar, muito semelhantes aos tradicionais champôs líquidos. Basta que humedeça a barra com água e a esfregue entre as mãos para produzir espuma. Depois massaje o cabelo e o couro cabeludo e enxague.

ONDE COMPRAR
Usando ingredientes naturais, obtidos a partir de fontes sustentáveis, a marca Lush Cosmetics, com sede no Reino Unido, criou uma das primeiras barras de champô, tendo estendido o conceito aos amaciadores. Em Portugal, é possível adquirir barras de champô online no site da marca, com uma oferta diversificada de cores e fragâncias, para diferentes tipos de cabelos. Os preços variam em função do tipo de champô e do peso da barra, que pode oscilar entre os 50 e os 300 gramas. A marca Beauty and the Bees, na Tasmânia, Austrália, produz produtos para o cabelo e para a pele, com ingredientes puros locais, há mais de 25 anos. Relativamente recente no mercado dos produtos em barra, a marca neozelandesa Ethique começou a fabricar produtos de beleza em barra em 2012 e tem conquistado um número crescente de consumidores, graças aos ingredientes obtidos à luz de princípios éticos. Os produtos das marcas Basin e Chagrin Valley Soap & Salve não são testados em animais e são produzidos nos Estados Unidos. No site www.theuniplanet.com também poderá encontrar outras marcas de barras de champôs que se vendem em Portugal, algumas de produção artesanal em território nacional.

 

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com e teve o contributo da tradutora Ana Rodrigues.

Continuar a Ler