Um Desastre: As Imagens das Primeiras Expedições ao Pólo Norte
Publicado 22/01/2018, 15:44
Membros da segunda expedição ao Polo Norte financiada por Ziegler viajam até ao arquipélago da Terra de Francisco José, em 1903. No ano seguinte, o navio que se vê ao fundo nesta fotografia afundar-se-ia, deixando a expedição presa numa das ilhas do arquipélago.
Da primeira expedição financiada por Ziegler fez parte o fotógrafo Anthony Fiala, que tirou esta fotografia em 1901. Legendou-a como “O cume da Ilha de Alger coberto de gelo.”
Em 1901, a expedição montou o seu acampamento na Ilha de Alger. Evelyn Baldwin, o líder, carrega a bandeira dos Estados Unidos.
Tirada a 8 de setembro de 1901, esta fotografia mostra-nos um glaciar entre as a ilhas que compõem a Terra de Francisco José.
O marinheiro D.S. Mackiernan e o cientista-assistente Russell Porter regressam ao acampamento com o seu trenó puxado por cães, em 1905.
A expedição estava presa há dois anos naquela ilha quando o navio de busca finalmente a encontrou. Anthony Fiala, fotografado no momento em que os náufragos cumprimentam os marinheiros que os vieram salvar.
A carcaça de um urso polar é içada para bordo do navio da segunda expedição de Ziegler ao Polo Norte. Mais tarde, depois do navio se afundar, foram retirados da água 120 ursos polares, 16 morsas, 16 focas e outros animais do Ártico, segundo Fiala.
"Fez-se observações no glaciar para registos de longitude e declinação magnética”, apontou Ziegler a respeito do trabalho científico desenvolvido pela sua equipa.
Membros da segunda expedição de Ziegler a jantar. Apesar de isolados numa ilha gelada durante dois anos,
conseguiram caçar o suficiente para se manterem alimentados.
As ilhas do arquipélago da terra de Francisco José são compostas por basalto e cobertas pelo gelo glaciar e alguma vegetação dispersa.