Nove Animais com Caras de Que só Uma Mãe Poderia Gostar
Uma seleção de retratos do Photo Ark, um projeto que visa criar um registo dos animais do mundo antes que desapareçam
Por Joel Sartore
Publicado 9/11/2017, 11:46

ORICTEROPE
Estatuto de conservação: pouco preocupante
O focinho desproporcionado do oricterope tem a medida certa para albergar a língua pegajosa de 30 centímetros, que é a ferramenta perfeita para extrair térmites dos seus ninhos em forma de monte. Os caçadores de animais selvagens são apreciadores de oricteropes, mas este porco-formigueiro (Orycteropus afer) ainda é relativamente comum na África subsariana. Fotografado no Jardim Zoológico Henry Doorly, em Omaha, Nebraska, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
Cacajao calvus ucayalii, também designado por Macaco-Inglês
Fotografia por Joël Sartore
EUMEGALODON BLANCHARDI
Estatuto de conservação: não avaliado
As florestas virgens do sudeste asiático são o habitat do Eumegalodon blanchardi, conhecido pelo altaneiro nome de gafanhoto-cabeça-de-dragão. Esta espécie mede apenas cerca de 7,6 centímetros, um comprimento assinalável para um gafanhoto, mas tem a audácia suficiente para caçar outros insetos, além de comer frutos e vegetais. Fotografado no Jardim Zoológico Henry Doorly, em Omaha, Nebraska, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
GALINHA-SEDOSA-DE-PESCOÇO-PELADO
Estatuto de conservação: não avaliado
Estas pomposas galinhas (Gallus gallus domesticus) caracterizam-se pelo pescoço nu e pelas penas sedosas. O aspeto exuberante destas aves chamou a atenção de Joel Sartore. "Tinham tão bom aspeto, que não pude deixar de as fotografar, embora não se trate propriamente de "animais selvagens"”, contou. Fotografadas no Jardim Zoológico de Fort Worth, Texas, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
TARTARUGA-NARIZ-DE-PORCO
Estatuto de conservação: vulnerável
O focinho não é a única característica peculiar deste réptil, que tem um nome que lhe assenta bem. A tartaruga-nariz-de-porco (Caretochelys insculpta) é a única tartaruga de água doce que tem barbatanas, como as suas parentes marinhas distantes. A Carettochelys insculpta é popular na gastronomia da Papua Nova Guiné e um animal alvo de exportação no comércio de animais de estimação, o que deixa a espécie vulnerável. Fotografada em Oklahoma City, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
RATO-TOUPEIRA-DAMARA
Estatuto de conservação: pouco preocupante
O rato-toupeira-damara (Fukomys damarensis) pode fazer lembrar um castor, mas vive mais como uma abelha ou como uma formiga, o que é muito pouco habitual nos mamíferos. As colónias subterrâneas de ratos-toupeiras encontram-se sob um domínio de uma única rainha reprodutora, enquanto os outros animais constroem túneis, procuram comida ou tratam dos mais jovens. Fotografado no Jardim Zoológico de Houston, Texas, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
NINFA-DA-SELVA
Estatuto de conservação: não avaliado
Embora a Heteropteryx dilatata tenha uma aparência de extraterrestre, é, na verdade, exímia a fundir-se no seu habitat terrestre — as florestas da Península da Malásia. Apêndices que parecem ramos e asas que se assemelham a folhas ajudam a ninfa-da-selva a desaparecer no meio das árvores. Estes carismáticos insetos são muito populares no ramo do comércio de animais de estimação, e as florestas onde habitam encontram-se sob crescente pressão humana. Fotografado no Jardim Zoológico Henry Doorly, em Omaha, Nebraska, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
TAPIR-DE-BAIRD
Estatuto de conservação: em perigo
Há, provavelmente, 5500 Tapirus bairdii a viver nas florestas do México, da América Central, da Colômbia e do Equador. Os dados da UICN indicam que a população ficou reduzida a metade durante as últimas três décadas e voltará a reduzir-se em igual medida durante os próximos 30 anos. A perda de habitats, a caça e as doenças infeciosas são as maiores ameaças para estes tapires. Fotografado no Jardim Zoológico Henry Doorly, em Omaha, Nebraska, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
EUMOPS FLORIDANUS
Estatuto de conservação: criticamente em perigo
Atualmente, é provável que existam apenas 250 morcegos adultos da espécie Eumops floridanus vivos. Podem ser encontrados em alguns condados do sul da Florida, o que significa que constituem uma das populações de morcegos mais geograficamente limitadas dos EUA. O parco número de espécimes e a limitação geográfica torna estes morcegos especialmente vulneráveis à perda localizada de habitats devido a ameaças como a queda de árvores e os furacões. Fotografado em Okeechobee, Florida, EUA.
Fotografia por Joël Sartore
Também lhe poderá interessar
Photo Ark
A Imensa Personalidade dos Pinguins em 12 Retratos
Photo Ark
Os Animais Ameaçados e os Seus Habitats (Materiais Educativos)
Photo Ark
O Poder das Imagens na Narração de Histórias (Materiais Educativos)
Animais
Os Animais Fotografados por Joel Sartore em Portugal
Animais
Retratos de Família: Fotografias Enternecedoras de Progenitoras com as Suas Crias