National Geographic Summit 2018

Adjany Costa: Os Desafios de Um dos Projetos de Conservação Mais Importantes do Planeta

O National Geographic Summit 2018 vai ter mais uma oradora, a exploradora e conservacionista Adjany Costa. Sexta-feira, 16 Março

Por National Geographic

É com muito gosto que anunciamos que no dia 11 de abril de 2018, para além dos cinco os oradores de renome internacional do National Geographic Summit 2018 já confirmados, teremos igualmente em palco a exploradora da National Geographic e conservacionista angolana Adjany Costa, que irá falar sobre o tema The Thrills And Torments of Wildlife Scientific Expeditions.

Adjany tem um mestrado em biologia marinha e está a realizar um doutoramento dedicado à proteção da biodiversidade marinha angolana.

Atualmente, integra a lista de 14 exploradores emergentes da National Geographic Society. Este grupo de exploradores tem sido reconhecido pela forma como os seus membros exploram novas fronteiras e encontram formas inovadoras de solucionar alguns dos principais desafios do nosso planeta.

Adjany é uma apaixonada pela natureza desde criança. ‘Quando era pequena, já gostava de assistir a documentários sobre animais e a vida na natureza, coisas que não eram normais para uma menina da minha idade’ lembrou numa entrevista com ao jornal angolano Mercado.

Atualmente, Adjany trabalha como diretora assistente do Okavango Wilderness Project, uma iniciativa da Fundação Wild Bird financiada e promovida pela National Geographic Society. Juntos, investigadores angolanos e internacionais, em colaboração com cineastas, fotógrafos e escritores da National Geographic, estão a estudar a área, de modo a documentar a sua extraordinária biodiversidade e reunir informações acerca da saúde das suas águas.

O projeto é uma verdadeira aventura, repleta de oportunidades, mas também de desafios. Quando aceitou fazer parte desta iniciativa, Adjany foi, durante quatro meses, a única mulher num projeto liderado por 25 homens. ‘Fui atacada quatro vezes por hipopótamos e duas vezes por elefantes, mas sobrevivi a todos’, contou, entre risos, ao jornal Mercado.

Além de estudar peixes de água doce nas bacias dos rios Okavango e Cuando, Adjany espera criar uma área marinha protegida ao longo da costa sudoeste de Angola, adjacente à Costa do Esqueleto na Namíbia.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui: