Introdução à Criação de Espécies em Cativeiro (Materiais Educativos)

O que é um programa de criação em cativeiro?Tuesday, May 28

Por National Geographic
Flamingo-americano, Phoenicopterus ruber, Jardim Zoológico para Crianças, Nebraska

Síntese da Atividade

Os alunos discutem a questão das espécies ameaçadas e aprendem mais a respeito da criação de espécies em cativeiro.

Duração: 30 minutos
Escolaridade: Ano escolar 9.º - 12.º
Idades: 14-18

Instruções

1. Peça aos alunos para expressarem as suas opiniões a respeito dos jardins zoológicos.
Pergunte: acham que os jardins zoológicos têm uma função importante? São a favor ou contra a existência de jardins zoológicos? Certifique-se de que os alunos fundamentam devidamente as suas respostas. As opiniões dos alunos poderão divergir consideravelmente. O debate deverá ser de curta duração. Informe os alunos de que este assunto será abordado novamente no final da atividade.

2. Procure indagar o quão familiarizados estão os alunos com a questão da extinção das espécies.
Pergunte aos alunos: quais são as espécies ameaçadas que conhecem? Porque estão essas espécies ameaçadas? O que podemos fazer quanto a isso? Peça aos alunos para pesquisarem a respeito dos tigres, dos pandas e de hominídeos, como os gorilas e os chimpanzés, no sítio da World Wildlife na internet e para tentarem descobrir os fatores relacionados com a atividade humana que potenciam a extinção destes animais. Deverão encontrar as informações de seguida listadas.

     - Tigres: envenenamento, armadilhas, abatidos a tiro e capturados por humanos.
     - Pandas: perda de habitat devido ao desenvolvimento urbano.
     - Hominídeos: perda de habitat devido ao desenvolvimento insustentável da agricultura, minério, exploração madeireira; caça furtiva para fins alimentares e  comerciais.

Alerte os alunos para o facto de em certas espécies, como o tigre-da-Sibéria, existirem mais exemplares a viverem em cativeiro do que na natureza – maioritariamente em jardins zoológicos. Sublinhe o facto de os mamíferos não serem a única classe de animais que está em perigo de extinção. Se ainda houver tempo, incentive uma atividade no sentido de os alunos encontrarem espécies de aves, como a ararinha-azul, ou de répteis e anfíbios que também estão ameaçadas.

3. Introduza o tópico da criação de espécies em cativeiro. 
Clarifique a importância de entidades como os jardins zoológicos, os aquários e outras instituições envolvidas em programas de criação de espécies em cativeiro, destacando os seguintes pontos:

     - a criação de populações de dimensões consideráveis, estáveis e saudáveis, de forma a combater a extinção;
     - a reintrodução da espécie no seu habitat natural, assim que existirem condições para isso.

Convide os alunos a partilharem o que sabem a respeito deste tipo de programas. Diga-lhes que os programas de criação em cativeiro já salvaram várias espécies da extinção, incluindo a doninha-de-patas-pretas e o condor-da-Califórnia.

4. Reintroduza o tema abordado no primeiro ponto.

Revisite o primeiro ponto desta atividade. Peça aos alunos para expressarem, novamente, a sua opinião a respeito do papel dos jardins zoológicos. Pergunte: a vossa opinião a respeito dos jardins zoológicos mudou? De que forma?

Aprofundar Conhecimentos

Dividindo a turma em grupos, peça aos alunos para procurarem mais espécies ameaçadas no site da World Wildlife, relacionando o perigo de extinção com a atividade humana. Os resultados deverão ser apresentados ao resto da turma.

OBJETIVOS

1. Disciplinas e áreas de estudo:

     - Geografia
         - Geografia Humana
         - Geografia Física

     - Religião
       
- Ciências Biológicas e da Vida

2. Objetivos de Aprendizagem

Os alunos deverão:

     - ser capazes de identificar causas, resultantes da atividade humana, que têm conduzido à extinção das espécies;
     - utilizar vocabulário adequado.

3. Abordagem didática

     Aprendizagem pela descoberta

4. Metodologia de ensino

     Debates

5. Síntese de competências

A presente atividade está orientada para as seguintes competências:

     - pensamento crítico
         
memória,

     - conhecimentos e competências geográficos,
         capacidade de colocar questões no âmbito da Geografia.

PREPARAÇÃO

1. Materiais entregues pelo professor

     - Papel
     - Lápis e canetas

2. Websites

     - World Wildlife Fund: Species—Protecting the Future of Nature

3. Recursos informáticos necessários

     - Acesso à Internet: necessário
     - Configurações técnicas: um computador por sala de aula e um projetor

5. Espaço físico

     - Sala de aula

6. Formação dos grupos

     - Instrução coletiva

CONHECIMENTOS PRÉVIOS E VOCABULÁRIO

1. Informação prévia

Os programas de criação de espécies em cativeiro presentes em jardins zoológicos e noutras instituições procuram desenvolver populações saudáveis de animais que estão em risco de extinção. Um indivíduo informado a respeito deste assunto poderá formar uma opinião e decidir se crê que o papel destas instituições é, ou não, crucial na preservação de espécies em vias de extinção.

2. Vocabulário

- Criação em cativeiro - reprodução de espécies raras, ou ameaçadas, em cativeiro supervisionada por humanos em ambientes isolados, como um jardim zoológico.

- Espécie em vias de extinção - organismo que está em risco de extinção

- Espécie extinta - organismo que já não existe em determinado ecossistema

- Diversidade genética - diversidade de unidades de variação hereditária (genes) entre os indivíduos de uma espécie

- Perda de habitat - destruição, total ou parcial, de um ecossistema, dificultando a sobrevivência de espécies autóctones

- Espécie ameaçada - organismo com forte probabilidade de vir a ficar em vias de extinção
 

Websites
Como Salvar Animais Através da Fotografia - Palestra de Joel Sartore no NG Live
Quer Ajudar a Salvar Espécies? Veja os 16 Conselhos de Joel Sartore
Sobre a Exposição do Photo Ark em Portugal
Instagram: Joel Sartore – Photo Ark

 

Ficha Técnica
A ficha técnica dos registos áudio, das ilustrações, das fotografias e dos vídeos encontra-se no recurso em causa, à exceção das imagens promocionais, que, em geral, contêm uma ligação para outra página com a ficha técnica do recurso. O titular dos direitos dos recursos é a pessoa ou o grupo indicado na ficha técnica.

Autora
Rhonda Lucas Donald 

Editora
Christina Riska Simmons 

Revisor especialista
Mark Riegner, Professor Doutor de Estudos Ambientais, Prescott College 

Fontes
Adaptado de National Geographic Xpeditions lesson “Can Captive Breeding Save Species?


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Curioso para conhecer esta exposição? O Photo Ark está na Marina de Vilamoura até 30 de setembro de 2019. É uma atividade para toda a família.

 

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