As 20 melhores cidades no mundo para surfar
Publicado 8/03/2022, 12:54

O melhor para: Casais que querem apreciar a beleza natural inigualável mergulhada na cultura polinésia e a história colonial, desde Captain Cook até à anexação do Hawai aos EUA
Hanalei Town está na Costa Norte de Kauai, e é uma das ilhas Havaianas menos desenvolvidas e mais bonitas. Os Havaianos locais, também chamados de or “Ka poe Hawaii,” mantém um sentido de identidade forte e uma forte conexão aos seus antepassados Polinesianos, tornando-a no melhor local para apanhar ondas enquanto aprende sobre a longa e, às vezes, carregada, história do 50º Estado.
A cidade é cercada por diversos pontos onde poderá surfar, desde das ondas amigas dos iniciantes do cais Hanalei (assista aos saltos das crianças locais) aos recifes destinados aos profissionais onde a experiência e o respeito saudável pela hierarquia local, são pré-requisitos. "Há muitas ondas na ilha que não são adequadas para os visitantes", diz Evan Valiere, um dos muitos surfistas de classe mundial desta ilha (uma lista que também inclui Bruce e o já falecido Andy Irons). "Mas venha com uma boa vibe e atitude respeitosa, e será um lugar que nunca irá esquecer.”
Quando
De outubro a março
Aprender
No Rent-a-Local, no Kauai, os iniciados podem aprender a surfar e os surfistas avançados podem obter dicas sobre como apanhar as ondas pesadas, a partir de um grupo de locais do Kauai, incluindo Valiere, que ensina durante o período da manhã e se aventura pelos "tubos" de 12 pés ao longo do coral nítido na parte da tarde (+1 808 635 3826).
Comer
Segundo Valiere, se quiser “moer” (em EN “grind” (calão usado pelos locais para “comer,” especialmente quando está esfomeado), suba pela colina até à Hanalei Town e vá ao Kilauea Fish Market. “Se quiser ter uma verdadeira experiência local,” diz Valerie, “Vá até ao Hanalei Taro Company para um prato de “lau lau” de galinha o porco. Lau lau é uma carne cozinhada numa folha de taro
Diversão
Deixe a civilização para traz e suba pelos cinco vales do Napali Coast State Park.
Estadia
Hanalei tem imensos grandes resorts, mas porquê isolar-se? As residências de férias são muitas vezes um negócio melhor para o ajudar a conhecer a cidade.
Dica Local
Respeito é um termo importante no alinhamento do surf em todo o Hawai. Se tiver uma boa atitude e um sorriso, receberá o mesmo em troca. E se estiver na dúvida sobre onde surfar, pergunte aos nadadores salvadores. Eles são das pessoas mais amigáveis e mais experientes do mundo.
Fotografia por Ross Warner, Alamy
O melhor para: casais e viajantes do surf que querem trocar a vibração típica de um surfista por algo mais moderno e ao ar livre … e não se importam de usar um pouco de neoprene extra
California deverá ser um dos maiores centros espirituais do surf do mundo, mas uma das melhores cidades para surfar na Costa Oeste do Norte da América está bem longe do Norte. Tofino, na Colúmbia Britânica, é uma cidade é um antigo comércio de peles e cidade de desflorestação que se situa num dos pontos mais bonitos da Ilha de Vancouver. Clayoquot Sound, com cerca de 350.000 hectares de terra e oceano, é fixe, nebulosa, cheia de vida selvagem, e absolutamente espetacular. Embora os invernos possam ser duros, a primavera e verão trazem temperaturas mais quentes e mercados que quase nunca param, festivais e eventos culturais.
“Todas as nossas praias são amigas dos iniciantes, especialmente no Verão,” diz o profissional local Peter Devries, um homem que atualmente surfa num fato de neoprene dos pés à cabeça e fá-lo melhor do que qualquer pessoa no mundo. “As enormes marés achatam as praias e criam ondas iniciantes suaves. Há a exceção, onde as margens podem tornar-se agressivas e vazias, mas há sempre um lugar bom para iniciantes. A praia de Sul Chesterman e a de Long Beach são ótimos lugares para aprender ".
Quando
Março a setembro. O Inverno vê as maiores ondas, se não se importar com as temperaturas geladas e com as tempestades ferozes de surf. Os demais apreciarão o clima mais quente e a luz solar em troca de ondas mais pequenas.
Aprenda
A escola de surf de Tofino, do proprietário e operador Jeff Hasse é uma instituição local. Averigue também a Surf Shop Storm caso necessite de algumas coisas para surfar.
Estadia
Só porque está na borda de um monte de deserto não significa que tenha que se limitar a ele. Confira o esplendor do Wickaninnish Inn.
Comer
“Tofino tem muito boa comida para uma cidade tão pequena,” diz Devries. “O meu restaurante favorito chama-se SoBo— e tudo o que há no menu é absolutamente fantástico!”
Diversão
Começando em março, as baleias cinzentas migram para Baja para às suas terras de alimentação do verão no mar de Bering. Estima-se que cerca de 40 a 50 ficam em torno da costa da ilha de Vancouver até meados de junho. Entre num barco de observação de baleias e preste atenção a uma das grandes maiores migrações do mar.
Dica local
No Verão o sol nasce pelas 5 da manhã e não se põe antes das 21.30. Poderá ir surfar cedo, tomar o pequeno-almoço, fazer a sesta e ainda fazer uma caminhada antes de almoço.
Fotografia por Jeremy Koreski, Getty Images
O melhor para: Casais e sérios aventureiros de surf que queiram vaguear pelos corredores labirínticos de algumas das cidades mais antigas do mundo e também apanhar as melhores ondas das suas vidas.
Taghazout, em Marrocos, é um oásis do surf no meio de uma costa longa e rugosa que está inundada de ondas. Este acampamento antigo de Berber tornou-se num posto avançado para os aventureiros Europeus caminhando pelo Sul de Marrocos nos anos 60. E nesse mesmo período, os surfistas descobriram a região e abriram lojas em Taghazout. Atualmente, há muitos surfistas Franceses e Espanhóis entre os Marroquinos nativos e os Berbers naquela que ainda parece ser uma cidade fronteiriça plantada à borda do deserto. As ondas são quase sempre grandes períodos de ondulação— o que significa que têm formas espetaculares e muito poder – e o vento sopra constantemente pela costa.
Os iniciantes deverão começar em praias como Panoramas ou Crocodiles e trabalhar até ao ponto de equilíbrio, considerados dos melhores do mundo. Para desfrutar do verdadeiro espírito da zona vá surfar em Anchor Point ou Killer Point e aprenda porque é que os surfistas descrevem as ondas naquele local como "comboios de carga.
Quando
Todo o ano
Aprenda
O Surf Rider Camp é gerenciado por um dos melhores surfistas de Marrocos, Yassine Ramdani. Pessoas de todas as idades são bem vindas nas aulas de grupo ou nas aulas privadas (Telefone: +34 679 070 327).
Comer/Beber
“Não se vá embora sem experimentar o “tagine”, um guisado tradicional cozinhado num grande pote de barro,” diz Ramdani. “Poderá experimentar boa comida tradicional no Cafe Florida.”
Estadia
Localizada na borda da água, a Vila do Surf Marroquina de Taghazout é um clube de surf e o fornecedor para tudo o que possa querer fazer por Taghazout e pelos seus arredores.
Diversão
Vá até ao mercado central de Agadir, Souk El Had, para comprar garrafas de óleo de argano, uma panaceia cultivada localmente famosa por fazer bem a tudo, desde cozinhar até ao seu uso como amaciador para o cabelo. Ou vá tratar de si num banho turco, uma tradição local Turca de banhos a vapor.
Dica local
Se quiser explorar ondas, que aconselhamos vivamente, precisará de 4WD e muita água.
Fotografia por Lawrence, A-Frame
O melhor para: a família completa poder desfrutar da mistura de cultura de praia clássica com um toque mexicano refrescante, do Sul da Califórnia.
Nenhuma área nos Estados Unidos grita “surf” como o Sul da Califórnia; E nenhuma cidade é tão conhecida pelo surf como Encinitas. É uma mistura entre a contracultura da Costa Oeste - dos skaters e snowboarders aos surfistas - e aos espiritualistas da Nova Era. Além de ter algumas das lojas mais antigas e mais respeitadas de surf no país, é também a casa do La Paloma Theatre, que na sua história de 84 anos estreou inúmeros filmes de surf.
Para apanhar algumas ondas, desça à praia Moonlight, que suporta uma grande quantidade de surfistas, desde os iniciados, aos seus bares de areia central e aos surfistas profissionais nas suas terminações a norte e a sul. “E adoro a energia de Encinitas,” diz o surfista local e guru de body surfing Ed Lewis, que expandiu o mundo do body surfing a uma audiência alargada através de aviões feitos à mão “Há medida que conduz pela autoestrada, consegue sentir a sua energia,” diz ele. “Tem tudo o que poderia pedir: cultura, comida fantástica, espiritualidade, locais de bom surf, uma longa história de surf, surfistas e formatadores – e as pessoas são simpáticas e felizes.”
Quando
O Outono vê uma grande percentagem de norte e sul e de combinações de ondas norte/sul rolando com condições de vento favoráveis e temperaturas da água confortáveis.
Aprenda
Os tão conhecidos rapazes da praia (surfistas) são metade da razão pela qual a América se apaixonou pelo surf. Aprenda, fazendo uma aula com eles na Leucadia Surf School e perceberá porquê.
Comer/beber
Segundo Lewis, para uma festa pós-surf almoce nos cafés Mozy ou Swami. Um bom jantar será no Roxy onde o hambúrguer de falafel e o seu gelado à moda antiga fazem as tradições locais. Depois, veja um filme em La Paloma ou vá buscar uma bebida na instituição Encinitas, o Daley Double Saloon.
Estadia
“Se quiser tomar a melhor decisão, alugue uma das casas no blefe,” diz Lewis.
Diversão
Lewis recomenda uma viagem aos Jardins de Meditação, no Encinitas Self-Realization Fellowship. Não só encontrará a paz interior como poderá ver os mais famosos, os especialistas do único recife de ruptura do blufe, chamado Swami. Se o mundo exterior é mais importante para si do que o interior, faça um passeio de estúdio com o eco-artista local Rodney McCoubrey.
Pista local
Encinitas é um dos poucos lugares no mundo onde o tráfico irá parar voluntariamente para que o peão atravesse a estrada. Não faça perguntas, dê uma onda ao condutor e vá tratar da sua vida.
Fotografia por Billy Watts, A-Frame
O melhor para: o viajante surfista de água salgada que não se importa de surfar em água fria ou na chuva
Irlanda, conhecida entre os surfistas como “A Indonésia Europeia de água fria” deverá estar na lista de locais a visitar de todos os surfistas. E Bundoran deveria ser o ponto inicial de qualquer aventura de surf na Emerald Isle. Esta viagem de pesca com centenas de anos apanha qualquer ondulação esmagada através do Atlântico do Norte e apresenta uma série de praias e recifes que se adequam a diferentes níveis de surfistas.
A água pode ser fria, mas os bares e os locais são sempre quentes, servindo especialidades nacionais, como cerveja Guinness com ostras, ao som da música tradicional Irlandesa. “Bundoran é uma cidade com muitos lados e a verdadeira Bundoran só pode ser conhecida com a ajuda do pessoal que ali vive,” diz Pete Craig, surfista e dono da fornecedora Bundoran Surf Co. A maior praia do surf é Tullan Strand, mas se quiser aventurar-se, pergunte aos locais pelos recifes e praias nas redondezas, que trabalham uma grande variedade de ondas.
Quando
Vá de setembro a novembro, quando a água é mais quente e os turistas terão voltado para casa, e o Atlântico bombeia.
Comer/beber
“O Bridge Bar é um ritual obrigatório para os surfistas,” diz Craig. Situado em frente ao pico - mais famoso do recife da Irlanda - a ponte é uma mistura única da antiga Irlanda com a cultura do surf, sempre com uma receção calorosa e cerveja gelada. "É um ótimo lugar para encontrar os moradores, surfistas e músicos. Se ouvir uma banda ao vivo, o melhor é ir até ao Chasing Bull.
Estadia
Uma boa opção (e em conta) é arranjar um quarto no Bundoran Surf Co., onde pode conhecer outros surfistas e planear viagens para cima e para baixo da Costa. Para uma estadia superior, opte por um quarto com vista para o oceano no Hotel Fitzgerald.
Outras aventuras
Faça uma viagem de um dia a Slieve League, uma área de falésias que são das mais deslumbrante na Irlanda. Mais perto de Bundoran, Craig recomenda a Donegal Craft Village "para o povo artístico" ou mesmo apenas divagar através do Donegal County. "A simples condução em torno de Donegal, dar-lhe-ão uma ideia da velha Irlanda, que ainda não foi embalada para os turistas.”
Dica local
Se comprar uma rodada aos locais, coisa que deveria fazer, espere ficar a beber durante o resto da noite.
Fotografia por Niall Carson, Ap
O melhor para: Jovens que tentam apagar velas em ambas as extremidades
Com 4,655 milhas de costa e uma população de surfistas loucos em constante aumento, o Brasil está prestes a tornar-se no próximo grande epicentro da cultura do surf mundial. Em nenhum lugar isto será melhor exemplificado do que na capital da ilha do surf, Florianópolis, no Brasil ou Floripa, como os moradores preferem. Há 42 praias diferentes de surf, para todos os gostos, desde a relaxada e recente Barra Da Lagoa à mais carrancuda Joaquina Beach, onde, por vezes, realizam concursos de surf profissional. A única coisa mais consistente do que as ondas do hemisfério sul é a vida noturna. Espere navegar durante as tardes, porque festas vão até bem tarde.
Onde
Esta parte do Brasil recebe viagens durante todo o ano, mas a média é ligeiramente menor no Verão (de novembro a fevereiro).
Aprenda
Nexus Surf oferece equipamentos para aluguer e aulas com o intrutor líder Ernesto Hecker, um local com uma experiência internacional extensa em instrução de surf.
Comer/beber
“Simples mas, um dos favoritos dos surfistas, é Cirrus,” diz o diretor e gerente da Nexus Surf e o transplante de Floripa, Hans Keeling. “Serve um excelente buffer caseiro, fresco, com comida orgânica e paga-se por quilograma e ainda apresenta sumos naturais frescos – tudo a preços super acessíveis.” A multidão do surf que frequenta o restaurante completa a atmosfera, recontando as melhores do dia, enquanto vídeos de surf passam sem parar nas TVs de fundo.
Quando o sol desaparece, vão até ao Confraria Club, um local quente para DJs viajantes e atuações ao vivo. Depois de ganhar o seu sétimo título de ASP World em 2005, Kelly Slater apoderou-se do palco para tocar algumas músicas na sua guitarra. “Confraria não nos desaponta, apresentando-se pessoas bonitas, mas ainda procura manter uma cultura relaxada, e uma vibração relaxada consistente com a cultura do surf de Floripa e as suas raízes,” segundo Keeling.
Estadia
Alugue uma moradia ou casa na praia através da Floripa Vacation Homes.
Diversão
Se ficar cansado do calor litoral, suba até às montanhas de Santa Catarina no Parque Nacional de São Joaquim.
Dica Local
Os ventos variam bastante e pode ir de ondas aliciantes marítimas (soprando da terra) às ondas destruindo a terra (soprando do mar). A boa notícia é que a costa é muito escarpada, o que significa que há sempre uma praia posicionada para os ventos favoráveis, se souber para onde olhar.
Fotografia por Chris Schmid, Eyemage Media, Alamy
O melhor para: Famílias. Austrália é uma viagem única e Byron Bay e o resto do país encantarão as pessoas de várias idades.
Num continente cheio de cidades de surf, Byron Bay destaca-se pelas casas espirituais e históricas de surf, no que é talvez a maior nação de surf no mundo. Apesar da tendência em direção à sofisticação, Byron está no coração de uma cidade hippie que tem bandas ao vivo, cafés descontraídos e ingredientes locais, a abundância de tudo praticamente natural. Combine isso com a disposição naturalmente alegre de muitos australianos e não irá encontrar melhores ondas nem um ambiente tão agradável em nenhuma outra parte do mundo.
A onda principal da cidade, the Pass, é uma praia com fundo de pedra (point break) de mão direita, que acomoda todos os níveis de surfistas, embora possa ficar lotado com a chegada das boas ondas. Os iniciantes devem ficar na praia e os surfistas mais avançados podem dirigir-se para o sul de Broken Head, que tem grandes praias de ondas e outros pontos clássicos.
Onde
De junho a setembro. O inverno do hemisfério sul mal chega a Byron, apenas com um ligeiro frio nas manhãs e temperaturas amenas a quentes durante o dia. As bombas incham o tempo todo.
Aprenda
Itinerante surfista profissional e residente em Byron, Dion Agius recomenda o Bay Beach Hire & Travel como "a melhor escola de surf na cidade e a melhor maneira de aprender a surfar com instrutores qualificados."
Comer/beber
Um restaurante contemporâneo chamado Italian at the Pacific é o favorito de Agius. “É fantástico para jantar e beber com os amigos,” diz ele. “Está à beira mar plantado no coração da cidade, com um menu fantástico e cocktails ainda melhores – especialmente os Martinis de coco e chilli e o cocktail picante Amaretto sour.”
Estadia
No Beach Hotel, confira as ondas do seu quarto, a música ao vivo e as imperiais.
Diversão
Uma viagem de duas horas para o interior coloca-o no coração das florestas Gondwana de Queensland, que são remanescentes de florestas tropicais pré-históricas que se parecem com algo tirado do Jurassic Park, com lagartos gigantes e todos os tipos de marsupiais.
Dica local
Os pontos de surf vêm com regras importantes de etiqueta. Tudo o que precisa de ter em consideração é que tem de esperar pela sua vez e ser paciente. Poderá não conseguir apanhar tantas ondas na praia quanto gostaria, mas poderá facilmente apanhar a onda da sua vida.
Fotografia por Gerald Haenel, Laif, Redux
O melhor para: O surfista mais exigente que insiste que o vinho deve ser tão bom como as ondas
Biarritz é a única cidade de surf do mundo com uma história da realeza. Em 1854, Empress Eugénie convenceu o marido, Napoleon III, a visitar a área. Eles compraram a terra e construíram um palácio na praia, que tornou Biarritz numa das cidades de resorts mais emocionantes da Europa. O roteirista Peter Viertel trouxe à França a sua primeira prancha de surf em 1956, quando lá foi para fotografar o local para o “The Sun Also Rises”.
Ainda considerada o berço do surf Europeu, Biarritz é uma boa combinação da alta cultura Francesa e da tão conhecida cultura do surf, dando ao surf uma importância na noção de “alegria de viver”. Comece a navegar em La Grande Plage (a Big Beach) em frente ao centro da cidade. Se estiver muito lotada, o transplante local de Cape Breton, David Hanguehard recomenda verificar as praias ao redor como La Côtes des Basques, Anglet, e Guethary.
Quando
De setembro a novembro. Evite as multidões do verão e apanhe as melhores ondas que o Atlântico tem para lhe oferecer.
Aprenda
Na Bidart Surf Academy
Comer/beber
Les 100 Marches, um café chique onde poderá beber champanhe com a sua baguete pós-surf.
Estadia
O Hôtel du Palais é o antigo palácio de Empress Eugénie que foi reconstruído como um hotel. Se for a Biarritz, poderá ser tratado como parte da realeza.
Diversão
Se quiser fugir da vibração sofisticada, verifique as cidades circundantes tais como Ahetze e Espelette para experiencial a cidade pequena de Basque France.
Dica local
Muitas das lojas de surf locais só vendem roupa. Venha preparado.
Fotografia por Damien Poullenot, Getty Images
O melhor para: O viajante de surf intrépido que quer experimentar as delícias gastronómicas e culturais do Extremo Oriente ao mesmo tempo que aprende sobre uma cultura de surf nova e vibrante
Quando pensa nas ilhas do Pacífico ricas em ondas, o Japão não salta imediatamente à mente. Não tem a consistência do Hawai ou as quebras de recife que desafiam a morte de Tahiti. Mas a sua costa oeste é o lar de centenas de milhas de praias de areia escura, e sua costa escarpada esconde recifes, pontos e bocas de rio para todos os níveis de surfistas.
"A minha cidade natal, Shonan, é o berço do surf Japonês", diz o surfista profissionalizado em ondas grandes, Takayuki Wakita." Como muitas cidades do litoral Japonês, começou como uma vila de pescadores. Mas agora é uma das capitais do surf de todo o país, porque as ondas são boas e é a apenas uma hora de distância de Tóquio. "A mudança começou em 1955, quando o autor Japonês Shintaro Ishihara publicou o "Season of the Sun", sobre um grupo de adolescentes Japoneses que vivem no hedonismo rico nas areias de Shonan. Embora não descreva tais surfistas, os antepassados de Wakita começaram a montar as ondas logo depois disso. Não espere tacos de peixe e o Inglês calão do surf em Shonan. Espere templos de cem anos de idade, festivais locais, e cenário saído de uma impressão de um bloco de madeira de Hokusai.
Quando
De agosto a outubro, as ondas furacão iluminam a costa do Japão. Para ondas mais suaves e melhores panoramas, vá entre março e junho.
Aprenda
Sylphide Surf e a Wind Surf School: o pai de Wikita tem administrado uma escola e loja de surf desde os anos setenta. É uma das melhores e mais bem implementadas em Shonan. tel: +81 (0) 466 22 2511
Comer
Oden é guisado de especialidade Japonesa que contém vários tipos de bolos de peixes, e não há melhor elixir para aquecê-lo depois de um mergulho no Pacífico. Wakita aconselha os viajantes a visitar o Oden Center, à frente de Tsujido Beach, e provar os ensopados oferecidos pelos vários restaurantes e pelas barracas de rua.
Estadia
Iwamoto-ro, “o ryokan”, uma hospedagem de estilo Japonês na Ilha de Enoshima oferece algumas das melhores vistas da região sobre o Monte Fugi, bem como gastronomia local e fresca.
Diversão
O santuário “The Hachiman” é dedicado ao Deus do Samurai e é um dos maiores e mais historicamente importantes da área. Se for entre os segundo e terceiros domingos de abril, pode experimentar o festival inesquecível de Kamakura, que apresenta danças tradicionais, habilidades de samurais, como tiro ao arco e combates com espadas, e um eterno favorito Japonês, a luz de flores cor de rosa das cerejeiras.
Fotografia por Taro Hama, Flickr/Getty Images
O melhor para: Surfistas iniciantes que procuram um ambiente seguro e convidativo para molhar os seus dedos dos pés no mundo do surf
Localizada num país conhecido pela água fria, as ondas pesadas, e os tubarões, Muizenberg, na África do Sul, é um oásis de rolos suaves, pessoas amigáveis, e cafés à beira-mar. E não se esqueça do vinho local. "Muizenberg é a melhor praia do mundo para aprender a surfar", diz Tim Conibear, fundador da Isiqalo, uma organização de Cape Town, que ensina crianças de bairros com baixos rendimentos a surfar. "A atitude na água também é super-suave, com uma aceitação geral de todas as embarcações e habilidades. Os tubarões observadores mantêm-no seguro, e assim não precisa de se preocupar. Para ondas mais pesadas, faça uma caminhada em direção a Kalk Bay, onde há um recife sério. Danger Reef é também uma pequena onda esquerda de quebra que vale a pena parar para ver.”
Quando
A África do Sul recebe ondas todo o ano.
Aprenda
“O pessoal na Lifestyle Surf Shop tem tudo o que um surfista precisa,” says Conibear. “Eles fazem as suas próprias pranchas, alugam pranchas e fatos de mergulho, e tem vestuário de surf para os surfistas hardcore e para os fãs. Também dão aulas e relatos de surf pelo telephone. Eles fazem mesmo tudo.”
Comer/beber
Kalk Bay é conhecida pela vida noturna e pela comida, especialmente o Olympia Café, que Conibear descreve como “imperdível.”
Estadia
A Chartfield Guesthouse na vizinha Kalk Bay tem vistas fantásticas para o oceano e fica perto de restaurantes e bares.
Diversão
Vá até ao Table Mountain National Park para vistas inigualáveis, ou passar um dia a fazer voluntariado em Isiqalo.
Dica local
As temperaturas do ar podem ser mais quentes no verão Sul-Africano, mas a temperatura da água pode ser mais fria. Certifique-se que traz ou aluga a roupa de neoprene necessária antes de entrar na água.
Fotografia por Nic Bothma, Epa, Corbis
O melhor para: O viajante de surf a tentar sair fora dos círculos habituais e a querer experimentar uma nova cultura. As ondas podem ou não ser épicas, mas nunca se esquecerá do Uruguai.
Os Uruguaios preferem voar abaixo do radar, que é por isso que provavelmente não sabia que a sua costa atlântica é uma das mais puras e belas das Américas. Embora as cidades turísticas famosas como Punta del Este sejam um paraíso para os viajantes Argentinos e Europeus, o resto da costa é reservada aos moradores. La Paloma é uma cidade poeirenta pequena de praia onde os Uruguaios vão surfar, beber chá mate e grandes nacos de carne alimentada nos pastos de chama acesa. "É uma pequena cidade encantadora, onde todos são amigos", diz o melhor surfista profissional do Uruguai Marco Giorgi. "Uma das melhores partes é que há lugares de surf para surfistas de todos os níveis. E, independentemente do lado em que o vento sopra, é quase sempre navegável em algum lugar ".
Quando
O verão no Hemisfério Sul (novembro a fevereiro) vê ondas menores, mas La Paloma vibra com banhistas uruguaios e concertos de música ao vivo.
Aprenda
Visite a loja de surf Peteco e pergunte pela Escuela de Surfing. É gerida pela família Vázques, pai e filho que tomam conta dos surfistas visitantes.
Estadia
Os moradores preferem cabanas de praia ou cabines, mas acomodações de luxo, como o Zen Boutique Apart Hotel, também são ótimas opções. Poderá encontrar opções para todos os gostos em: em: http://www.reservas.net/alojamiento_hoteles/lapaloma_hotels_uruguay.htm.
Comer/beber
O Restaurante Punto Sur está localizado na areia e tem excelentes variedades de marisco e carne fresca local com Sistema de parrilla (grelhados).
Diversão
Cabo Polonio é uma comunidade de praia com menos de 100 habitantes, sem contar com a colónia de leões marinhos. Vá até lá para um dia de viagem e poderá não querer sair.
Dica local
As tempestades do sul podem transformar a temperatura da água quente, em água gelada durante a noite. Traga um fato de mergulho, no caso de ser preciso. Além disso, existem cerca de 80 locais para surfar a escassas 125 milhas da costa. Se não conseguir encontrar locais para surfar em La Paloma, vá um pouco mais a Norte, a La Pedrera ou Punta del Diablo.
Fotografia por D.J. Struntz, A-Frame
O melhor para: Casais e jovens que procuram surf, sol, e festas descontraídas na sombra social da cidade de Nova Iorque
Montauk costumava ser um dos segredos mais bem guardados da cena do surf na Costa Leste - um lugar para onde os surfistas nordestinos iam para escapar da queda costeira, navegar uma variedade de grandes ondas por dia, e beber com os pescadores cão de mar salgado à noite. Desde o jet set Hamptons começou a mover-se, as coisas mudaram um pouco, mas felizmente, Montauk continua a ser uma cidade de pesca no final da linha de Long Island Rail Road - com o glamour Nova Iorquino suficiente para manter as coisas interessantes. À exceção de Biarritz, na França, não há nenhuma outra cidade de surf no mundo onde possa surfar grandes ondas o dia todo e roçar-se em estrelas de cinema no pátio dos bares à noite. Quando os furacões ou os sistemas de tempestade muito amados a bater na costa, não há melhor lugar na costa oriental para um surfista.
Quando
De junho a novembro para a época dos furacões; de junho a Agosto para a época das socialites
Aprenda
A Air and Speed Surf Shop, dirigida por Stuart Foley e pela sua família, é uma loja única para qualquer coisa que possa precisar, incluindo aulas lecionadas por Stu e pelos seus filhos.
Comer/beber
De acordo com o morador de Montauk e jornalista de surf de longa data Russell Drum, se quiser uma opção moderna para tomar o seu brunch de pós-ressaca, vá até ao Ruschmeyer. Para o entretenimento after-hour, vá para o Surf Lodge. Se quiser evitar o que os moradores chamam "a cena", tome tranquilamente uma cerveja na casa de O'Murphy Pub & Restaurant.
Estadia
Se quiser estar próximo das ondas, não há melhor sítio para ficar que o East Deck Motel. Para um caso mais sofisticado, experimente o Solé East Resort.
Diversão
Montauk fica perto de cinco parques estatais, incluindo Camp Hero e Hither Hills, que oferecem caminhadas, ciclismo, surf, pesca e passeios a cavalo.
Dica local
Há muitos lugares para alugar pranchas de stand-up paddle e muitos lugares para desfrutar deles por Montauk. A linha de surf lotada não é uma delas.
Fotografia por Ball and Albanese, Alamy
O melhor para: A família inteira poder desfrutar de Wrightsville, a mistura demarcada da cidade de praia do sul adormecida e metrópole em crescimento. Pense no peixe gato com caviar ou no churrasco em Beaujolais.
Wrightsville Beach é uma pequena cidade aninhado entre os pantanos salgados, as ilhas barreira arenosas, e os antigos cais de madeira do sudeste americano. "É uma grande cidade de surf por duas principais razões - atitude e acesso", diz Mike Barden, um nativo e proprietário da loja de surf de referência da Costa Leste, Surf City Surf Shop, que tem estado no negócio desde 1978. "Temos uma atitude bastante descontraída e de entendimento. Aqui nunca chega a ficar em vibração. Pode simplesmente aparecer e surfar, que é algo que nem sempre pode fazer nas grandes cidades de surf, como Huntington Beach, ou mesmo algumas cidades da Costa Leste."
Quando
Agosto a outubro. O fim do verão é a temporada dos furacões e oferece tempo quente com surf consistentemente acima da média.
Aprenda
O WB Surf Camp oferece aulas e acampamentos para as crianças, adolescentes, adultos e famílias e grupos femininos.
Comida/bebida
Não pode ir para o sudeste, sem tentar solha e ostras. Barden recomenda o Restaurante King Neptune para provar uma sandes de solha grelhada.
Estadia
Os alugueres de férias com vista para a praia são as melhores apostas.
Diversão
O sudeste é um viveiro de stand-up paddle (SUP) e Wrightsville tem um dos laços mais populares na região - a quatro milhas, a água lisa de Harbor Island Outer Loop. Os alugueres de SUP estão disponíveis em Surf City. Para um tempo mais sedentário, alugue um barco de pesca de Philip Thompson na AUI Charters, ou leve as crianças para fora com Stuart Caulder pelo Gold Leader Fishing.
Dica local
As melhores ondas, a nordeste, vêm geralmente com ventos e correntes fortes. Espere que elas passem e faça uma sessão de limpeza de manhã cedo no dia seguinte, quando as condições forem as melhores.
Fotografía de Logan Mock-Bunting, Aurora
O melhor para: Qualquer pessoa para quem umas boas férias sejam passadas sem sair da praia
O que ganha quando combina 13 milhas de praia, 300 dias por ano de prática de surf, água quente, e grande pesca? O centro descontraído de surf de alto desempenho conhecido como New Smyrna Beach. O centro turístico sazonal é famoso pela sua consistência e pelas suas íngremes ondas, que quebram perto da sua entrada.Ooferecem rampas perfeitas para aspirantes a profissionais da Costa Leste e talento local quente para fazer todos os tipos de truques.
Os visitantes devem aproveitar as partes menos movimentadas da praia longe da entrada, incluindo destaques como Sapphire Road, 27th Avenue, e Mary McLeod Bethune Beach Park. Se se sentir como se tivesse sido educado por alguns dos melhores surfistas da Costa Leste, de cabeça para baixo para a entrada quando uma onda a nordeste rasga o Atlântico, abra uma bebida, e veja os rapazes locais sobirem acima dos lábios das ondas.
Quando
É difícil não apanhar algumas ondas em New Smyrna Beach, mas tenha em mente que é uma capital de eleição das férias da primavera para muitas escolas. A menos que queira partilhar a praia com fraternidade sem parar e festas de estudantes, certifique-se que verifica as datas dos semestres das escolas em Orlando.
Aprenda
Lindsey Baldwin, surfista da NSB, surfista professional, proprietário e intrutor líder, irá ensiná-lo em qualquer parte da praia. Todos os seus instrutores têm pelo menos 15 anos de experiência de navegação e cinco anos de experiência em ensino.
Comer/beber
"Pode literalmente andar em linha reta para fora da água para o convés à beira-mar no Toni & Joe", diz Baldwin. "A comida é excelente, e eles têm um bar completo e entretenimento ao vivo de quinta a domingo."
Estadia
Marque um quarto nos hoteis em frente à praia, como o Sea Vista e o Island Beach Resort. Baldwin recomenda um apartamento para estadias mais longas.
Diversão
Passe uma tarde longa no JB Fishcamp, situado ao lado do Canaveral National Seashore Park. Não só poderá usufruir da comida boa e dos cocktails, como também pode alugar um caiaque ou encontrar um guia de pesca e fazer o seu caminho em torno dos riachos e estuários da via navegável.
Dica local
Se não deixar cair uma linha e anzol em algum luggar, enquanto estiver em New Smyrna Beach, perderá um dos grandes passatempos da cidade. Mas é preciso recordá-lo que precisa de uma licença de pesca do estado da Flórida para o fazer.
Fotografía de David Tucker, Daytona Beach News-Journal, Ap
O melhor para: Santa Cruz é a viagem de campo que todos os alunos de surf, jovens e velhos, devem fazer uma vez na vida.
Santa Cruz é uma pequena cidade com uma história de surf. O seu ponto marquise, Steamer Lane, era um campo de provas para os aspirantes a pilotos de ondas grandes da Costa Oeste na década de 1950. Homens como Peter Cole, Ricky Grigg, e os irmãos Van Dyke montaram ondas gigantes no inverno em pranchas longas de madeira - sem coleiras ou fatos de mergulho - a fim de praticar para as ondas mais poderosas do Havaí. Foi essa propensão para o surf de inverno que levou Jack O'Neill, que perdeu um olho num acidente na pista, a desenvolver o moderno fato de mergulho de surf.
Não tem que ser corajoso ao ponto de virar o navio do surf nem arriscar perder um dos seus olhos para desfrutar de Santa Cruz. Enfiada entre falésias e florestas de sequóias, esta jóia do Norte da Califórnia possui um museu de surf fantástico com 11 locais para surfar, incluindo o clássico californiano, Pleasure Point.
Quando
Setembro a maio
Aprenda
A escola de surf de Santa Cruz: o proprietário e surfista profissional Bud Freitas faz parte da geração atual e dos surfistas de renome mundial de Santa Cruz.
Comer
Depois de uma sessão longa de surf em Pleasure Point, Freitas diz que não há nada melhor que uma fatia ou duas da Pleasure Pizza, uma instituição de Santa Cruz de 1975.
Estadia
O West Cliff Inn tem quartos com vista para o oceano a uma pequena distância de Pleasure Point.
Diversão
Confira o Surfing Museum, faça uma viagem de um dia até São Francisco, ou faça uma caminhada nas 80 milhas de trilhas que serpenteiam as florestas de madeira vermelha com 1.000 a 2.000 anos de idade no Big Basin Redwood State Park.
Dica local
“Não é sobre onde vai surfer, é mais sobre a mentalidade que traz consigo,” diz Freitas, comentando a temível reputação dos surfistas do Norte da Califórnia. "Se quiser apanhar ondas, ser respeitoso, não corra a pensar que vai apanhar todas as ondas. Leve o seu tempo, divirta-se e esteja ciente das pessoas ao seu redor. "Além disso, lembre-se que o seu nome é Steamer Lane, e não Steamer’s Lane.
Fotografía de Eros Hoagland, Redux
O melhor para: Casais que querem passar noites a aproveitar os bares e restaurantes de classe mundial numa das pequenas cidades mais românticas da Europa e tardes a surfar depois das suas ressacas.
San Sebastián, ou Donostia na língua local, é a capital cultural do País Basco em Espanha. Embora seja conhecido pelas suas ondas e pelos seus vizinhos no noroeste da França, é bastante conhecida pela música, cinema e gastronomia molecular de toda a Europa.
“Donostia é um local maravilhoso que tem muito para oferecer dentro e fora de água,” diz o surfista local e funcionário do turismo da cidade Jokin Arroyo Uriarte. “É uma cidade pequena onde pode surfar na Zurriola Beach e depois andar até à parte velha da cidade para tomar uns pinchos (referência Basca a porções pequenas, como as tapas), dois copos de cerveja e uma e um ambiente incrivelmente autêntico. Além de ter uma das mais belas baías do mundo, Bahía de la Concha, a cidade tem um caso de amor com o surf e toneladas de infraestruturas para os surfistas visitarem".
Onde
De junho a novembro. As ondas são melhores no Outono, mas a cidade recebe inúmeros festivais no Verão como o Amstel Surfilm Festibal.
Aprenda
Zurriola Surf Eskola é a nova escola de surf de San Sebastián com equipamento excelente e um staff bastante jovem.
Comer/beber
A parte antiga da cidade está repleta de restaurantes pincho que funcionam como bares. Para uma refeição sentada, siga para o Arzak, classificado como Michelin, um restaurante de um dos maiores chefs da Europa, Juan Mari Arzak. Lembre-se que a maioria dos moradores não janta até por volta de 22:00, e a vida noturna não começa cedo.
Diversão
Suba ao Mount Urgull para vistas excelentes de la Concha, ou visite a Sidrería, onde os Bascos fazem algumas das suas cidras duras famosas. Para uma excursão mais longa, vá até ao Museu Guggenheim projetado por Frank Gehry em Bilbao.
Dica local
"Desça pelo clube de surf e converse com alguns moradores", diz Arroyo Uriarte. "Se tiver sorte, alguém poderá convidá-lo para um jantar privado numa das sociedades gastronómicas, que são templos da gastronomia basca." Além disso, lembre-se que falar um pouco Basco vai dar-lhe um grande empurrão: kaixo significa "Olá" e agur significa "vejo-o mais tarde."
Fotografia por Fotografia de Ian McDonnell, Getty Images
O melhor para: todos os surfistas, das crianças a ter a sua primeira experiência do poder do Pacífico aos veteranos do surf que viajam pela América latina nas suas caravanas
In a wave-rich country, Nosara stands out as the surf town par excellence. Warm water, friendly locals, endless beaches, powerful river mouths, long point breaks, and virtually year-round high swells make it a veritable surfing Disneyland—without all the lines and overzealous parents. Located on the coast of a Blue Zone (a place where a large percentage of local people live to a hundred years old or more), Nosara offers the kind of lifestyle that most surfers only dream about. It is a perennial favorite among traveling surfers of all levels for both its waves and relaxed pace of life.
Quando
Costa Rica tem duas estações: a seca (de dezembro a abril) e a chuvosa (de maio a novembro). Sábias do surf, as únicas diferenças durante a estação seca são as maiores multidões e as ondas menores, em média.
Aprenda
A Safari Surf School oferece aulas na Playa Guiones, uma praia inicialmente recomendada para iniciantes, de acordo com o co-proprietário Tim Marsh. “As ondas na Playa Guiones uebravam a cerca de cem jardas offshore e "rolavam" todo o caminho até a beira da areia", diz ele. "Isto é ideal para que os novatos possam sentir-se confortáveis sabendo que pode bater-lhes pela cintura e levá-los em ondas de águas bravas que se aproximam e rolam para a praia."
Comer/beber
Apenas a três minutos da praia, a Casa Tucan oferece especialidades locais bastante boas como peixe e casados de carne e funciona como um centro social para esta pequena cidade. Tomar uma ou outra bebida e depois ir para o KayaSol Surf Hotel para outra rodada.
Estadia
O Harmony Hotel oferece uma completa experiência de spa e também se dedica ao desenvolvimento sustentável.
Divertimento
Costa Rica é toda sobre o ecoturismo, a partir de rafting e observação de aves, caminhadas na floresta e localização de tartarugas. Experienciar Nosara é a sua paragem obrigatória independentemente do que queira ver ou fazer.
Dica local
Se ficar cansados dos patinadores gentis, dirija-se para Norte para Playa Pelada para a ação dos recifes vulcanos ou para as Bocas del Nosara para tubos pesados. Mas não tome por garantido o poder das ondas.
Fotografía de Rob Francis, Alamy
O melhor para: Famílias que queiram uma cidade lacónica que atende todos os membros sem a agitação e brega dos centros turísticos maiores
A maioria das cidades havaianas são cidades de surf, mas nenhuma tem a vibe artística, excêntrica de Paia em Maui North Shore. O que começou como um centro de expansão de cana é hoje um ponto de encontro para artistas, surfistas e entusiastas dos desportos de vento de todo o mundo. Apesar de não ser conhecida como uma meca do surf como Oahu's North Shore, em parte devido aos ventos diários da margem que fragmentam as filas na maioria das tardes, o que realmente funciona a favor das visitas dos surfistas, de acordo com o surfista local profissional Zack Howard: "Há uma grande quantidade de grandes surfistas aqui, mas em geral, o nível é inferior em lugares como Oahu, e isso significa que há uma grande quantidade de ondas para todos."
Os novatos devem verificar a Paia Bay. Se quiser roçar-se na elite de Maui, reme até Hookipa - mas certifique-se que os seus ombros conseguem aguentar com um treino, uma vez que não ficará perto da costa. Se por acaso estiver na cidade durante um grande inverno de ondas, conduza para oeste em direção a Hana Highway e registe os marcadores de milhas 13 e 14. A partir do blefe poderá assistir a uma equipa internacional de big-wave hellmen em ondas que quebram sobre o recife exterior conhecido como Jaws.
Quando
Novembro a março
Aprenda
Na Zack Howard Surf, Howard oferece aulas privadas e também aulas para grupos. Ele é um dos preferidos das crianças. Surfistas com mais experiência podem marcar uma tour com ele para conhecer os melhores locais de surf da ilha.
Comer
“O Paia Fish Market faz os melhores hambúrgueres ahi na ilha ", diz Howard.
Estadia
Há muitas opções de alojamento em Paia, incluindo o Paia Inn.
Diversão
Caminhe pela cascata de salpico do Iao Valley State Park, que hospeda Iao Needle, um dos maiores pontos de referência do Havaí. É também o local da grande batalha de Kepaniwai, quando o rei Kamehameha I lutou contra o exército de Maui esforçando-se para unir as ilhas havaianas em 1790.
Dica local
Os ventos geralmente sopram com fprça ao meio dia, para que ponha o seu despertador bem cedo para apanhar as melhores ondas.
Fotografía de David Schricte, Photo Resource Hawaii, Alamy
O melhor para: Toda a família vai adorar a multiplicidade de actividades ao ar livre, de surf e ciclismo de montanha para observação de baleias.
O mundo do surf pela primeira vez sobre Raglan, ou Whaingaroa como é conhecido na língua Maori local, quando os seus vazios, aparentemente intermináveis point breaks da mão esquerda foram apresentados no filme de surf seminal de Bruce Brown, The Endless Summer. Embora você pode esperar mais de uma multidão na programação de hoje que os rapazes Endless Summer encontradas em 1966, a cidade em si é um retrocesso para os dias de ouro do surf, de acordo com Charlie Young, diretor do Raglan Surf School. "O velho vibração ainda existe aqui", diz ele. "As pessoas continuam a olhar para o outro."
Os sistemas de pressão mais baixos gerados nos Roaring Forties (uma área entre 40° e 49° de latitude sul, que produz algumas das ondas mais fortes e consistentes no mundo) emite ondas de configurações que incluem a Ngarunui Beach, amiga tanto do iniciado como do surfista intermediário ou Manu Bay, para os mais avançados, mas absolutamente clássica. Quando não está na água, os jovens recomendam verificar a música de vanguarda e a cena de arte, as lojas de artesanato Maori, e os restaurantes e mercados de origem local.
Quando
A Nova Zelândia recebe ondulações quase constantes, por isso vá no verão (de novembro a fevereiro) e desfrute das temperaturas do ar subtropicais. Traga roupa de mergulho, no entanto tome nota: O Pacífico Sul pode ser frio em qualquer época do ano.
Aprenda
A Raglan Surfing School: Esta escola pioneira de surf da Nova Zelândia também aluga fatos de mergulho se não lhe apetecer carregar o seu.
Estadia
Os Sleeping Lady Lodges têm vista para o limiar em Whale Bay, para que possa verificar as ondas da sua janela todas as manhãs.
Comer
“A padaria Raglan faz tortas de carne caseiras, uma especialidade de Kiwi, que são surpreendentes ", diz Young. Para o jantar experimente uma especialidade da Nova Zelândia, mexilhões locais de lábios verdes cozinhados no Orca Restaurant and Bar, e fique pela zona num bar para os concertos ao vivo de algumas das melhores bandas da Nova Zelândia.
Diversão
Passeie numa bicicleta de montanha à volta do Monte Kairoi ou faça uma viagem de um dia para o Museu Waikato em Hamilton, onde poderá aprender sobre a mistura de culturas Europeias e Maori que originaram a sociedade moderna da Nova Zelândia.
Dica local
Há cerca de 4.4 milhões de pessoas na Nova Zelândia. Se as multidões num lugar de surf ficarem muito agitadas, entre no carro e conduza até a costa. Os locais de surf menos conhecidos são muitas vezes descritos como sendo semelhantes a surfar na Califórnia antes da Segunda Guerra Mundial. Leia: preservada.
Fotografía de Paul Abbitt, Alamy
O melhor para: Casais e viajantes que queira passar o máximo de tempo a explorar as colinas lindíssimas e santuários há medida que vão surfer pelos lugares de surf à escala mundial
Se quiser roçar-se com os melhores surfistas do mundo enquanto apanha algumas das melhores ondas do mundo, vá até Bali. Ao contrário da mais turística, Kuta Beach, na Península Bukit, Bali é um posto rural de falésias calcárias, praias, recifes temíveis e templos morros onde a cultura da Indonésia ainda domina. Iniciados e surfistas intermédios devem ir para praias como Dreamland. Os surfistas mais experientes precisam de arriscar das mais famosas ondas do mundo - Uluwatu e Padang Padang. Para Padang Padang, certifique-se de trazer anti-séptico suficiente para o ocasional encontro com o recife.
Onde
Maio a setembro
Aprenda
Quiksilver Surf School Bali
Comer
Os cafés tradicionais da Indonésia, ou warungs, estão na linha das praias e feiras seguras locais a bons preços. Se quiser enfrentar a armadilha turística de Kuta, o fotógrafo profissional de surf e expatriado Jason Childs recomenda Made's Warung para um grande sucesso cultural e verdadeira comida da Indonésia.
Estadia
Mick's Place fica sobre as falésias de Bingin Beach com vista para algumas das melhores ondas em Bali. De acordo com Childs, é também a melhor rentabilidade para o dinheiro na área. Se ficar cansado de surf ou de assistir às ondas do seu bungalow, pode esticar-se numa das suas aulas de ioga.
Diversão
“O Uluwatu Temple é de paragem obrigatória,” diz Childs. "Eles têm uma dança Kecak todas as noites ao pôr do sol. Vê-los dançar com o pôr do sol sobre o oceano como pano de fundo vale realmente a pena!"
Dica local
O modo de transporte preferido dos locais e visitantes é a mota. Aprender a andar numa, enquanto segura uma prancha de surf é um direito de passagem. Além disso, o álcool é caro. Compre algum isento de impostos e traga-o consigo.
Fotografia por Fotografia JS Callahan, Tropicalpix, Alamy