A Imensa Personalidade dos Pinguins em 12 Retratos
Veja a série de fotografias destas simpáticas aves, retratadas por Joel Sartore, autor do projeto Photo Ark.
Publicado 16/11/2017, 16:15
PINGUIM-REI DA ILHA DA GEÓRGIA DO SUL
Um par de pinguins-rei da Geórgia do Sul (Aptenodytes patagonicus) exibe a sua plumagem reluzente. Os pinguins-rei apresentam quatro camadas de penas e mantêm-se juntos para conservar o calor.
PINGUIM-DE-TESTA-AMARELA
O pinguim-de-testa-amarela, ou pinguim-macaroni (Eudyptes chrysolophu), deve o nome à sua crista em tons de preto e amarelo, que se assemelha a um chapéu usado no séc. XVIII, em Inglaterra.
CRIAS DE PINGUIM-AZUL
Duas crias de pinguim-azul (Eudyptula minor) com a sua plumagem castanha e felpuda. Esta espécie noctívaga constrói os seus ninhos em terra, muitas vezes perto de povoações humanas.
PINGUIM-REI
Mestre do mergulho, o pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) consegue atingir profundidades de milhares de pés em busca das suas presas.
PINGUIM-AFRICANO
Este exemplar de pinguim-africano (Spheniscus demersus) foi fotografado no Bramble Zoo Park. Podemos encontrar indivíduos desta espécie a viver em numerosas colónias ao longo de territórios do sudoeste africano, da Namíbia à África do Sul.
PINGUINS-DE-BARBICHA
Cinco pinguins-de-barbicha (Pygoscelis antarctica) fotografados no Aquário de Newport. Batizados com este nome devido à risca negra que têm debaixo do queixo, os barbichas são a espécie mais abundante de pinguins da Antártida, constituindo grandes colónias no continente e nas ilhas do sul do Atlântico.
PINGUIM-DE-FIORDLAND
Considerada uma espécie ameaçada na Nova Zelândia, os pinguins-de-fiordland (aqui fotografados no jardim zoológico de Taronga, na Austrália) são uma das espécies de pinguins que exibem uma crista e são muitas vezes vítimas de predadores que são introduzidos nos ecossistemas por mão humana, como os arminhos, pequenos carnívoros da família das doninhas.
CRIA DE PINGUIM-AZUL
Uma jovem cria de pinguim-azul parece posar para o retrato no SPCA Bird Wing Centre, um centro de reabilitação de aves em Auckland, na Nova Zelândia.
PINGUIM-DE-PENACHO-AMARELO
Estes pinguins, preferem saltar nas rochas a bambolear de um lado para o outro. Podem ser encontrados ao longo das costas escarpadas e ventosas das ilhas a norte da Antártida, do Chile à Nova Zelândia.
PINGUIM-DE-HUMBOLDT
Encontrados no Peru e no Chile, os exemplares desta espécie têm vindo a ser cada vez mais raros, sendo atualmente considerada uma espécie que corre perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. As condições atmosféricas extremas e as alterações no tipo de alimento disponível podem estar na origem do declínio da espécie.
PINGUIM-DE-ADÉLIA
Um pinguim-de-adélia posa para a fotografia no jardim zoológico de Faunia, em Madrid. Nesta espécie, tanto os machos como as fêmeas tomam conta das crias. Sem uma inspeção pormenorizada, não é fácil distinguir o género destes animais.
PINGUIM-GENTOO
Com uma cauda ligeiramente mais comprida que o habitual, o pinguim-gentoo (Pygoscelis papua) é facilmente identificado pela mancha branca que tem na cabeça.