14 Bibliotecas Épicas Situadas à Volta do Mundo
Atenção, ratos de biblioteca.
Por Caitlin Etherton
Publicado 5/11/2020, 06:12

A Biblioteca Infantil de Soneva Kiri assemelha-se a uma casa na árvore gigante ou a uma raia. O interior integra salas de leitura suspensas, claraboias sob uma floresta tropical, uma sala de música com instrumentos tailandeses e paredes decoradas com partituras, assim como livros sobre permacultura e tradições locais.
Fotografia por Marco Moretti, Redux
As paredes cúbicas em branco brilhante e o panteão de livros da nova biblioteca da cidade de Estugarda, conferem ao espaço semelhanças com o universo pop de Yayoi Kusama. Pare no café, depois passe pelo telhado de vidro a caminho do terraço no telhado, de onde temos vistas incríveis do centro de Estugarda.
Fotografia por ioriyoshizuki, Getty Images
A Abadia de St. Gall, de estilo barroco, erguida sobre um vale suíço há 1200 anos, acolhe alguns dos mais belos tesouros da literatura no interior da sua biblioteca, com enfoque para os manuscritos com iluminuras do século IX e o mais antigo projeto arquitetónico traçado num pergaminho.
Fotografia por Heeb, Laif, Redux
“Tive de fazer um juramento”, gritou a poetisa Annie Persons, ao descrever a sua visita à Bibliotecas Bodleiana, da Universidade de Oxford. Uma biblioteca com 12 milhões de itens impressos, que incluem The Vernon Manuscript, a primeira edição publicada de uma coleção de peças de Shakespeare, e o primeiro livro árabe a ser impresso com recurso à técnica de prensa móvel.
Fotografia por Joe Daniel Price, Getty Images
Na Biblioteca de Livros Ilustrados, situada em Iwaki, no Japão, os livros apresentam-se expostos com a capa para a frente e as crianças escolhem os livros em função da mesma. As amplas janelas, com vista sobre o Pacífico, iluminam o espaço com luz natural e uma longa escadaria cria recantos perfeitos, que convidam à leitura.
Fotografia por Kenji Shimizu, AP Images
A Biblioteca da Universidade de al-Qarawiyyin, em Fez, uma das bibliotecas mais antigas do mundo ainda em atividade, foi fundada por uma mulher, Fatima al-Fihri, em 859 d.C. Recentemente, o espaço sofreu obras de restauro pela mão da arquiteta Aziza Chaouni, com a introdução de novos equipamentos, como painéis solares e um café. O recinto foi aberto ao público, revelando os antigos mosaicos que decoram os espaços.
Fotografia por Izzet Keribar, Getty Images
A Biblioteca do Congresso, situada em Washington D.C., acolhe a obra poética de poetas eminentes, coleções de livros em áudio e em braille, e organiza, gratuitamente, visitas guiadas temáticas ao espaço. O edifício, belo e imponente, com colunas de mármore, integra o Great Hall, decorado com murais semielípticos que ilustram A Evolução do Livro.
Fotografia por Doug Armand, Getty Images
A Biblioteca de Alexandria integra uma ampla sala de leitura, iluminada, de forma uniforme, por luz solar e um planetário. Este espaço acolhe uma exposição da Prensa Bulaq de 1820 e a maior coleção de manuscritos em suporte digital. As paredes circulares da biblioteca revestem-se de hieróglifos, num tributo evocativo à antiga Biblioteca de Alexandria, de Alexandre, o Grande.
Fotografia por Yann Arthus-Bertrand
Várias bibliotecas pop-up Lire à la Plage preenchem os areais das praias fluviais do Sena, em França, ao longo das últimas décadas. Uma seleção eclética de jogos de tabuleiro, banda desenhada, romances e, é claro, poesia francesa estão disponíveis para uso gratuito nas cabanas vermelhas e brancas.
Fotografia por Benoit DECOUT, Redux
A Biblioteca do Vaticano em Roma é a fiel depositária de tesouros como o documento da sentença de Galileu, assinado pelo próprio, com data de 1633; as cartas de São Pedro escritas em rolos de pergaminho; e o mais antigo exemplar da Bíblia. À exceção dos académicos, os demais visitantes devem solicitar previamente uma visita guiada.
Fotografia por Rex Features, AP Images
A primeira biblioteca de Muyinga foi construída pela comunidade, com recurso a blocos de terra obtidos localmente, tijolos de argila e madeira de eucalipto. Amplas janelas abrem-se sobre a vasta paisagem das milles collines do Burundi e a sala de leitura das crianças dispõe de uma rede em sisal, que se situa entre o piso térreo e o piso superior do edifício.
Fotografia por BC architects & studies
Construída originalmente em 117 d.C. por cima do túmulo de Celsus Polemaeanus, a fachada em mármore da biblioteca de Celsus permanece nas ruínas da cidade de Éfeso, na Turquia. As quatro figuras romanas da entrada simbolizam a sabedoria do antigo governador, que outrora fora o guardião de 12 mil pergaminhos.
Fotografia por Monica Gumm, Redux
A navegar desde 1959, a biblioteca flutuante de 26 pés de comprimento navega pelos fiordes todos os verões, partilhando cerca de 6 mil livros (da sua coleção de 53 300 itens) por 150 cidades ao longo da costa oeste da Noruega, uma costa cercada de ilhas.
Fotografia por Stian Vik, Bokbåten Epos
A Biblioteca Mertz do Jardim Botânico de Nova Iorque acolhe o maior acervo de livros e materiais de botânica do mundo. Partindo do centenário edifício literário, uma álea ladeada por tulipas conduz a um jardim de inverno tropical, da época vitoriana, e ao segundo maior herbário do mundo.
Fotografia por Heeb, Laif, Redux
Também lhe poderá interessar
Fotografia
15 Fotografias de vestidos tradicionais de todo o mundo
Fotografia
Enquanto Dormem: 17 Fotografias à Volta do Mundo
Fotografia
31 Fotografias dos arquivos da National Geographic que captam a beleza do nosso mundo
Fotografia
30 Fotografias soberbas encontradas nos arquivos da National Geographic
Fotografia
Trajes de Urso, Danças, Donuts - No Interior da Maior Festa da Ucrânia