Eventos Sobre a Natureza a Não Perder Até ao Fim do Ano

Para os amantes da natureza, do meio ambiente e da sustentabilidade: uma lista de 7 eventos sobre a natureza a não perder, até ao fim do ano!quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Por National Geographic

O verão acabou, mas os festivais e eventos em Portugal continuam. O outono convida a experimentar, a refletir, a pensar e a agir, sobretudo na temática de natureza e meio ambiente.

CineEco: Festival Internacional de Cinema do Ambiente – 13 a 20 de Outubro - Seia

Este incrível festival de cinema traz-nos uma semana de filmes, debates, workshops, concertos, exposições e concursos, à volta da temática meio ambiente, proteção e conservação.

O objetivo do festival de cinema CineEco é denunciar as atrocidades que se fazem ao planeta, incentivar a reflexão, o debate e a procura de soluções, e mostrar a beleza da natureza que nos rodeia. É em Seia, num dos pontos mais altos de Portugal, que este festival decorre há já 23 anos!

O Município de Seia convida, assim, todos os que se preocupam com o meio ambiente, os que amam a natureza, os que não tiram férias da sua responsabilidade para com o planeta a juntarem-se ao festival, e a explorarem esta vila que é uma das belezas de Portugal. Conheça o programa completo no site oficial do CineEco.

Seminário Sustentabilidade e Literacia Azul – 20 de Outubro – Ílhavo

O Seminário Desafios do Mar é uma iniciativa da do Museu Marítimo de Ílhavo, criada em 2012. Todos os anos, estes seminários abordam problemáticas em torno da relação de Portugal com o mar, através de perspetivas da biologia, antropologia, política ou economia.

A edição deste ano, a 6ª, terá como tema Sustentabilidade e Literacia Azul. Procura sensibilizar a sociedade para o relacionamento com o mar, nomeadamente expondo os riscos que atualmente afligem os oceanos.

O evento decorre a 20 de Outubro no Museu Marítimo de Ílhavo, tem como parceiros a Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, e conta com conferências, debates e a exibição de um documentário. Para participar só tem que se inscrever, enviando um e-mail para o endereço publicado no website do MMI.

Imaginature: Festival de Fotografia de Paisagem – 27 e 28 de Outubro - Manteigas

A 5ª edição do Festival de Fotografia de Paisagem é já no fim do mês, em Manteigas! O Imaginature é o evento perfeito para os amantes da fotografia e da natureza, que visa promover e valorizar o património paisagístico e mostrar o que de melhor se faz ao nível da fotografia ibérica de paisagem.

No Imaginature pode assistir e participar em masterclasses, saídas de campo, ou exposições fotográficas. Partilhe conhecimentos com oradores de referência e fotógrafos experientes. No dia de encerramento haverá uma sessão de entrega de prémios e apresentação das imagens premiadas.

Seja um fotógrafo profissional ou amador, aficionado da fotografia ou apenas curioso, o Festival Imaginature é para si. Para participar só tem que se inscrever até dia 25 de outubro a partir do website do evento, já que a entrada é gratuita.

 

Noite das Corujas 2018 – 3 de Novembro – Serra de Montejunto, Vilar

Se adora corujas, bufos, mochos e outros animais notívagos, este evento é para si. No dia 3 de novembro, na Serra de Montejunto, entre o Cadaval e Alenquer, realizar-se-á mais uma Noite das Corujas que inclui uma pequena caminhada de 2km pela serra, uma ceia e uma queimada galega. Tudo isto, enquanto se deslumbra com a vida selvagem da paisagem protegida de Montejunto.

Um evento para toda a família, incluindo crianças com menos de 12 anos, que têm entrada gratuita. Só tem que se inscrever via telefone ou email, e há descontos para grupos de cinco ou mais pessoas! Consulte mais sobre a Noite das Corujas 2018 na página do evento.

Festival Internacional de Imagem de Natureza – 9 a 18 de Novembro – Vila Real

O FIIN foi criado para sensibilizar a sociedade para a preservação do património natural do planeta, através do cinema, fotografia e desenho.

O Festival Internacional de Imagem de Natureza terá concursos de curtas-metragens, de desenho e de fotografia, workshops, cursos juvenis, e ainda várias exposições. Entre belíssimas fotografias, imagens deslumbrantes e filmes e documentários, o FIIN promove o debate e a reflexão sobre a conservação e proteção da biodiversidade e meio ambiente. E com os cursos juvenis de fotografia ou desenho, os mais novos encontram também uma forma interativa de se envolverem neste festival. Saiba mais sobre a segunda edição deste festival no site oficial.

Os Míscaros: Festival do Cogumelo – 17 a 19 de Novembro – Aldeia do Alcaide, Fundão

E é numa das aldeias de Xisto que pode aprender tudo sobre os Míscaros, passear na Serra da Gardunha, ter workshops de culinária, ver exposições e mostras, e ainda degustar várias espécies de cogumelos e outras iguarias da região.

Ao longo de três dias, o festival tem atividades para toda a família, muitas animações de rua, e reúne amantes de Míscaros de toda a península ibérica.

Para famílias com crianças mais novas, a organização do Festival do Cogumelo disponibiliza babysitting gratuito durante todo o dia, e haverá ainda autocarros entre o Fundão e o Alcaide, bem como comboios a efetuar paragem no Alcaide.

Conheça todo o programa do evento e contactos, e não perca a oportunidade de explorar o património fúngico de Portugal, que conta com mais de 300 espécies de cogumelos.

National Geographic Exodus Aveiro Fest – 1 e 2 de Dezembro – Aveiro

E para fechar o ano em beleza (e quanta!), no início de dezembro decorrerá em Aveiro o National Geographic Exodus Aveiro Fest, o Festival Internacional de Fotografia e Vídeo de Viagem e Aventura. Este festival conta com 10 oradores de renome mundial ligados à fotografia e vídeo de viagem e natureza, exposições fotográficas, conversas, debates, workshops e masterclasses, atividades criativas, entre muitas outras iniciativas.

Venha descobrir imagens incríveis capturadas em fotografia e vídeo por estes profissionais que se lançaram à descoberta pelos quatro cantos do planeta e conhecer o mundo através dos seus olhos. Não perca a oportunidade de fazer parte de um dos maiores eventos de fotografia e vídeo do país, e com o selo National Geographic! Saiba mais sobre o National Geographic Exodus Aveiro Fest.

Continuar a Ler