Meio Ambiente

Quanto Tempo da sua Semana Dedica à Natureza?

Estudos revelam que passar algum tempo por semana na Natureza melhora a nossa saúde e bem-estar físico e psicológico. Descubra porquê.segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Por National Geographic
Parque Natural de Sintra-Cascais

Um estudo científico publicado, em junho deste ano, pela revista Scientific Reports, revela que ao passarmos cerca de duas horas por semana na Natureza conseguimos melhorar significativamente a nossa saúde e bem-estar físico e psicológico.

A Natureza, por si só, oferece-nos inúmeros benefícios, incluindo aliviar a pressão e o stress diário, recuperar o cérebro da fadiga, melhorar o desempenho, inspiração, criatividade e satisfação.

Com o stress e a pressão sofrida no dia-a-dia, nomeadamente devido ao trabalho exercido, acabamos por consumir demasiada energia. A Natureza consegue ser uma forma de revitalizar e recuperar essa energia perdida.

Porém, este estudo debruça-se, não só nos benefícios que a Natureza proporciona, mas, sim, sobre o tempo necessário para que estes benefícios tenham impacto na nossa saúde e bem-estar.

A investigação foi realizada pela Escola Médica da Universidade de Exeter, sob a coordenação de Mathew White, junto de 20.000 pessoas em Inglaterra, onde lhes foram feitas questões sobre a sua atividade na semana anterior. Os resultados foram evidentes.

No grupo de indivíduos que passou pouco ou nenhum tempo em contacto com a Natureza, 40% reclamaram de problemas de saúde e, quase metade dos entrevistados, disseram que não se encontravam satisfeitos com a sua vida pessoal e/ou profissional.

No lado oposto da mesa, estavam as pessoas que tinham estado em contacto com a Natureza, por um período mínimo de duas horas. Apenas um sétimo dos entrevistados queixou-se de problemas de saúde e um terço não estavam satisfeitos com a sua vida.

Os resultados demonstraram que os benefícios de passar duas horas por semana, no mínimo, na Natureza são benéficos tanto para as crianças como para os adultos ou idosos. Mathew White afirmou, numa entrevista, que estes benefícios são importantes para todos e que não é necessário praticar desporto, basta ficar sentado num banco.

As duas horas podem ser feitas de uma vez ou de forma intercalada, num parque ou na praia, os impactos positivos são igualmente notórios.

Se tem um parque, um jardim ou uma praia perto de si, comece a passear por lá, pelo menos, duas horas por semana. Se conseguir, à medida que este hábito se torna mais consistente, aumente o número de tempo em contacto com a Natureza. As vantagens estão à vista.

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