Cláudia Semedo Apresenta National Geographic Summit Junior 2019

A edição deste ano do National Geographic Summit Junior é apresentada pela jornalista e atriz Cláudia Semedo.Wednesday, April 10, 2019

Por National Geographic
Cláudia Semedo apresenta a edição deste ano do National Geographic Summit Junior

Cláudia Semedo irá apresentar o National Geographic Summit Junior 2019, onde estarão em palco três grandes vozes da conservação marinha e ambiental: o fotógrafo subaquático Brian Skerry, a bióloga marinha Raquel Gaspar e a fundadora do grupo ‘Lixo Zero Portugal’ Ana Milhazes.

Cláudia Semedo faz teatro, cinema, rádio e televisão e está atualmente em cena com o espetáculo ‘O Convidador de Pirilampos’ no Teatro São Luiz. Além disso, preside a Companhia de Atores e é diretora artística do Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, e foi embaixadora do Ano Internacional para a Juventude em 2010/2011 e do Ano Europeu para o Desenvolvimento em 2015.

Leia a opinião da jornalista acerca do papel das crianças no esforço por um futuro mais sustentável, as medidas que se podem tomar nas escolas e o caminho para inspirar as gerações mais novas.
 

Qual é na sua opinião o papel das crianças no esforço por um futuro com menos plástico descartável?
À semelhança do que aconteceu com a reciclagem, as crianças são o veículo mais veloz para a mudança de hábitos. Existe nelas uma predisposição natural para cuidar do planeta. A felicidade com que vivem as experiências de contacto com a natureza e os seus elementos faz com que percebam a necessidade de preservação dos mesmos e assimilem novos comportamentos de boas práticas. Elas são o elo de ligação entre a mensagem e os pais e avós.  

Que escolhas se podem fazer para escolas com menor pegada ecológica?
A política dos múltiplos R's é sempre bem-recebida nas escolas e, felizmente, muitas já a põem em prática. A reciclagem, a redução, a reutilização e a reeducação têm um papel fundamental nas escolas. A recolha de óleo alimentar, a redução do consumo de água, através do uso de redutores de caudal e de torneiras inteligentes, a confeção local das refeições, evitando o uso das cuvetes de plástico do catering a quente, são pequenas alterações que fazem uma diferença gigante. 

Como se inspiram os mais novos a terem atitudes mais conscientes e informadas?
Contando muitas estórias sobre o estado do nosso planeta e envolvendo-os na resolução do problema. Desafiando-os a terem ideias para inverter esta tendência que dita o fim da sustentabilidade do único planeta que herdaram. 

 

CONTACTOS:
Para qualquer dúvida ou informação, por favor contacte-nos através de:
Email: ngsummit@winworld.pt
Telefone: (+351) 91 3839 945

 

Continuar a Ler