Meio Ambiente

5 Formas Ecológicas de Celebrar o Dia Mundial da Água

Dia 22 de março celebramos o dia mundial da água. 5 coisas que pode fazer hoje (e que fazem mesmo a diferença).quarta-feira, 20 de março de 2019

Por National Geographic
Vista do espaço, a característica mais impactante do nosso planeta é a água. Sob a forma líquida e sólida, cobre 75% da superfície terrestre, e ainda enche o céu de nuvens. A água está praticamente em todo o lado na Terra, desde a sua crosta rochosa até ao interior das nossas células.

O Dia Mundial da Água é uma efeméride celebrada a 22 de março. Esta celebração foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 a 21 de fevereiro de 1993.

No Dia Mundial da Água os estados membros da ONU promovem atividades e iniciativas de consciencialização da sociedade, bem como divulgação de publicações ou documentários, organização de mesas-redondas, seminários e exposições.

Todos os anos, as Nações Unidas escolhem um tema para o Dia Mundial da Água desse ano. O deste ano, 2019, é “Ninguém fica para trás”, e incentiva as pessoas a terem em conta grupos marginalizados, que são frequentemente quem tem mais dificuldade de acesso a água potável. Outros temas já abordados em anos anteriores foram “Água e Desenvolvimento Sustentável”, “Porquê Gastar Água?” ou “Soluções Naturais para a Àgua”.

Além do Dia Mundial da Água, em Portugal, celebra-se ainda o Dia Nacional da Água a 1 de outubro. Será que com as nossas dicas, e pondo-as em prática no Dia Mundial da Água, consegue chegar ao Dia Nacional da Água e ver a diferença?

Dia Mundial da Água

DICAS PARA FAZER DE TODOS OS DIAS O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Além das típicas dicas como desligar a água enquanto lava os dentes, enquanto se ensaboa ou coloca champô no cabelo, e quando se lavam as mãos, reunimos mais dicas para o ajudar a poupar água em casa e, em última instância, ao mundo.

Aproveite a água dos duches: usando um balde ou uma banheira de criança é possível aproveitar a água que normalmente se desperdiça enquanto se espera que aqueça. Assim, em vez de deixar a água correr, no início de um duche, pense em recolhê-la para um recipiente e usá-la mais tarde no autoclismo ou até para regar as plantas. Ao fim de pouco tempo verá quanta água poupará.

Use menos água no autoclismo: coloque uma garrafa com algo pesado, como areia, no interior da cisterna de descarga, para usar menos litros de água em cada descarga. Colocar o autoclismo mais acima na parede é também uma forma de dar mais pressão à água que desce, e usar menos. Se for remodelar a casa de banho, opte pelos autoclismos com opção de meia descarga.

- Reutilize a água de cozinha: parece estranho, mas é um passo muito simples. E que pode ainda contribuir para a sua boa saúde. Em vez de desperdiçar a água de cozinhar, porque não reaproveitá-la para regar as plantas? Deixe-a a arrefecer e pode regar as suas ervas aromáticas com ela. Já com a água de cozedura de vegetais, recomendamos que a use para sopas ou caldos, já que não estará a desperdiçar apenas água, mas também nutrientes essenciais que foram transferidos para esta.

Procure e corrija as fugas de água: mesmo as mais pequenas fugas de água, como uma torneira que não para de pingar, contribuem para um gasto desnecessário de água e que pode ser facilmente evitado. Assegure-se que não há fugas de água em sua casa, e se as detetar conserte-as.

- Não lave o carro em casa: prefira uma estação de lavagem de automóveis, onde a água é reaproveitada para mais lavagens. Além de poupar a água, evita poluir o ambiente com sabões e químicos.

- Regue as plantas exteriores de manhã: As temperaturas mais baixas da manhã levam a menos evaporação de água, pelo que as plantas vão absorver mais água, reduzindo a quantidade de água gasta em cada rega. Se chover, não regue as suas plantas – não é preciso.

- Ajuste os aspersores: se usar sistemas de aspersores tenha o cuidado de os desligar nos dias de chuva, e de evitar ter água a cair no passeio ou na estrada. Centre-os de forma a que a água seja usada para as suas plantas.

- Use menos eletricidade. E como é que isto pode ajudar? As centrais de produção elétrica usam grandes quantidades de água para arrefecimento, pelo que ao reduzir a eletricidade que consome também reduzirá a água que consome, indiretamente.

- Reaproveite a água da chuva para regas: se conseguir captar e armazenar a água da chuva – com, por exemplo, tanques de chuva - pode poupar imensa água e dinheiro em regas, no futuro.

 

E além de todas estas dicas para poupar água em casa, damos-lhe ainda uma dica extra para celebrar o Dia Mundial da Água. Todos os anos, neste dia, as visitas ao Aqueduto das Águas Livres são gratuitas.

Continuar a Ler