Meio Ambiente

Cidades Mais Seguras Para Viver em Portugal

De norte a sul, descubra as cidades mais seguras para viver no nosso país.quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Por National Geographic
Rio Tejo, Parque Natural do Tejo Internacional.
Rio Tejo, Parque Natural do Tejo Internacional.

De acordo com o Global Peace Index de 2019, Portugal está entre os países mais seguros do mundo. Numa lista composta por 163 países, Portugal ocupa a quarta posição, ficando atrás da Islândia, Nova Zelândia e Áustria.

Mas são as cidades portuguesas mais seguras para viver?
 

5 cidades mais seguras de Portugal
Segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística – que fornece dados estatísticos de Portugal e da Europa, foi possível identificar as cidades com menores índices de violência no país, ou seja, que são consideradas as cidades mais seguras para viver.

Destacamos 5 locais que fazem parte desta lista:

Barrancos
Barrancos é uma pequena vila portuguesa do distrito de Beja. Possui cerca de 1.800 habitantes e é sede do município com menor população do Continente e o terceiro menos povoado de Portugal.
Possui apenas 168,42 km2 de área, mas mesmo assim não deixa qualquer visitante indiferente. As suas casas brancas e amarelas e a tranquilidade são alguns dos elementos que tornam esta vila tão especial.

Alter do Chão
Pertencente ao Distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, Alter do Chão é considerada uma das cidades mais seguras do país.
A população ronda os 3.500 habitantes, possui uma área geográfica de 362,07 km2 e encontra-se dividido em 4 freguesias. Para além da segurança, esta vila portuguesa destaca-se pelas suas paisagens naturais, pelo património histórico e cultural e pelas praias, autênticos paraísos recatados do mundo. Um local ideal para viver!

Alvito
Apesar de ser uma pequena vila portuguesa do Distrito de Beja, região do Alentejo, Alvito está na lista das cidades mais seguras para viver em Portugal.
O município de Alvito possui cerca de 265km2 de área geográfica, subdividido por 2 freguesias apenas, e a sua população ronda os 2.500 habitantes. Se procura um local mais tranquilo para viver, Alvito pode ser a oportunidade que procura!

Góis
Góis é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Coimbra, na província histórica da Beira Litoral, região Centro, e é banhada pelo rio Ceira. Tem menos de 2.000 habitantes e é sede de um município com 263,30 km2 de área geográfica, subdividido em 4 freguesias.
Se procura um novo local para viver em Portugal, Góis também está incluído na lista das cidades mais seguras do país. Deixe-se encantar pela natureza rural de Góis, pelas paisagens deslumbrantes e pelas praias fluviais.

Manteigas
Em último lugar no nosso top 5 de cidades mais seguras para viver em Portugal, encontra-se Manteigas.
Manteigas é outra vila portuguesa, localizada no distrito da Guarda, no Parque Natural da Serra da Estrela. Tem apenas 122 km² de área, dividida por duas freguesias e é o local perfeito para quem procura um local mais afastado do ritmo frenético das grandes cidades. Para além da segurança, Manteigas tem para oferecer ar puro, águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego.

Segundo os dados da Pordata e do INE, Albufeira, Lisboa e Porto constam nos primeiros lugares da lista das cidades com índice de criminalidade mais elevado em Portugal.

No caso de Albufeira, tal como acontece com cidades turísticas, a época de férias é o principal motivo pela qual a cidade se encontra no ranking das cidades menos seguras do país. Com a enchente de turistas, crimes como furtos de carteiras e malas aumentam. O mesmo acontece com Lisboa e Porto, cidades com uma grande densidade populacional e turismo todo o ano.

 

Artigo atualizado a 29 de outubro de 2019, por motivos editoriais.

Continuar a Ler