Dia do Castor: a Missão de Joel Sartore Para Nos Ajudar a Recordar
O dia do castor assinala-se a 7 de abril. Uma das 9.000 espécies do Photo Ark.

Fez, em 2019, 10 anos que se dedica o dia 7 de abril ao Castor, conhecido por ser um dos animais que tem um papel mais ativo na restauração e limpeza dos ecossistemas locais.
O Dia Internacional do Castor foi criado em 2009, pela Beavers Wetlands & Wildlife com o objetivo de alertar a população para a importância do contributo deste animal para o bem-estar ambiental. Comemora-se a dia 7 de abril, data em que também se celebra o aniversário de Dorothy Richards, que dedicou 50 anos da sua vida ao estudo desta espécie.
Castor canadiano no centro de reabilitação de animais selvagens do Nebrasca.
CONHEÇA MELHOR ESTE ROEDOR
O Castor é um roedor semiaquático, oriundo da América do Norte e Europa, que contribui diariamente para a purificação das águas, para a restauração de zonas húmidas, para a construção de barragens e para a diminuição de inundações e secas extremas.
Pode viver até aos 24 anos e pesar cerca de 27 kg, tendo uma alimentação herbívora, à base de raízes de plantas, folhas e ramos de árvores.
Conhecidos como “engenheiros da natureza”, os castores aumentam o fluxo de água em épocas de seca, armazenando água da chuva, e conservam os solos, como aconteceu em Oregon, nos Estados Unidos, em 1930. Cerca de 600 castores conseguiram impedir a erosão do solo causada pelos riachos desta zona.
Vivem em grupo, em diques construídos por eles próprios com ramos e troncos. Estas “tocas”, para além de regularem o fluxo e pressão das correntes, servem para armazenar alimentos e para se protegerem de predadores.
Lamentavelmente, algumas espécies de castores foram-se extinguindo devido às alterações climáticas e à caça, uma vez que a sua pele é comercialmente valiosa.
Castor norte-americano no centro de reabilitação de animais selvagens do Nebrasca.
PHOTO ARK - ETERNIZAR ESPÉCIES
Para celebrar o Dia Internacional do Castor, convidamo-lo a conhecer melhor o projeto Photo Ark, uma exposição fotográfica com selo National Geographic, da autoria de Joel Sartore.
O fotógrafo desenvolveu este projeto para dar a conhecer as mais variadas espécies animais, enquanto ainda existem. O objetivo é alertar para a extinção animal extrema que se tem vindo a sentir nos últimos anos, e que poderá levar a um desaparecimento de cerca de metade das espécies do mundo, até ao final do século XXI.
Apesar das sessões do Photo Ark serem muito breves, Joel Sartore consegue captar as características e personalidade de milhares de animais.