Hyeonseo Lee: Relatos da Coreia do Norte Pela Voz de Uma Fugitiva

Com o tema ‘Human Challenges of Our Time – a True Story in the first person’, Hyeonseo Lee, refugiada da Coreia do Norte, vai estar em palco no National Geographic Summit 2018.

Tuesday, March 6, 2018,
Por National Geographic
Hyeonseo Lee National Geographic Summit Lisboa

Sendo um dos aspetos centrais que tornam o nosso planeta tão especial, o National Geographic Summit 2018 quer levá-lo a explorar de forma mais profunda o tópico da HUMANIDADE. No dia 11 de abril, no Coliseu dos Recreios, com o tema Human Challenges of Our Time – a True Story in the first person’, vai estar em palco Hyeonseo Lee, refugiada da Coreia do Norte.

Em criança, Hyeonseo Lee sempre pensou que a Coreia do Norte, o seu país, era o "melhor do planeta". Após a fome dos anos 90, Hyeonseo começou a questionar-se acerca da veracidade de tal afirmação, acabando por escapar para a China aos 17 anos, onde começou uma vida escondida como refugiada.

 A sua história é conto arrepiador de sobrevivência e esperança vivido na primeira pessoa - e uma poderosa lembrança daqueles que enfrentam um perigo constante.

Em 2008, quando tinha 28 anos, chegou a Seul, Coreia do Sul, onde lutou para se adaptar à vida movimentada na cidade. Os desertores da Coreia do Norte passam, muitas vezes, dificuldades na Coreia do Sul, afirmou Lee numa entrevista para o Wall Street Journal: "Nós, os desertores, temos que começar do zero. Os preconceitos contra os norte-coreanos e os olhares gélidos que nos eram lançados eram obstáculos com os quais era difícil lidar".

Enquanto estudante da Universidade de Estudos Estrangeiros de Hankuk, tornou-se uma defensora dos direitos dos seus companheiros refugiados, ajudando ainda parentes próximos a deixar a Coreia do Norte após se terem tornado alvo do regime. O sonho dela? De acordo com o Korea Times, Hyeonseo gostaria de trabalhar na ONU ou numa ONG que defenda os direitos humanos dos norte-coreanos, incluindo o direito a serem tratados como refugiados políticos. Lee é autora do internacionalmente aclamado livro intitulado 'The Girl with Seven Names'.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui:

Continuar a Ler