O impacto cultural da qualidade do café

Rena Effendi reflete sobre as suas viagens com a Nespresso na descoberta da paixão, da herança e da arte do café de excelência e das histórias das pessoas que lhe dão vida.

quinta-feira, 7 de maio de 2020,
Por Rena Effendi
O impacto cultural da qualidade do café
O impacto cultural da qualidade do café

Nascida e criada em Baku, no Azerbaijão, Rena Effendi é uma fotógrafa premiada da National Geographic. O seu trabalho anterior centrou-se no efeito que a indústria petrolífera tem nas vidas das pessoas; atravessando o Azerbaijão, Geórgia e Turquia, ela seguiu um oleoduto com 1700 km, recolhendo inúmeras histórias ao longo do caminho. Este trabalho foi publicado em 2009 no seu primeiro livro: Pipe Dreams: A Chronicle of Lives Along the Pipeline.

No seu segundo livro, Liquid Land, publicado em 2013, as imagens de Rena são colocadas lado a lado com fotografias de borboletas capturadas pelo pai, um entomologista soviético que reuniu mais de 30.000 borboletas durante o tempo da União Soviética. Liquid Land realça o tema da fragilidade e do declínio ambiental em Baku. 
 

Nascida ecriada em Baku, no Azerbaijão, Rena Effendi é uma fotógrafa premiada da National Geographic.

Fotografia de Rena Effendi

Rena Effendi conquistou diversos prémios internacionais, entre eles o Alexia 2018 Professional Grant, Prince Claus Fund Award for Culture and Development, World Press Photo (na categoria de retrato em 2014), SONY World Photography Award (categoria de belas artes), Getty Images Editorial Grant, tendo ainda chegado aos nomeados finais do Prix Pictet Award in Photography and Sustainability. 

Rena é representada pela agência National Geographic Creative e pela ILEX Gallery. O seu trabalho tem sido exibido em museus e galerias de todo o mundo, incluindo na Saatchi Gallery, Miami Art Basel, Istanbul Modern e na 52.ª Bienal de Veneza. Tem trabalhado em projetos editoriais para a National Geographic, The New Yorker, Newsweek, TIME, a revista The New York Times, Vogue, Marie Claire, The Sunday Times, GEO, entre outras.

SAIBA MAIS

Continuar a Ler