Joel Sartore: Construindo o Photo Ark (Materiais Educativos)

Alunos do 3.º ao 5.º ano participam numa aventura de aprendizagem! segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Por National Geographic
Como Salvar Animais Através da Fotografia
Como Salvar Animais Através da Fotografia

Síntese da Atividade
Mais conhecido pelas suas fotografias à vida selvagem, sobretudo a espécies em vias de extinção, Joel Sartore usa a sua máquina fotográfica influenciando a luta para preservar os espaços naturais e os habitats que incluem. Dos seus mais de 30 artigos para a revista National Geographic, muitos deixaram uma marca nos locais e animais relatados por Sartore. Sendo um favorito entre os apresentadores da National Geographic, as apresentações divertidas de Sartore misturam o humor com fortes mensagens de conservação e fotografias premiadas de vida selvagem e os locais onde a mesma vive.

Utilize os recursos desta atividade para preparar a sessão com os seus alunos à volta da palestra de Joel Sartore "Como Salvar os Animais Através da Fotografia" (link para a apresentação de Joel Sartore no NG Live). Utilize as ideias antes da apresentação para apresentar Joel Sartore aos alunos e os tópicos que o fotógrafo irá debater durante a apresentação (conservação, animais, habitats). Utilize as ideias após a apresentação para prolongar a aprendizagem.

Antes da Apresentação
- Pedir aos alunos que revejam a biografia de Joel Sartore utilizando as hiperligações no separador "Explorar mais" na sua página. 

- Pedir aos aulos que leiam a entrada enciclopédica "conservação". Liderar um debate de turma sobre recursos de conservação. Após a leitura, perguntar: com que recursos interagem nas vossas vidas quotidianas? O que fazem para preservá-los? Convidar os alunos a criar uma lista de verificação de conservação na sala de aula com coisas fáceis que podem fazer todos os dias em casa ou na sala de aula.    

- Familiarizar os alunos com aquilo que qualifica uma espécie como estando em vias de extinção utilizando o gráfico "Categorias e critérios de Espécies em Vias de Extinção" ou a entrada de enciclopédia "espécie em vias de extinção".

- Atribuir um gráfico KWL a cada aluno. Apresentar o programa ao qual irão assistir, apresentar o orador e fazer uma breve descrição daquilo que serão o(s) tema(s) a abordar pelo orador. Pedir aos alunos que preencham as colunas "O que sei" e "O que quero saber" do gráfico KWL. Pedir aos alunos que preencham a coluna "O que aprendi" após a apresentação.

- Utilizar a coleção de organizadores gráficos para escolher um organizador gráfico para ajudar os seus alunos a organizarem as suas perguntas e novos conhecimentos antes, durante e após o programa. Por exemplo

- Fazer o download e imprimir o gráfico em T. Pedir aos alunos que identifiquem a coluna da esquerda com "Dúvidas que tenho" e a coluna da direita com "Respostas" e, em seguida, efetuem pesquisa sobre o orador e respetivo tópico antes do programa. Pedir aos alunos que registem as respostas às suas perguntas durante ou após o programa. Pedir aos alunos que efetuem a pesquisa para concluírem quaisquer perguntas por responder como trabalho de casa. 

- Fazer o download e imprimir o gráfico de Cinco Perguntas fornecido. Pedir a cada aluno que traga o seu exemplar do programa do evento e que tire notas.

Após a Apresentação
- Fazer o download e imprimir o "World Physical MapMaker Kit" (kit de criação de mapas mundiais físicos) ou utilizar o MapMaker Interativo para explorar as áreas onde Joel Sartore trabalha. 

- Utilizar a ficha de trabalho "Comparações do Explorador" e pedir à turma que faça um debate para ajudar os alunos a criarem ligações entre si e Joel Sartore. Distribuir a ficha de trabalho aos alunos antes da apresentação e rever as instruções com os mesmos. Rever quaisquer termos que os alunos possam desconhecer. Após a apresentação, pedir aos alunos que partilhem as notas que tiraram durante a mesma. Organizar um debate de turma sobre atitudes e competências e como as mesmas são demonstradas pelos alunos na sua vida quotidiana. Pedir aos alunos que registem os seus exemplos pessoais na ficha de trabalho. 

- Rever os continentes, países ou áreas que o orador apresentou. Perguntar: sobre que continentes, países ou áreas trabalha o orador? Peça aos alunos mais novos que imaginem que esses locais eram personagens nas histórias que Joel Sartore partilhou. Perguntar: que papel é que esses locais desempenharam na história de Joel Sartore? Porque é que a localização é importante na história? Como é que as características do local influenciam a história?

- Debater e definir qualquer terminologia desconhecida que o orador tenha utilizado. Perguntar: que vocabulário utilizado por Joel Sartore não conhecem? Convidar voluntários a escreverem as palavras no quadro e pedir à turma para fornecer a respetiva definição, em grupo, utilizando informação que aprenderam com o orador ou através de pesquisa. Caso pretenda, peça aos alunos que gravem terminologia desconhecida durante a apresentação numa metade de um gráfico em T. Em seguida, peça aos alunos que escrevam as definições no outro lado após este debate de turma. 

- Organizar um debate de turma sobre as atitudes que os exploradores da National Geographic apresentam. Perguntar: sobre que atitudes falou hoje Joel Sartore? De que formas Joel Sartore demonstra curiosidade, responsabilidade, capacitação e persistência no seu trabalho? Porque é que pensam que estas atitudes são importantes para os exploradores? Os alunos podem utilizar o seu gráfico de Cinco Perguntas para consulta e um organizador gráfico para organizar as suas ideias.

- Pedir uma reunião de ideias à turma sobre como os alunos podem fazer alterações ou apoiar o trabalho do orador. Perguntar: que, se algum, pedido de intervenção foi mencionado pelo orador para vocês realizarem? Como podem implementar quaisquer mudanças na vossa vida quotidiana? No que é que podemos trabalhar juntos, como grupo? Se os alunos escolherem preservar um animal, realizar a atividade "Animais em vias de extinção das Américas" para ajudá-los a elaborar os seus argumentos para explicar porque é que o animal que escolheram é uma espécie importante que deve ser protegida. Modificar a atividade utilizando um MapMaker Kit de uma área diferente, se os animais escolhidos pelos alunos não viverem nas Américas.

EXPLORAR MAIS

Websites
Como Salvar Animais Através da Fotografia - Palestra de Joel Sartore no NG Live
Quer Ajudar a Salvar Espécies? Veja os 16 Conselhos de Joel Sartore
Sobre a Exposição do Photo Ark em Lisboa
Instagram: Joel Sartore – Photo Ark

 

Vocabulário
Biodiversidade
- todos os diferentes tipos de organismos vivos numa determinada área
Conservação - gestão de um recurso natural para prevenir a exploração, destruição ou negligência
Espécie em vias de extinção - organismo ameaçado com a extinção
Habitat - ambiente no qual vive um organismo durante o ano ou durante períodos de tempo mais reduzidos
Intocado - puro ou imaculado
Espécie ameaçada - organismo que poderá em breve ficar em risco de extinção


Ficha Técnica
A ficha técnica dos registos áudio, das ilustrações, das fotografias e dos vídeos encontra-se no recurso em causa, à exceção das imagens promocionais, que, em geral, contêm uma ligação para outra página com a ficha técnica do recurso. O titular dos direitos dos recursos é a pessoa ou o grupo indicado na ficha técnica.

Autora
Lindsay Anderson, National Geographic Society 

Editores
Elaine Larson, National Geographic Society 
Christina Riska Simmons 
Samantha Zuhlke, National Geographic Society 

Última Atualização
21 de agosto de 2015

Autorizações do utilizador
Para consultar a informação disponível relativamente às autorizações do utilizador, leia os Termos e as Condições do Serviço. Caso tenha alguma dúvida relacionada com o licenciamento de conteúdos disponibilizado na nossa página ou pretenda mais informações, contacte-nos através do endereço de e-mail  natgeocreative@natgeo.com. Para questões relacionadas com a forma adequada de citar conteúdo de terceiros, consulte, por favor, a nossa secção de perguntas frequentes (FAQ).

Conteúdos multimédia
Alguns conteúdos multimédia (vídeos, fotografias, gravações áudio e ficheiros PDF) podem ser descarregados e consultados fora do website da Nacional Geographic, de acordo com os Termos e as Condições do Serviço. Se um conteúdo multimédia for passível de ser descarregado, surgirá um botão no seu canto inferior direito.

Texto
O texto presente nesta página pode ser impresso e utilizado de acordo com os Termos e as Condições do Serviço.

Conteúdos interativos
Todos os conteúdos interativos disponibilizados só poderão ser visualizados na nossa página. Não é possível descarregar conteúdo interativo.
 

Consulte mais materiais educativos, aqui.

 

________________________________________________________

Curioso para conhecer esta exposição? O Photo Ark está na Marina de Vilamoura até 30 de setembro de 2019. É uma atividade para toda a família.

 

 

Joel Sartore: Construindo o Photo Ark (Materiais Educativos)
Continuar a Ler