As Energias do Futuro Parecem Extraordinariamente Artísticas Vistas de Cima
Publicado 8/03/2022, 12:54
Uma fila de turbinas eólicas domina os céus da Califórnia, estado onde 50% da energia terá origem em fontes renováveis até 2030, de acordo com a promessa dos responsáveis estaduais.
As três lâminas curvas de uma turbina eólica podem ter 60 metros de comprimento; quando rodam, acionam um eixo ligado a um gerador elétrico. Os críticos apontam para o impacto mortal das lâminas sobre a vida dos animais aéreos, mas os aerogeradores são menos perigosos para as aves e os morcegos do que os automóveis, as linhas elétricas, e os edifícios de grande altitude.
As turbinas de vento e os painéis solares no deserto Mojave, na Califórnia, fornecem energia renovável e limpa. Em 2050, 50% da energia da Califórnia poderia ser produzida por centrais solares e energia eólica terrestre.
Ocupando uma área de 162 hectares, o Nevada Solar One é um projeto de grande monta construído no quente e seco deserto imediatamente a sul de Las Vegas. A central faz uso de 760 concentradores cilíndricos parabólicos com mais de 182 000 espelhos que concentram os raios do sol em mais de 18 240 tubos recetores. A quantidade projetada de emissões de CO2 que esta central evita que sejam lançados para a atmosfera todos os anos é o equivalente a tirar 20 000 carros das estradas.
Filas de ductos produzidos pela United Spiral Pipe num campo na Califórnia. Estes ductos de aço feitos à medida são sobretudo usados na indústria norte-americana do petróleo e do gás; existem cerca de 4 milhões de quilómetros de oleodutos nos Estados Unidos.
Vista aérea de um parque eólico ao pôr do sol no norte da Califórnia. Estima-se que até 2050, a energia eólica poderá constituir 35% da energia californiana e 30% da energia mundial.