One Strange Rock por Bordalo II

One Strange Rock: Uma Viagem Incrível Pelo Nosso Planeta

Pelas mãos de Darren Aronofski chega-nos ao canal National Geographic uma nova mini série documental em que a história fantástica história da Terra é contada com a ajuda da perspetiva única de uma elite de astronautas.Thursday, March 29

Por National Geographic

One Strange Rock” que estreou no passado domingo 25 no canal NatGeo/Fox HD é uma série de Darren Aronofski com assinatura National Geographic. O conceituado autor de Requiem For a Dream, Cisne Negro e Mãe!, traz-nos a incrível história do nosso planeta numa série documental de dez episódios, desde os primórdios da formação terrestre até às questões da atualidade.

A mini série tem como anfitrião o ator nomeado pela academia Will Smith (‘Em Busca da Felicidade’, ‘Ali’, ‘Eu Sou Lenda’, ‘Homens de Negro’), que nos vai mostrar uma nova perspetiva sobre o planeta azul e os maravilhosos seres que nele habitam.

Will Smith

Conta ainda com a participação de oito astronautas da Estação Espacial Internacional, que nos convidam a conhecer a nossa “rocha estranha” e infinitamente bela numa emocionante jornada pelos processos cósmicos que permitiram que a vida surgisse, sobrevivesse e prosperasse neste pequeno e vulnerável pedaço de universo ao qual chamamos casa.

Visualmente deslumbrante, a série documental mostra uma nova perspetiva sobre o planeta azul e os maravilhosos seres que nele habitam, e confronta-nos com as forças incontroláveis que se entrelaçam à nossa volta, ou com a responsabilidade que todos possuímos de entender o quão irrevogavelmente interligados estamos.

Ao longo dos 47 minutos de “Lufada”, o primeiro episódio de “One Strange Rock”, ouvimos sobre a vez em que o astronauta canadiano Chris Hadfield ficou cego durante um passeio espacial, e somos levados logo de seguida para as deslumbrantes paisagens da Etiópia, Peru e do Ártico, passando por uma cerimónia na Tailândia e subindo ao topo do Observatório da Amazónia.

A história de como a Terra cria e regula a sua atmosfera rica em oxigénio é incrível: um rio voador, uma tempestade de pó global, um glaciar a colapsar e a criatura mais importante que nunca ouviu falar. Tudo ligado para permitir que a vida e o planeta respirem.

 Astronautas:

Chris Hadfield

Primeiro astronauta canadiano a liderar a Estação Espacial Internacional e único canadiano a bordo da Estação Espacial Russa Mir. Hadfield “abandonou” a Terra três vezes e esteve um total de 166 dias no espaço.

Jeff Hoffman

Explorador de mais de 20 milhões de milhas no espaço, o astrónomo e astronauta Jeff Hoffman esteve na primeira missão a alcançar o Telescópio Espacial Hubble e esteve no espaço cinco vezes no total.

Mae Jemison

A ex-astronauta Mae Jemison celebra 25 anos desde a sua missão ao espaço a bordo do Endeavour, fazendo história ao tornar-se a primeira mulher afro-americana a ir ao espaço.

Jerry Linenger

O ex-astronauta Jerry Linenger, que sobreviveu ao pior incêndio a bordo de uma nave espacial, passou aproximadamente cinco meses na Estação Espacial Russa Mir e explorou 50 milhões de milhas sozinho nessa missão.

Mike Massimino

Mike Massimino foi o primeiro astronauta a fazer um tweet do espaço e participou em duas missões num vaivém espacial para reparar o Telescópio Espacial Hubble.

Leland Melvin

Leland Melvin, o único jogador de futebol americano da NFL a estar fora da Terra, esteve no espaço mais de 565 horas em duas missões.

Nicole Stott

Conhecida por “Astronauta Artista”, a ex-astronauta e aquanauta Nicole Stott, foi a primeira astronauta a pintar no espaço, esteve 104 dias no espaço e cerca de três semanas num habitat submarino.

Peggy Whitson

A astronauta Peggy Whitson completou a sua terceira viagem ao espaço com um novo recorde da NASA de maior número de dias no espaço – 665. É também a astronauta que mais tempo consecutivo esteve no espaço, 289 dias, e a mulher mais experiente no espaço, celebrando os seus 57 anos longe da Terra.

“One Strange Rock” promete emocionar, dar a conhecer o planeta que habitamos de uma forma descomplicada, mas imensamente empolgante.

Veja o trailer em português aqui.

Se perdeu o primeiro episódio, pode vê-lo no canal National Geographic, quarta-feira, 4 de Abril, pelas 21h25.

Os próximos episódios de “One Strange Rock” serão emitidos no canal National Geographic todos os domingos, às 22h30.