National Geographic Summit 2018

Mariana Van Zeller: Jornalismo em Zonas de Conflito

No dia 11 de abril de 2018, para nos falar acerca do tema: The Joys and Perils of Revealing Meaningful Stories, o National Geographic Summit 2018 conta com a presença de Mariana Van Zeller. Terça-feira, 6 Março

Por National Geographic

No dia 11 de Abril de 2018, para nos falar acerca do tema ‘The Joys and Perils of Revealing Meaningful Stories’, o National Geographic Summit 2018 conta ainda com a presença de Mariana Van Zeller, jornalista premiada e correspondente da série Explorer da National Geographic's.

Mariana teve uma carreira jornalistíca em Portugal, seu país natal, onde foi produtora e correspondente da SIC Televisão, o maior canal de notícias privado do país.

Em 2001, mudou-se para Nova Iorque para frequentar a Columbia University’s Graduate School of Jornalism. Apenas um mês após o início das aulas, já se encontrava a reportar em direto para a Europa os eventos do 11 de setembro.

Em 2003, trabalhou como infiltrada para relatar a travessia mujahideen da Síria para o Iraque para lutar contra a invasão dos EUA. A história capturou os primeiros sinais do que seria uma crescente insurgência. Foi também a sua primeira colaboração com seu parceiro produtor e agora marido Darren Foster.

Uma autêntica aventureira, já acampou na selva amazónica para cobrir a disputa entre índios e mineiros pela maior mina de diamantes da América do Sul; viajou no Death Train para relatar os riscos que correm migrantes desesperados da América Central para alcançar os Estados Unidos e entrou nos pântanos da Nigéria para se encontrar com militantes que lutavam pelo controlo da riqueza petrolífera do país. 

Em 2011, a jornalista portuguesa recebeu o prestigiado Livingston Award para Jovens Jornalistas pelo seu relatório “Rape on the Reservation", que expôs o aumento da incidência de violações e violência sexual em reservas indígenas- americanas. Em 2009, o seu documentário sobre o abuso de drogas com prescrição e o tráfico de comprimidos, "The OxyContin Express", foi homenageado com um Prémio Peabody, uma honra da Academia de Televisão e uma nomeação para um Emmy. O filme foi a primeira investigação secreta dos "pill mills" da Flórida e muitos dos mencionados na peça tornaram-se mais tarde alvo de uma investigação federal que levou à acusação de dezenas de médicos e proprietários, bem como ao encerramento de mais de 400 clínicas na Flórida.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui: