A Paixão Pela Vida Selvagem Da Jovem Investigadora Angolana Adjany Costa

A grande aventura da expedição no Okavango.Friday, March 23, 2018

Por National Geographic

Atualmente, Adjany Costa trabalha como diretora assistente do Okavango Wilderness Project, uma iniciativa da Fundação Wild Bird financiada e promovida pela National Geographic Society. Juntos, investigadores angolanos e internacionais, em colaboração com cineastas, fotógrafos e escritores da National Geographic, estão a estudar a área de modo a documentar a sua extraordinária biodiversidade e reunir informações acerca da saúde das suas águas.  

Créditos imagem: David Doubillet

A maior bacia do rio Okavango é a maior área húmida de água doce do sul do continente africano e a principal fonte de água para um milhão de pessoas. O seu delta, localizado no norte do Botswana, é um dos lugares mais ricos em termos de biodiversidade e é o habitat da maior população de elefantes do mundo, além de leões, leopardos, cães selvagens e centenas de espécies de aves. No entanto o futuro do delta é incerto. A sua saúde está ligada à dos rios que nascem em Angola e que depois convergem e fluem através da Namíbia para o Botswana. Esses rios são vitais para o futuro da região, mas atualmente não estão protegidos fora do Botswana.

A partir de 2015, o Dr. Steve Boyes, National Geographic Explorer, e uma equipa interdisciplinar, da qual Adjany faz parte, iniciaram o seu trabalho de exploração e proteção dos rios em Angola. Através de uma série de expedições únicas pelas partes menos conhecidas e inacessíveis da bacia hidrográfica no sudeste do país, exploram as fontes dos sistemas fluviais e reunem dados essenciais para delinear estratégias para melhor os proteger.

Créditos imagem: blog.nationalgeographic.org

Atualmente esta equipa procura estabelecer laços entre governos, organizações não governamentais e comunidades locais para ajudar a planear uma gestão sustentável dos rios da bacia hidrográfica do Okavango.

Para mais informações sobre este projeto, pode consultar a página https://www.nationalgeographic.org/projects/okavango/.

Saiba mais sobre o National Geographic Summit e compre já o seu Bilhete Early Bird com 25% de desconto até dia 08 de Abril, aqui:

Continuar a Ler