A Paixão Mundial Pelo Futebol em Fotografias Vintage

Conheça as gentes do mundo que vibram com este desporto, através de imagens intemporais, que integram os nossos arquivos.terça-feira, 26 de junho de 2018

Por Lauren O'Brien
ver galeria

Um campo de futebol pode ter muitas formas, desde os becos até às praias, ou os campos verdes, que confinam com zonas portuárias, até aos estádios de mil milhões de euros. Independentemente do cenário, as regras do jogo são sempre as mesmas: encontre uma bola ou algo esférico, divida um grupo em equipas, chute em direção à baliza ou marque um golo e celebre.

O futebol é o desporto mais popular do mundo, unindo jogadores novatos, atletas profissionais e super adeptos. Embora os adeptos sigam as suas equipas durante todo o ano, a cada quatro anos o mundo une-se durante um mês para assistir a uma competição internacional deste desporto, venerado mundialmente.

O Campeonato do Mundo da FIFA estreou-se no Uruguai em 1930, com 13 equipas em competição, para disputar o título de campeão. A competição internacional ganhou uma nova dimensão, e atualmente 32 países jogam para determinar qual a seleção que ascenderá ao pódio. Apesar do turbilhão político fora de campo, o Campeonato do Mundo continua a ser adorado por muitos. De facto, mais de 3 mil milhões de pessoas assistiram à competição de 2014, demonstrando a razão pela qual este desporto é, frequentemente, conhecido pelo desporto rei.

Para além do seu impacto desportivo, a influência do futebol é sentida muito além das quatro linhas. O futebol é usado como um instrumento para o desenvolvimento económico, igualdade de género e educação para a saúde, traduzindo a alegria do jogo num catalisador para a mudança social e o desenvolvimento comunitário.

Para celebrar este desporto, acarinhado mundialmente, procurámos nos arquivos da National Geographic e encontrámos fotografias intemporais de pessoas dispersas pelo mundo, que desfrutam de um bom jogo de futebol.

Continuar a Ler