Como poupar energia em casa de forma eficaz

Existem vários gastos que pode evitar em sua casa. Ao poupá-los, reduz as suas faturas de eletricidade, bem como o impacto no ambiente.
Publicado 11/10/2021, 10:08

O setor energético é um pilar fundamental da economia portuguesa, mas também o principal responsável pelas emissões de gases com efeito de estufa. Se todos fizermos ajustes nos nossos comportamentos, juntos vamos contribuir para um planeta mais saudável.

Para poupar energia em casa, comece por prestar atenção ao seu comportamento com os equipamentos e eletrodomésticos. Tente recordar-se se alguma vez deixou o frigorífico aberto para arrumar as compras de supermercado de seguida. Dê uma volta pela casa e verifique quantos equipamentos estão ligados em modo standby (quando o aparelho consome energia sem estar a desempenhar uma função ativa) ou off-mode (quando o aparelho está desligado, mas ligado a uma tomada). Lembre-se que ao fim de um ano alguns comportamentos pouco sustentáveis podem ter um enorme impacto nos seus gastos.

Quer seja motivado pelo impacto ambiental ou pelo fator económico, saiba como e onde pode poupar energia em casa com estes 20 conselhos.

1. Ligue os equipamentos que costuma ter ligados a uma tomada com interruptor e desligue-a ao final do dia.

2. Opte por lâmpadas LED, que têm uma vida útil cerca de 10 vezes superior e consomem um décimo da energia.

3. Evite abrir a porta do frigorífico para reduzir as oscilações de temperatura (e as compensações associadas).

4. As placas de indução são a opção mais eficiente quando comparadas a um fogão a gás, uma vez que aquecem rapidamente e consomem menos.

5. Adeque a temperatura do frigorífico à época do ano. Isto permitirá consumir menos energia para refrigerar o eletrodoméstico durante o inverno.

6. Instale um sistema de medição inteligente para monitorizar as várias fontes dos consumos energéticos e ter uma melhor perceção dos seus gastos.

7. Para poupar energia nas lavagens, selecione uma temperatura mais baixa no ciclo da máquina da loiça e da roupa.

8. Se possível, opte por um frigorífico eficiente, pois este é um dos eletrodomésticos que consome mais energia.

9. Evite deixar aparelhos de multimédia como consolas, a box da televisão ou o portátil em modo standby ou off-mode, para livrar-se desses consumos “silenciosos”.

10. Para reduzir o tempo de cozedura do forno, opte por recipientes em cerâmica ou vidro, que aquecem mais rapidamente.

11. Limpe frequentemente os filtros das suas máquinas de lavar loiça e roupa para promover a eficiência e preservação.

12. Quando for passar um fim de semana fora ou de férias, desligue a caldeira e outros equipamentos que não sejam necessários durante a sua ausência.

13. Para evitar consumo excessivo de energia associado à placa de indução, utilize panelas e frigideiras com um diâmetro correspondente ao da área de cozedura.

14. Compare os preços das ofertas comerciais de eletricidade através do simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e procure o melhor tarifário.

15. Coloque o frigorífico afastado de fontes de calor, como o fogão e o forno, para reduzir o esforço de refrigeração e consumo de energia.

16. Retire os carregadores que não está a utilizar das tomadas, quer seja o do telemóvel ou o da escova de dentes elétrica. Todos os carregadores consomem energia quando estão ligados a uma tomada.

17. Quando a camada de gelo do seu congelador ou arca atingir os 3 milímetros deve descongelar o aparelho, pois o gelo cria um isolamento que irá aumentar substancialmente o consumo do eletrodoméstico.

18. Faça uma limpeza frequente ao saco e filtro do aspirador para evitar obstruções, que podem causar um maior consumo energético.

19. Reduza a temperatura da caldeira para evitar aquecer demasiado a água e ter um gasto superior ao que necessita.

20. Para reduzir significativamente o tempo de secagem da máquina de secar, coloque um pano ou uma toalha seca juntamente com a roupa húmida.
 

Quando aplicar algumas destas dicas, esteja atento ao comportamento dos mais novos - é fundamental que lhes ensine como devem proceder após utilizar os aparelhos de multimédia e outros equipamentos.

Ao adotar hábitos simples como estes pode ajudar a conservar alguns dos recursos mais importantes do planeta. O seu contributo começa em casa.

EXPLORAR MAIS DICAS
Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados