National Geographic Summit

Mariana Van Zeller, A Repórter Que Percorreu O Mundo Para Revelar Histórias Impactantes

Descobrir e revelar histórias que impressionam: o documentário sobre drogas com prescrição, The OxyContin Express. Sexta-feira, 23 Março

Por National Geographic

Mariana van Zeller é adepta de reportagens, documentários e peças jornalísticas sobre os temas dos dias de hoje particularmente perigosos e secretos.

Projetos deste tipo já lhe valeram um Livingston Award, pela sua reportagem Rape on the Reservation sobre a violência sexual nas reservas de índios na América; um Peabody Award, um Television Academy Honor e uma nomeação para um Emmy pelo seu documentário The OxyContin Express’, que relata a prescrição, tráfico e abuso de medicamentos considerados uma verdadeira ‘droga com prescrição’, consistindo na primeira investigação privada na Florida.

Neste último documentário, Mariana van Zeller viaja para o sul da Flórida – apelidado de ‘Colômbia dos medicamentos com prescrição’ - para expor um esquema de compra e venda ilegal de comprimidos. A Flórida tornou-se um paraíso para os toxicodependentes porque a falta de leis e de supervisão levaram à existência de um número crescente de clínicas que distribuem narcóticos ‘com prescrição’.

O The OxyContin Express apresenta diferentes perspetivas acerca desta autêntica epidemia nacional, através de conversas com toxicodependentes, prisioneiros e agentes da autoridade.  

O documentário foi a primeira investigação secreta dos "pill mills" da Flórida e muitos dos mencionados na peça tornaram-se mais tarde alvo de uma investigação federal que levou à acusação de dezenas de médicos e proprietários e ao encerramento de mais de 400 clínicas na Flórida.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui:

Continuar a Ler