Hábitos para reduzir o consumo de água em casa

O consumo de água em Portugal continua a aumentar. Ao alterarmos os nossos comportamentos, reduzindo o consumo de água, podemos contribuir para uma realidade mais sustentável.
Publicado 13/09/2021, 09:41

Portugal tem cada vez menos água disponível. Com os verões cada vez mais longos, a redução da precipitação no inverno e o aumento global da temperatura, o país tem atravessado períodos de seca, cada vez mais frequentes e severos. Desde 1980, já por nove vezes houve mais de 10% do território português em situação de seca extrema, e por quatro vezes mais de 75% esteve em seca moderada ou severa.

Ainda assim, Portugal utiliza mais de 40% da água que tem disponível – um valor superior àquele que está estabelecido como margem de segurança para gerir variáveis como secas e aumento da procura. Este cenário coloca o país num risco elevado de severa escassez de água.

O Relatório do Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas de 2021 volta a evidenciar a necessidade de uma melhor gestão hídrica. Estima-se que, em 2050, 5.7 mil milhões de pessoas viverão em áreas com escassez de água pelo menos um mês por ano. Isto deve-se a fatores como o aumento da população, o crescente consumo de água, e o aumento dos efeitos das alterações climáticas.

Segundo o mesmo relatório, a incapacidade de reconhecer o valor da água é a principal causa do seu desperdício e uso indevido. Ainda que seja difícil atribuir um valor objetivo a um recurso fundamental à vida, as Nações Unidas apontam que é necessário reconhecer, mensurar e expressar o valor da água, incorporando-o na tomada de decisões.

Em Portugal são utilizados diariamente cerca de 187 litros de água por pessoa. Embora o setor agrícola represente cerca de 80% da pegada hídrica portuguesa, todos podemos contribuir para a redução do desperdício de água através de um consumo doméstico mais consciente.  

Se cada pessoa repensar os seus comportamentos, juntos podemos fazer a diferença. Eis 10 sugestões para alterar alguns hábitos e reduzir o consumo de água em casa.

1. Reutilize a água fria do banho

Enquanto a água aquece para o banho, pode utilizar um alguidar ou uma caixa para recolher a água fria e reutilizá-la para cozinhar, fazer limpezas ou regar plantas.

2. Reduza a água das descargas do autoclismo

Encha garrafas de água com areia, pequenos seixos ou até água, e coloque-as dentro do tanque de água para diminuir o volume de cada descarga. Se colocar quatro garrafas de 0,50 litros, conseguirá poupar dois litros por cada descarga.

3. Utilize a máquina da loiça

A maioria das máquinas de lavar loiça gasta 10 a 20 litros de água por ciclo. Para gastarmos o equivalente lavando à mão, teríamos que lavar a mesma loiça em apenas um ou dois minutos. Ao dar preferência à máquina da loiça já está a poupar!

4. Monitorize os seus consumos

Pode monitorizar a utilização de água através de um serviço da EPAL designado WaterBeep, que permite acompanhar a evolução dos seus consumos.

5. Dê um novo uso à água “suja”

A água do banho ou de lavar as mãos pode estar suja para outras finalidades, mas se for recolhida num recipiente, pode ser utilizada como descarga do autoclismo.

6. Utilize um temporizador para o duche

Ao utilizar um temporizador para o duche pode conseguir ter uma melhor noção do tempo que dedica a esta tarefa e desafiar-se a reduzir o seu tempo no banho.

7. Poupe água a cozinhar

Com a água da cozedura de legumes pode fazer sopa ou caldos para outros pratos.

8. Opte por torneiras com redutor de caudal

Os redutores de pressão ou caudal são peças que existem em certas torneiras e chuveiros, ou se instalam posteriormente, e permitem reduzir significativamente o fluxo de água.

9. Evite usar panelas demasiado grandes

Quando não cozinhar em grande quantidade, evite utilizar panelas demasiado grandes. Isso pode fazer com que gaste mais água desnecessariamente.

10. Aproveite a água da chuva

Se tem um espaço exterior, pode utilizar um alguidar para recolher água da chuva e posteriormente utilizá-la para outros fins, como lavar o chão ou o carro.
 

Práticas diárias de poupança de água como estas podem contribuir para a melhoria do panorama global. Ao adotar comportamentos mais sustentáveis em sua casa pode ajudar a conservar alguns dos recursos mais importantes do planeta.

EXPLORAR MAIS DICAS
Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados