Toupeira-de-Água Encontrada no Douro é a Espécie 8000 do Photo Ark

Joel Sartore fotografou a toupeira-de-água no Douro. Esta é a 8000º espécie do Photo Ark. O objetivo? Fotografar as 12 000 espécies que se encontram em cativeiro e reservas naturais, em todo o mundo.Thursday, May 17, 2018

Por National Geographic
Fotografias Por JOEL SARTORE, NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK
Joel Sartore fotografou a toupeira-de-água no Douro. Esta é a 8000º espécie do Photo Ark.

As toupeiras de água são animais noturnos e insetívoros que passam a sua vida na água, em rios e riachos. Em Portugal, são encontradas no Norte e Centro do país.

Estes animais são classificados como vulneráveis pela UICN – estima-se que existam apenas 10.000 exemplares em Portugal. As suas maiores ameaças são a destruição do habitat, rios e margens, por construção de barragens, poluição da água e a sobre-exploração dos recursos hídricos.

UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL?

Quando em 2005 o fotógrafo da National Geographic Joel Sartore se auto propôs o repto de fotografar todas as 12.000 espécies em zoológicos e reservas naturais do Mundo, já sabia que não seria uma tarefa fácil. Apenas 13 anos depois, fotografou a espécie número 8000, em Portugal.

O Photo Ark é um projeto que tem como objetivo ser um catálogo fotográfico de todas as espécies em cativeiro, sendo que muitas estão ameaçadas ou quase extintas. Joel Sartore, o criador do projeto, fotografa as espécies com a intenção de alertar para a urgência da sua preservação.

TOUPEIRAS DE ÁGUA: A ESPÉCIE 8000

A toupeira-de-água é um pequeno mamífero aquático, nativo do norte e centro da Península Ibérica, e de França. Este curioso animal tem um focinho em forma de tromba, que lhe permite alimentar-se de insetos nos cursos de água límpidos da montanha.

Tem ainda os membros posteriores e a cauda compridos e achatados, e mede entre 10 a 15 cm. A destruição do seu habitat é a maior ameaça às pequenas e adoráveis toupeiras-de-água, por ação de construção de barragens, corte da vegetação ribeirinha e poluição.

Também existe a convicção errada de que esta toupeirinha representa uma ameaça às populações de truta, pelo que é perseguida por pescadores.

A toupeira-de-água não se adapta bem ao meio terrestre, pois não cava túneis e não consegue trepar obstáculos, sendo que os seus ninhos são nas margens dos rios. Não tem pavilhão auricular (parte exterior da orelha) e “fecha” as orelhas quando mergulha, com pelos espessos, bem como as narinas. Por ser um animal noturno e solitário, é muito difícil de observar.

Joel Sartore conseguiu fotografar este exemplar em Portugal, nas quintas da Symington Family Estates, onde o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto estudam este mamífero e o seu habitat. Este pequeno animal em particular vive num riacho na região do Douro.

ver galeria

VOLTA AO MUNDO EM 12.000 FOTOGRAFIAS

O Photo Ark documenta a biodiversidade e explora formas de proteger e conservar as espécies ameaçadas e os seus habitats. O fotógrafo Joel Sartore já visitou mais de 40 países na sua missão de fotografar todos os 12.000 animais em cativeiro em zoos, reservas naturais e áreas protegidas.

Com a Toupeira-de-água, chega ao marco 8.000. A Nova Arca de Noé está em Lisboa até 5 de maio de 2019.

A National Geographic convida-o a ir até à Cordoaria Nacional, conhecer o Photo Ark através das belíssimas fotografias de Joel Sartore, e descobrir como podemos #salvarjuntos.

 

 

A forma mais prática de chegar à Cordoaria Nacional é ir de comboio até à estação de Belém, na linha de Cascais e fazer o percurso pedonal de 8 minutos até à exposição.

 

Apresente o seu bilhete para o Photo Ark e usufrua dos seguintes descontos, nos serviços da CP:

   - Comboios Urbanos de Lisboa (Cascais, Sintra, Azambuja e Sado) - bilhete promocional de ida e volta, 2.00€ por pessoa, carregável no Viva Lisboa.

   - Regionais e Inter-Regionais - bilhete de ida e volta com desconto de 30%

   - Comboios Urbanos do Porto - bilhete promocional de ida e volta, 2.00€ por pessoa, como complemento aos serviços referidos

   - Alfa Pendular, Inter-Cidades, Regionais e Inter-Regionais, Urbanos de Lisboa e Porto - Viagens em grupo, Descontos  e Descontos Grupos Comboios Urbanos de Lisboa

   - Alfa Pendular, Inter-Cidades, Regionais e Inter-Regionais, Urbanos do Porto - viagens com a família e ou amigos - Desconto de 50% para Família e Amigos

 

Compre os bilhetes para a exposição aqui.

 

Continuar a Ler