Relembrar o 11 de Setembro em Imagens
Estas imagens impressionantes contam a história de um dos dias mais sombrios na história dos EUA.
Publicado 10/09/2020, 15:36

Visto em Maio de 2014, o novo One World Trade Center apresenta-se sobre a cidade de Nova Iorque, a poucos passos do "Ground Zero".
Fotografia por Spencer Platt, Getty Images
Às 9:03 horas da manhã (hora no oriente), o Voo 175 da United Airlines bateu contra a torre sul do World Trade Center, como visto numa imagem estática tirada de um vídeo feito a partir do solo a 11 de setembro de 2001. Sequestrando quatro aviões, os terroristas provocaram um ataque mortal.
Fotografia por Evan Fairbanks, Magnum Photos
O fumo e as chamas crescem à medida que o Voo 175 da United Airlines colide com a torre sul do World Trade Center a 11 de setembro, matando todos os passageiros a bordo e centenas mais no interior do edifício.
Fotografia por Spencer Platt, Getty Images
Conduzidas pelos incêndios e altas temperaturas durante os ataques, as pessoas perto do topo da torre norte do World Trade Center penduravam-se das janelas a 1.300 pés (400 metros) de altura das ruas de Nova Iorque.
Fotografia por Jose Jimenez, Primera Hora/Getty Images
Enquanto a maioria dos ocupantes ainda sãos da Torre Norte desciam pelas escadas de segurança, os bombeiros como Mike Kehoe (na foto) ajudavam os feridos.
Fotografia por John Labriola
Um vídeo ainda mostra o Voo 77 da American Airlines batendo no lado ocidental do Pentágono, em Arlington, Virginia, às 09:37 ET a 11 de setembro, provocando a morte de 59 pessoas a bordo e 125 no chão.
Fotografia por CNN via Getty Images
As pessoas evacuaram o Distrito Financeiro de Nova Iorque a 11 de setembro, à medida que ambas as torres do World Trade Center se incendiavam.
Fotografia por Spencer Platt, Getty Images
As torres gémeas incendiaram atrás de um dos marcos emblemáticos de Nova Iorque, o Empire State Building, a 11 de setembro.
Fotografia por Marty Lederhandler, Ap
Esta fotografia famosa, conhecida como "Falling Man", capta o mergulho de uma vítima desconhecida do 11 de setembro da torrenorte - uma das muitas vítimas que saltaram para ou cairam dos andares superiores do World Trade Center.
Fotografia por Richard Drew, Ap
A torre sul do World Trade Center desabou às 09:59 ET a 11 de setembro, trazendo o desastre que tinha sido revelado muito acima dessa rua para sugar todos os que estavam mais abaixo.
Fotografia por Thomas Nilsson, Getty Images
As pessoas correm pelas ruas de Nova Iorque à medida que o World Trade Center se desmorona atrás delas, apagando o céu azul e enchendo o ar com enormes nuvens de detritos e cinzas.
Fotografia por Suzanne Plunkett, Ap
Os bombeiros tentam apagar um incêndio que se espalha pelo Pentágono.
Fotografia por Jim Varhegyi, Força Aérea Americana, via Getty Images
Esta vista da entrada da ponte de Brooklyn mostra uma fuga massiva à medida que as pessoas saem da esfumaçada e caótica Manhattan.
Fotografia por Daniel Shanken, Ap
Um homem ferido no exterior da entrada oeste do Pentágono recebe ajuda médica de trabalhadores nas emergências, enquanto um padre reza orações por ele.
Fotografia por Mark Faram, Navy Times, via Ap
Marcy Borders está envolta em cinzas depois de ter escapado da torre sul do World Trade Center para se abrigar no lobby de um edifício de escritórios nas proximidades. Ela faleceu em 2015 depois de lutar contra o vício e, depois, contra o cancro.
Fotografia por Stan Honda, AFP/Getty Images
Uma pessoa solitária está numa rua da cidade de Nova Iorque, vista depois do colapso das torres gémeas a 11 de setembro.
Fotografia por Jason Florio, Corbis
Os restos fumegantes do World Trade Center estão no centro do que seria o chamado "Ground Zero".
Fotografia por Alex Fuchs, AFP/Getty Images
Todd Mel e Frankie DiLeo da Engine 209 ajudam um bombeiro que foi ferido no World Trade Center durante o 11 de setembro.
Fotografia por Todd Maisel, NY Daily News via Getty Images
Os edifícios da parte baixa de Manhattan estão cobertos de nuves de fumo e detritos desde a cidade de Nova Jérsia e ao longo do Rio Hudson logo após a queda da segunda torre, a 11 de setembro.
Fotografia por Steffan Kaplan, New York Times, via Redux
O fumo aparece por trás dos investigadores a 12 de setembro à medida que eles passam a pente fino o campo da Pensilvânia onde o Voo 93 da United Airlines se despenhou. O avião estava entre os quatro sequestrados no 11 de setembro, mas caiu após a interferência dos passageiros.
Fotografia por Tim Shaffer, Reuters
Um trabalhador da equipa de salvamento ferido é puxado dos escombros do World Trade Center a 13 de setembro de 2001.
Fotografia por Mario Tama, Getty Images
Esta imagem de um pedaço do Voo 93 da United Airlines caída num campo da Pensilvânia foi introduzida como prova durante o julgamento que ligava Zacarias Moussaoui aos ataques do 11 de setembro. Ele foi condenado a prisão perpétua sem condicional em 2006.
Fotografia por U.S., Força Aérea Americana, Court, via Epa
O Presidente dos EUA, George W. Bush conforta o bombeiro Nova Iorquino Lenard Phelan durante uma visita ao "Ground Zero" a 14 de setembro. O irmão de Phelan Kenneth, também ele bombeiro, estava entre as centenas de bombeiros de Nova Iorque que desapareceram na sequência dos ataques.
Fotografia por Fdny, via AP Rostos das pessoas caídas numa rua em Nova Iorque
A 14 de setembro, um apartamento na rua da liberdade na parte baixa de Manhattan parece uma concha queimada depois do colapso do World Trade Center durante os ataques do 11 de setembro.
Fotografia por Todd Maisel, NY Daily News via Getty Images
A 28 de setembro de 2001, as pessoas numa rua da cidade de Nova Iorque pesquisam imagens de agentes da polícia e de bombeiros que ainda estão desaparecidos na sequência dos ataques.
Fotografia por Mario Tama, Getty Images
A 9 de outubro, quase um mês depois do 11 de setembro, os escombros da torre sul do World Trade Center ainda ardiam.
Fotografia por Michael Conroy, Associated Press
O Memorial Nacional do 11 de setembro foi inaugurado no décimo aniversário dos ataques. Ele inclui duas piscinas que seguem as pegadas das torres gémeas originais e os nomes das 2.983 vítimas.
Fotografia por Robert Wallis, Getty Images
Também lhe poderá interessar
História
As Capas Mais Marcantes da National Geographic
Fotografia
Estas Imagens Fizeram História na Fotografia
Fotografia
14 Imagens do Reinado da Rainha Isabel II, que Bateu o Recorde de Reinado Mais Longo
História
O Faraó Tutankhamon, a Rainha Nefertiti e uma Árvore Genealógica Complicada
História
O Turismo Pode Salvar a ‘Cidade Moribunda’ de Itália?