A Reconstrução em 3D da Face de Uma Rainha da Antiguidade
Publicado 27/12/2017, 18:13 , Atualizado 26/11/2018, 11:51
A reconstrução da “Rainha Huarmey” foi baseada nos seus restos mortais com 1200 anos. O especialista Oscar Nilsson demorou 220 horas a finalizá-la.
A caveira da rainha depois de ser removida do seu túmulo. A mancha negra que se vê no lado da caveira é o seu cabelo preservado.
Fotografia por Robert Clark&& National Geographic Creative
O crânio foi digitalizado para imprimir um modelo em 3D que serviu de base para a reconstrução.
Foram inseridos rebites no crânio para representar a profundidade do tecido facial. A profundidade do tecido é determinada pela idade, pelo género, pela constituição e outros fatores.
Os músculos faciais foram modelados no crânio com barro.
Foram inseridos nas suas orelhas cópias dos alargadores dourados que foram descobertos no túmulo.
Foi utilizado mais barro para modelar a gordura e a pele que temos por cima dos músculos faciais.
Para uma maior autenticidade, a reconstrução foi feita com cabelo de uma anciã andina, comprada num mercado de artigos de cabeleireiro do Peru.