One Strange Rock por Bordalo II

One Strange Rock por Bordalo II

A National Geographic tem duas rochas estranhas: uma para nos lembrar o quão belo e frágil é o planeta Terra, e outra para nos lembrar que temos de o preservar. Quinta-feira, 29 Março

Por National Geographic

O artista plástico Bordalo II, a convite da National Geographic, inaugura amanhã, dia 29 de Março, mais uma das suas esculturas na praia de Carcavelos a propósito da estreia da série de Darren Aronofski “One Strange Rock”.

O artista que tem o hábito de nos presentear com o nosso próprio lixo sob a forma de belíssimas instalações, voltou a fazê-lo e, desta vez, usou o lixo que encontrou em praias e em espaços abandonados na cidade “que muitas vezes acabaria no oceano”, para criar uma obra original com o mesmo nome.

A rocha estranha de Bordalo II é, nas palavras do autor, “tão estranha que parece não fazer parte da rocha onde vivemos”; estava a mais no oceano e, por isso, a Natureza “cuspiu-a” para a areia. E apesar de parecer não ser deste mundo, esta rocha foi criada por nós – pelos nossos desperdícios –, e representa aquilo que se tornará o futuro do planeta Terra, se não o cuidarmos.

Quando questionado sobre o porquê desta parceria, Bordalo II diz-nos que para ele “nem chega a ser um trabalho comercial”, já que é “fã desde que (se) lembra de existir” e que a National Geographic tem “provavelmente alguma responsabilidade” no seu interesse “pela natureza, bicharada, e por aí fora”.

Diz ainda que a série One Strange Rock é uma “dedicatória” a um “espaço fantástico, a Terra”, que está a ser “afetado por todos nós – habitantes, espectadores… humanos” e que espera com esta instalação conseguir despertar “consciências, acima de tudo”, já que pretende reforçar que “temos de tomar conta de todas estas maravilhas únicas”. Acrescenta que o planeta não tem estado “em boas mãos” e parte de nós mudar isso, “para que um dia não tenhamos que ver One Strange Rock para relembrar tudo aquilo que já destruímos”.

A National Geographic e Bordalo II convidam-no a visitar a instalação do artista na praia de Carcavelos, de 29 de Março a 2 de Abril e a ver a série One Strange Rock no National Geographic Channel, todos os domingos às 22h30.