8 Apps que Ajudam a Preservar o Meio Ambiente

Se procura formas de tornar o planeta mais “verde”, temos 8 apps para si. Aplicações amigas da natureza…e da carteira!sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Por National Geographic

A tecnologia é essencial nas nossas vidas. Mas porque não utilizá-la para ajudar a preservar o ambiente? Recolhemos uma lista de aplicações, disponíveis em Portugal, que o ajudam a controlar gastos de energia, reduzir a pegada de carbono, adotar práticas mais sustentáveis, e a poupar os recursos do planeta.

PlantIt – a Horta Biológica

Abrimos a lista de sugestões com uma app bem portuguesa! Desenvolvida pela DigitalSpecies, ensina os utilizadores a criar e manter uma horta biológica em casa.

Com a PlantIt vai aprender a plantar, colher e tratar um jardim de ervas aromáticas, ou até uma pequena horta. Há 28 espécies disponíveis, desde orégãos, tomilho ou cebolinho, até alhos, tomate ou alface.

A app diz-lhe o que semear em cada mês do ano, quando deve regar os seus hortícolas, e ainda qual o período ótimo para colher o que plantou. A PlantIt está disponível para Android e iOS, é gratuita, e em português! De que está à espera para cultivar os seus vegetais biológicos?

Recycle BinGo – Reciclagem Fácil para a Família Toda

O Recycle BinGo é um jogo criado pela Valorsul, pela Amarsul e pela Valorlis, com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, que promete incentivar as famílias portuguesas a reciclar. O jogo é simples: só tem que escolher o seu Ecoponto habitual e fazer check-in sempre que lá for. Recebe pontos, EcoGifts, que depois serão trocados por EcoMoedas, e estas por prémios variados.

Com esta app pode ainda descobrir curiosidades e dicas sobre a reciclagem e avaliar se é tão amigo do ambiente como pensa. Pode ser usado pela família toda, e está disponível para Android e iOS. Além disso, é gratuito! No entanto, este jogo ainda só está disponível em alguns municípios da Grande Lisboa e Região Oeste, Setúbal, Algarve e Alta Estremadura – saiba quais no website.

Ecopilhas Online – Mais de 200 Mil Pilhões

Nunca sabe o que fazer com as pilhas usadas? A Ecopilhas dá uma ajuda, com a app Ecopilhas Online. Esta aplicação, disponível no Google Play e na App Store, permite-lhe identificar o pilhão mais próximo de si, via geolocalização. Pode solicitar um mini pilhão para a sua casa ou trabalho, e pedir que este seja entregue onde quiser.

Ao usar esta app gratuita, estará a contribuir para o aumento da reposição de pilhões. E a criar uma maior consciencialização sobre a necessidade de reciclar pilhas, e de se desfazer delas de forma correta e sustentável.

A Ecopilhas, em parceria com a BloomIdea, espera desta forma incentivar cada vez mais pessoas a utilizar pilhões, e mudar hábitos de forma a preservar o ambiente.

Biklio - o Esforço (Re)compensa

O Biklio é uma app que o recompensa por andar de bicicleta. Mas então, como funciona? Deteta quando está a usar uma bicicleta e oferece a possibilidade de gravar viagens e consultar dados; quando chega ao destino, a app dá-lhe descontos em lojas de comércio local que tenham aderido à rede de benefícios.

Já pensou, pedalar para o trabalho e o café ser por conta da app? Ou até ter um desconto naquele lanche depois de uns valentes quilómetros de bicicleta? Infelizmente, para já, a app ainda só está disponível em Portugal nas cidades de Lisboa, Torres Vedras e Braga, mas se for viajar, pode usá-la em algumas cidades de Itália, Suécia, Luxemburgo, Bulgária, Inglaterra e Holanda.

O Biklio está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.

Banho Rápido – para Duches Relâmpago

Sabe quanto tempo demora a tomar banho? E quanta água gasta por duche? A aplicação Banho Rápido permite-lhe descobrir todos estes dados, cronometrar os duches, calcular quanta água gasta e quanta pode poupar com dicas diárias. Mas como é que sabe se os dados estão corretos? Quando instala a app, são pedidas várias informações como quantas vezes usa champô, quantas vezes lava o cabelo por semana, se o seu cabelo é curto ou comprido, se costuma tomar banhos de imersão, e similares.

Os utilizadores regulares dizem que conseguiram tornar os seus banhos e duches mais “eficazes”, diminuindo o tempo que passam com a água ligada, e conseguindo poupar muitos litros de água ao fim de apenas uns dias.

A aplicação é gratuita e está disponível apenas para utilizadores Android, no Google Play. Para os utilizadores de iOS, há outra app semelhante, a Sai Desse Banho, também gratuita.

BlaBlaCar – Boleias e Viagens Partilhadas

A BlaBlaCar já não é uma app nova em Portugal, amplamente utilizada por milhares de portugueses. Ainda assim, merece um lugar na lista dos amigos do ambiente. Esta app de carpooling encontra boleias (pagas) de um ponto para outro, dentro e fora do país, dividindo o carro e os custos com o condutor e outros passageiros. Se tiver carro e for viajar, pode encontrar quem queira viajar à boleia consigo.

A BlaBlaCar ajuda-o não só a poupar dinheiro, como a reduzir as emissões de carbono nas estradas portuguesas (e não só), já que lhe permite viajar de uma forma eco-friendly. Viagem partilhada é sinónimo de menos carros na estrada, menos combustíveis consumido e menos poluição.

Registe-se no website, e descarregue a aplicação gratuita para o seu smartphone (disponível no Google Play e na App Store). A partir daí pode comprar ou publicar viagens facilmente.

CityPoints Cascais – Cascais Sustentável

A CityPoints Cascais é uma app que recompensa ações predefinidas nas áreas de meio ambiente, cidadania e responsabilidade social, com prémios vários que podem ir de entradas gratuitas em museus até ofertas de cuidados de saúde para animais. Esta app tem como objetivo promover boas práticas de cidadania e a sustentabilidade local, recompensando os cidadãos que contribuam ativamente.

Para já, e como o nome indica, só está disponível em Cascais, e pode ser descarregada no Google Play e App Store, gratuitamente.

Manual de Etiqueta Sustentável – Dicas de Sustentabilidade

Este Manual em português, apenas disponível para iOS, é uma app brasileira que dá dicas “verdes” aos seus utilizadores. Estas dicas estão divididas por temas: uso responsável de água, consumo de energia elétrica, boas práticas de cidadania, reciclagem e redução do desperdício.

Os utilizadores do Manual de Etiqueta Sustentável podem partilhar as dicas nas redes sociais, para incentivar mais pessoas a adotar também as dicas ecológicas. Contagie os seus amigos com o “bichinho” da sustentabilidade!

Bónus: Escolher o Melhor Carro com Green-driving Tool

Esta última dica não é exatamente uma app móvel, mas sim uma ferramenta online desenvolvida pela Comissão Europeia que lhe permite medir as suas emissões de dióxido de carbono e calcular os custos de combustível, conforme o carro que usa.

É ainda uma ferramenta muito útil se procura aconselhamento sobre que carro escolher, numa perspetiva da pegada de carbono. Para usá-la só tem que entrar na página web e inserir os dados relativos à sua viatura, custos de combustível no país e dados da viagem.

Continuar a Ler