A Primeira Fotografia de um Buraco Negro?
Publicado 8/03/2022, 12:54
O CORAÇÃO DA MATÉRIA - Uma ilustração do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.
Fotografia por Nrao, Aui, Nsf
CONCENTRADOS NO OBJETIVO FINAL - Parte da gama da ALMA, um conjunto de 66 radiotelescópios no deserto do Chile.
Fotografia por Nrao, Aui, Nsf
A ESTRELA DAS ONDAS DE RÁDIO - Uma imagem aproximada da região central da Via Láctea, onde o nosso buraco negro supermassivo está alojado.
Fotografia por Nrao, Aui, Nsf
PALCO CENTRAL - Um observatório com radiotelescópios na Terra une esforços com dois telescópios espaciais para criar esta imagem do centro da nossa galáxia.
Fotografia por Nrao, Aui, Nsf
GIGANTE GALÁTICO - Uma galáxia distante observada por um telescópio da NASA apresenta na sua composição um anel de estrelas em torno do seu buraco negro central.
Fotografia por NASA, JPL Cal-tech
PEQUENO MAS PODEROSO - Além dos buracos negros supermassivos, os astrónomos encontraram provas indiretas da existência de buracos negros mais pequenos onde vários hospedeiros galáticos são despejados, incluindo a explosão que foi aqui capturada pelo telescópio de raios X da NASA.
Fotografia por NASA, Stsci, Middlebury College, F. Winkler et al.
BRILHO MISTERIOSO - As manchas magenta revelam emissões de raios X brilhantes provenientes de buracos negros mais pequenos localizados nos braços de uma galáxia espiral.
Fotografia por NASA, JPL Cal-tech, DSS
MASSA MONSTRUOSA - Duas galáxias em colisão iluminam-se em vários comprimentos de onda enquanto removem erupções de um buraco negro supermassivo.
Fotografia por NASA, cxc, SAO, R. van Weeren et al
CORRENTES DE JATO - Uma imagem do Hubble mostra jatos de partículas de alta velocidade lançadas do buraco negro supermassivo no coração de uma galáxia.
Fotografia por NASA, Esa, Stsci
COLOSSO CÓSMICO - Um telescópio da NASA capturou emissões de raios X nas proximidades de um dos mais poderosos buracos negros supermassivos ainda vistos, um gigante a cerca de 3,9 mil milhões de anos-luz de distância.
Fotografia por NASA, cxc, Stanford, J.Hlavacek-Larrondo et al