Participe Nesta Palestra Sobre a Conservação de Espécies em Perigo

No dia mundial da vida selvagem, 3 de Março, junte-se a vários investigadores reconhecidos e ao Jardim Zoológico e saiba como podemos ajudar as espécies em perigo.

Published 28/02/2018, 20:48 WET, Updated 5/11/2020, 06:02 WET
Ciclo de Palestras Photo Ark
O Ciclo de Palestras Photo Ark decorre na Galeria da Biodiversidade Centro Ciência Viva, no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

PALESTRA: GRANDES DESAFIOS NA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES ANIMAIS EM PERIGO
3 de Março de 2018 | 18h00

A grande fauna tem sofrido um declínio dramático em resultado da exploração descontrolada dos recursos pelo Homem. Das florestas tropicais aos grandes desertos e montanhas, chegam constantemente notícias de novas crises na conservação de espécies tão carismáticas como os grandes primatas e carnívoros. Estas crises correspondem a enormes desafios de conservação e as respostas a estes desafios são raramente simples, envolvendo medidas de natureza muito diversa, incluindo educação, segurança, protecção de habitats e criação em cativeiro.

Esta sessão junta investigadores que associam ao seu fascínio pelo trabalho no terreno em regiões tropicais uma forte dedicação à conservação da biodiversidade, e o Jardim Zoológico, que ao longo dos anos tem contribuído para a conservação da megafauna através da conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção.

Nos Bastidores da Sessão Fotográfica de Joel Sartore no Jardim Zoológico de Lisboa

O Jardim Zoológico tem como missão desenvolver e promover um parque zoológico/botânico que se configura como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Neste importante espaço, a educação alia-se a uma forte componente de entretenimento.

No dia 18 de Outubro de 2017, o Jardim Zoológico recebeu a visita de Joel Sartore, que, no âmbito do Projecto Photo Ark da National Geographic, procedeu a uma sessão fotográfica de uma selecção de 11 animais de espécies diferentes, com diversos estatutos de conservação, cinco dos quais surgem agora representados na exposição patente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

Percorra a galeria e veja os animais fotografados por Joel Sartore no Jardim Zoológico, agora incluídos na Exposição Photo Ark, na Galeria da Biodiversidade Centro Ciência Viva, no Museu de História e da Ciência da Universidade do Porto.

ORADORES

Carlos Agrela Pinheiro, Membro do Conselho de Administração, Responsável pela área Zoológica do Jardim Zoológico

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa, tem vasta experiência na organização e gestão de serviços, designadamente em programas de erradicação, contingência, certificação, identificação e produção animal. Actualmente é Membro do Conselho de Administração do Jardim Zoológico e de Aclimação em Portugal. Em 2010 recebeu a medalha de mérito profissional atribuída pela Ordem dos Médicos Veterinários.

Joana Ferreira da Silva, Investigadora no CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto

Investigadora pós-doutorada financiada pela FCT e associada ao ICETA/InBio (Universidade do Porto) e à Universidade de Cardiff, Reino Unido, desde 2013. Nascida e criada em Vila Nova de Gaia, Portugal. Licenciou-se em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres na Universidade de Lisboa em 2005, é mestre em Biodiversidade e Recursos Genéticos pela Universidade do Porto desde 2009 e doutorada em Biociências desde 2012 pela Universidade de Cardiff. É membro do grupo de investigação em Biodiversidade de desertos e regiões áridas (BIODESERTS) no CIBIO/InBIO. É especialista em Primatologia Molecular. Usa técnicas moleculares não invasivas e análises espaciais para entender as consequências negativas das atividades humanas nas populações de primatas africanos, com o objetivo final e propor ações de conservação. A primeira viagem a África foi em 2004. Faz trabalho de campo na Guiné-Bissau, Serra Leoa e Moçambique.

José Carlos Brito, Investigador no CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto

Doutorado em Biologia pela Universidade de Lisboa, desenvolve investigação científica no CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) desde 2003, assumindo actualmente o cargo de Investigador Principal. Os actuais interesses de investigação centram-se na conservação da biodiversidade em desertos e zonas áridas, em particular no Saara-Sael.

José Dias Ferreira, Curador do Jardim Zoológico, Coordenador do Programa de Reprodução do leopardo da Pérsia-EEP

Nascido em Lisboa em 1974 onde vive e trabalha, tem formação em Engenharia da Produção Animal, pós-graduação em Comportamento Animal e diversas especializações em gestão de animais de Jardim Zoológico. Entre 1999 e 2000 trabalhou no Departamento de Colecções Animais do Jardim Zoológico. Entre 2000 e 2003 trabalhou como Curador Geral do Omega Parque, em Monchique. Em 2003 foi convidado a regressar ao Jardim Zoológico para ocupar a posição de Curador Zoológico, posição esta que ainda hoje ocupa. Em 2013 foi convidado pela EAZA (European Association of Zoos and Aquaria) para coordenar o programa de reprodução (EEP) do leopardo-da-Pérsia e é, desde 2014, um dos quatro membros do grupo de trabalho – CLRAG (Caucasian Leopard Reintroduction Advisory Group), que presta assistência e aconselhamento técnico ao Centro de Reprodução de Leopardos de Sochi, na Federação da Rússia.

MODERADOR

Jorge M. Palmeirim, Professor Associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Departamento de Biologia Animal

Biólogo, Professor Associado no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, onde coordena o grupo de Biodiversidade Tropical e Mediterrânica. Obteve a licenciatura nas Universidades de Luanda e Lisboa e o mestrado e doutoramento na Universidade do Kansas (EUA). A sua investigação foca principalmente temas de Ecologia da Conservação, trabalhando em Portugal e nas regiões tropicais de África e América do Sul. Foi presidente da Liga para a Protecção da Natureza, Membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Comissário de Portugal na Comissão Baleeira Internacional.

Não perca a oportunidade de participar e descubra também os temas a serem abordados nas próximas palestras:

O Programa das Palestras Photo Ark
Nos Bastidores da Sessão Fotográfica de Joel Sartore no Jardim Zoológico
Joel Sartore Apresenta o Photo Ark no Porto
Continuar a Ler