National Geographic Summit

A Aventura Pela Amazónia Do Multi-premiado Fotojornalista Charlie Hamilton James

Como o sonho de proteger a Amazónia se transformou num dos maiores desafios e aventuras da sua vida. Sexta-feira, 23 Março

Por National Geographic

Há alguns anos atrás, com o objetivo de proteger o habitat da floresta tropical do Parque Nacional Manú, no Peru, Charlie Hamilton James comprou um terreno de 100 hectares, descobrindo mais tarde que neste terreno se encontrava uma plantação ilegal de cocaína.

As suas aventuras foram descritas na edição de junho de 2016 da National Geographic e retratadas numa série de três partes da BBC intitulada I Bought a Rainforest, e ainda no site de Charlie http://charliehamiltonjames.com/i-bought-a-rainforest/.

A série de TV produzida por Keo Films retratou de forma poderosa e honesta as complexidades e a interligação da conservação e da pobreza. Foi transmitida na BBC 2 no Reino Unido e noutros canais por todo o mundo.

I Bought a Rainforest retrata as minhas desventuras depois que eu ter comprado, por telefone, a partir do Reino Unido, uma parte de uma floresta no Peru. A minha ideia era proteger o terreno e o Parque Nacional Manu dos madeireiros clandestinos. O que aconteceu foi muito diferente – aquilo que eu realmente comprei foi uma plantação ilegal de cocaína.

A série acompanhou as minhas esperanças, sonhos e fracassos enquanto tentava, em primeiro lugar, perceber o que tinha feito, e depois, perceber a situação desastrosa em que eu e a Amazónia nos encontrávamos.

A chave para toda esta situação foi Elias, um madeireiro clandestino que vivia no terreno e que era pai de uma filha com deficiência chamada Heydi. Não podia simplesmente expulsar Elias do terreno; então, o que poderia eu fazer?

De modo a encontrar a resposta a esta pergunta, fiz uma viagem de descoberta pela Amazónia. Neste caminho, trabalhei em minas de ouro, convivi com madeireiros clandestinos, provei substâncias com propriedades alucinogénicas e vivi com a tribo Machiguenga.’

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui:

Continuar a Ler