Como reduzir os consumos de arrefecimento e aquecimento em casa

Descubra como pode diminuir o consumo de energia para arrefecer e aquecer a casa através de algumas dicas.
Publicado 18/10/2021, 08:37

Enquanto o planeta continua a gritar por auxílio, todos podem contribuir.

Quanto mais hábitos sustentáveis integrar na sua rotina, menor será o seu impacto ambiental e o volume de despesas associadas ao seu estilo de vida. Desde evitar o desperdício alimentar à redução da pegada hídrica, há muito por onde melhorar. Isto parece óbvio… o que pode não ser tão evidente são as medidas que pode implementar para reduzir os consumos de energia associados ao arrefecimento e aquecimento da sua casa.

Para poupar energia na regulação da temperatura de sua casa, comece por prestar atenção aos seus hábitos e avaliar aquilo que pode melhorar num primeiro plano. Alguns ajustes implicam um investimento económico, mas poderão fazer a diferença no consumo anual de energia para arrefecer e aquecer a casa. Descubra como pode começar já a implementar soluções mais sustentáveis com as dicas que compilámos.

Para combater o calor

- Evite ligar ventoinhas ou o ar condicionado, abrindo janelas em sítios opostos da casa promovendo uma corrente de ar e arrefecendo a casa de forma natural.

- As cortinas blackout são uma ótima solução para bloquear a entrada de calor.

- Coloque um recipiente com cubos de gelo (se possível feitos com água reaproveitada de outras utilizações) em frente a uma janela aberta. Isto irá permitir que o ar em circulação utilize a água para criar humidade.

- Considere instalar películas refletoras nas janelas que têm demasiada exposição solar.

- Se tiver um jardim, pode plantar uma árvore de forma a fazer sombra em parte da sua casa, à medida que o sol vai passando.

- Desligue os equipamentos eletrónicos que não estão em uso da tomada. Isto irá reduzir o calor originado por aparelhos como televisões e portáteis.

- Escolha lençóis e fronhas adequados a esta estação, com um tecido mais leve e fresco.

Para enfrentar o frio

- Se puder optar por uma opção mais eficaz, as janelas com caixilharia em PVC ou alumínio, vidro duplo e caixa de ar são as mais eficientes. Se tiver janelas antigas, deve garantir que estão bem calafetadas para não entrar frio.

- Durante o dia, mantenha as cortinas abertas de forma a que a luz entre e, de noite, feche as cortinas de forma a evitar que a casa arrefeça.

- Recorra a mantas e tapetes para combater o frio. Os sacos de água quente e as almofadas com caroços de cereja (ou outros frutos), que se aquecem no micro-ondas, também são uma boa companhia nos dias mais frios.

- Aplique películas isoladoras nas suas janelas, que lhe permitirão controlar a dispersão do calor através do aumento da absorção solar através do vidro.

- Nas divisões mais frias, considere colocar cortinados com um forro isolante térmico.

- Outra das opções para evitar que entre frio, será aplicar tiras isoladoras nos encaixes das janelas.

- Se não for possível optar por uma opção mais sustentável, na escolha do equipamento de aquecimento, dê preferência a um com melhor eficiência energética.

- Uma opção tradicional será utilizar um rolo de pano, vulgarmente conhecido por “chouriço”, para tapar as portas.
 

Mesmo que implemente apenas algumas destas dicas, ao reduzir o consumo energético, já estará a fazer a diferença por um planeta mais saudável. O seu contributo começa em casa.

EXPLORAR MAIS DICAS
Continuar a Ler

Também lhe poderá interessar

Meio Ambiente
Começa em Casa: Reduzir o consumo de energia
Meio Ambiente
Como poupar energia em casa de forma eficaz
Meio Ambiente
Começa em Casa: Poupança de energia
Meio Ambiente
Uma visão para o planeta: 15 ideias disputam o prémio ambiental mais prestigiado da história
Meio Ambiente
26 Agentes de mudança que lutam pelo planeta

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio Ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem e aventuras
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeos

Sobre nós

Inscrição

  • Revista
  • Registrar
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados