12 Resoluções Para Um 2020 Mais Ecológico

O ano novo está quase a chegar e nada melhor do que aproveitar os últimos dias para pensar nas resoluções para tornar 2020 um ano mais ecológico.quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Por National Geographic

Estamos na reta final para terminarmos mais um ano e entrarmos numa nova década. Quão sustentável foi o seu ano de 2019? Em contagem decrescente para 2020, aproveite os últimos momentos para definir as suas resoluções para tornar o novo ano mais ecológico.

365 Novas oportunidades para fazer a diferença
Há quem afirme que a nova década será decisiva para o Planeta. Segundo o Relatório da Agência Europeia do Ambiente – SOER2020 - sobre “Estado e as perspetivas do Ambiente” na EU, são necessárias ações urgentes para proteger a natureza e preservar a biodiversidade, assegurando um futuro sustentável.
Esta avaliação exaustiva indica que a Europa fracassou nas metas definidas para 2020 e a probabilidade de o mesmo acontecer em 2030 e 2050 é muito elevada. Os países europeus não estão a fazer face ao ritmo alarmante da perda de biodiversidade, aos impactos das alterações climáticas e à exploração excessiva de recursos naturais. Mas cabe a cada cidadão lutar para reverter estas tendências. Afinal, a mudança começa em cada um de nós. Abrace o desafio e mude alguns dos seus hábitos, tornando 2020 um ano mais sustentável.

12 resoluções ecológicas

1# Zero desperdício na cozinha
O desperdício alimentar é um dos maiores problemas que o mundo enfrenta atualmente. Para contrariar esta situação alarmante, aponte esta resolução para o ano novo que se avizinha.
Planeie as suas refeições e cozinhe com mais consciência. Em 2020 reutilize as sobras para fazer novos pratos e use os excessos que não podem ser aproveitados para fazer compostagem. Depois, pode utilizar esta matéria no seu jardim ou horta.

2# Faça você mesmo
Neste ano novo, esta sugestão tem mesmo de fazer parte da sua lista de resoluções ecológicas. O 'Do It Yourself', ou em português 'faça você mesmo', é uma tendência que tem vindo a crescer de dia para dia e que deve manter em 2020.
Dê asas à sua criatividade e transforme aquilo que é supostamente inútil para produzir peças únicas de decoração, de roupa ou para brincar.

3# Prefira Cruelty Free
Da roupa aos produtos de beleza, prefira produtos cruelty free, ou seja, que não sejam testados em animais e que não representem qualquer tipo de crueldade para os mesmos.
Pode ainda definir, por exemplo, um dia por semana como sendo o dia vegetariano. Assim, pelo menos um dia por semana, garante que tem uma alimentação mais saudável e ecológica.

4# Abrace a sua horta
Neste ano novo, transforme-se num pequeno agricultor. Se não tem uma horta, aproveite um espacinho da sua varanda, do terraço ou da sua horta vertical. Plante alguns legumes e ervas aromáticas. Esta é uma solução simples e desafiante, mas que traz muitas vantagens para si e para o Planeta.

5# Partilhe mais
Seja roupa que já não serve, livros que já leu ou material escolar que o seu filho já não necessita, ofereça a quem mais precisa. Neste ano novo, um dos objetivos deverá ser diminuir o consumismo inconsciente e exagerado, que tem vindo a causar danos irreparáveis no mundo. Para isso, pode simplesmente partilhar aquilo que já não usa ou que já não quer para evitar que a outra parte tenha de comprar. Uma ótima opção é, ainda, comprar em segunda mão.

6# Opte por turismo responsável
Optar por turismo sustentável, que está cada vez mais acessível, quando comparado com há alguns anos. Dentro do turismo responsável, pode escolher ecoturismo e turismo de natureza, dentro ou fora das cidades.
Para um ano novo mais sustentável, nas suas férias, escolha transportes mais amigos do ambiente, opte por estadias com preocupações e programas ecológicos e escolha atividades que apoiem a economia local.

7# Diga não ao plástico
Esta problemática tem vindo a ser muito trabalhada nos últimos anos, mas deve continuar a fazer parte dos objetivos do novo ano. É urgente reduzir a utilização do plástico e para isso, basta substituir estes produtos por alternativas mais ecológicas.
Em vez de garrafas de água PET, opte por garrafas de vidro reutilizáveis. Substitua os sacos de plástico por sacos de pano. Estas pequenas mudanças no nosso quotidiano representam grandes mudanças para o Mundo.

8# 100% natural é a opção
Para além de proteger a Terra, está também a proteger a sua saúde. Os alimentos 100% naturais conferem numerosos benefícios para o seu bem-estar físico e mental. Opte por alimentos biológicos, cosméticos naturais e produtos sem adições químicas.

9# Renda-se à mobilidade sustentável
20% da pegada ecológica de Portugal diz respeito à mobilidade. Deixe o carro em casa e viaje em transportes públicos e partilhados, de bicicleta ou ande a pé. Pode ainda trocar o carro que tem na garagem por um automóvel elétrico.

10# Compre localmente
Uma resolução possível para o ano novo é dar preferência a produtos locais e nacionais. Portugal é conhecido pela qualidade e design dos seus sapatos, pelos seus alimentos deliciosos como os legumes e frutas, o vinho e o azeite.
Para além de opções com mais qualidade, está a contribuir para o desenvolvimento da economia local, ajudando produtores e organizações portuguesas a crescerem.

11# Seja mais altruísta
Sabia que mais de 4,2 biliões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a saneamento? Este tipo de casos acaba por causar danos irreparáveis na vida e saúde destas pessoas, mas também no mundo em geral. A propagação de doenças e contaminação de solos e águas, são exemplos disto. Porque não apoiar organizações que têm vindo a lutar para melhorar as condições de vida destas pessoas, que têm vindo a lutar por diminuir a propagação de doenças e contaminações? Em 2020 inscreva-se em programas de voluntariado. Ajudar a reflorestar zonas devastadas pelos incêndios é outra opção.

12# Adote a política dos 5 R’s
Conhecida como Economia Circular, a política dos 5 R’s contribui significativamente para o bem-estar ambiental. Os 5 R’s dizem respeito a: Recusar – o que é necessário; Reduzir – quanto possível; Recuperar – o que conseguir; Reutilizar – o que supostamente é inútil; e Reciclar – o que não conseguir aplicar a nenhum dos R’s anteriores.

Convidamo-lo ainda a assumir o nosso compromisso para um Planeta mais sustentável.

Continuar a Ler