
BELEZA INCOMPARÁVEL
Esta icónica imagem da galáxia espiral NGC 1300 capturada pelo Hubble mostra-nos, em grande pormenor e esplendor, as estrelas jovens de um azul brilhante, as poeiras que formam os braços da espiral em torno do núcleo e as galáxias distantes a brilhar.
Fotografia por NASA, Esa, The Hubble Heritage Team stsci, AURA AcknowledgmentP. Knezek WIYN
O nascimento e a morte de estrelas criam um grande tumulto na Nebulosa de Carina. Esta imagem panorâmica é o resultado da colagem de várias fotografias do telescópio espacial Hubble. A informação recolhida por um telescópio terrestre ajudou a efetuar as correções de cor.
Fotografia por N. Smith University of California, Berkeley and NOAO, Aura, Nsf
UMA IMAGEM DE SE LHE TIRAR O CHAPÉU
Uma fotografia espetacular onde podemos observar em grande pormenor a lindíssima galáxia espiral conhecida como ‘O Sombrero’. Os densos braços da espiral envolvem o núcleo branco e brilhante, que se encontra a uma distância da Terra de 28 milhões de anos-luz. Sombrero tem um comprimento estimado de 50 mil anos-luz.
Fotografia por NASA and The Hubble Heritage Team STScI, Aura
UM ECO DE LUZ
Uma esfera de poeira aparenta expandir-se em torno da estrela V838 Monocerotis. Ao longo de vários meses, em 2002, o telescópio espacial Hubble capturou imagens deste deslumbrante espetáculo cósmico. No fundo, trata-se de uma explosão de luz proveniente da estrela que iluminava a nuvem de poeira.
Fotografia por NASA, ESA and H.E. Bond STScI
UM ANEL DE MATÉRIA NEGRA
Um anel envolve o aglomerado de galáxias Cl 0024+17. Este anel constitui uma das fortes evidências da existência da matéria negra, uma substância desconhecida que existe em todo o universo e, crê-se, que pode esconder informação essencial para uma melhor compreensão da estrutura intrínseca do cosmos. Apesar de os astrónomos não conseguirem ver a matéria negra, podem concluir que esta existe por inferência, observando as formas distorcidas desenhadas nas galáxias em plano de fundo.
Fotografia por NASA, Esa, M.J. Jee and H. Ford Johns Hopkins University
ASAS CELESTES
Os gases libertados durante a morte de uma estrela espalham-se e assumem uma forma semelhante à das asas de uma borboleta. Nébulas coloridas com formas espetaculares, como a Nebulosa da Borboleta, constituem algumas das imagens mais populares captadas pelo telescópio espacial Hubble.
Fotografia por NASA, Esa, the Hubble SM4 ERO Team
COLISÃO CÓSMICA
A Via Láctea e a Andrómeda aproximam-se uma da outra a uma velocidade de 480 000 quilómetros por hora. Passarão vários milhões de anos até se emaranharem numa violenta dança de punhos erguidos. Até lá, os astrofísicos podem observar esta fotografia tirada pelo Hubble ao ringue onde duas galáxias disputam a soberania. O par de galáxias espirais NGC 4676 acabará provavelmente por se fundir numa só.
Fotografia por NASA, Holland Ford JHU, the ACS Science Team and ESA
VALSA GALÁTICA
A interação entre as suas forças gravitacionais molda estas duas galáxias, coletivamente conhecidas como Arp 273, enquanto se aproximam uma da outra a 300 milhões de anos-luz de distância. O braço exterior da galáxia maior está distorcido devido à força gravitacional exercida pela galáxia mais pequena, mostrando ainda sinais de uma intensa formação estrelar.
Fotografia por NASA, Esa, The Hubble Heritage Team stsci, Aura
O PODER DAS ESTRELAS
Capturando a radiação infravermelha, o telescópio espacial Hubble devolve-nos uma imagem única e extremamente nítida da Nebulosa da Cabeça de Cavalo. Um clássico da astronomia, costumamos ver esta nublosa em tons escuros sobre um fundo claro, mas o Hubble consegue penetrar a camada de gases e poeira interestelar.
Fotografia por NASA, Esa, The Hubble Heritage Team stsci, Aura
FOGO DE ARTIFÍCIO CÓSMICO
Repleto de brilho e energia, um aglomerado ilumina um espaço vazio na poeira da Nebulosa da Tarântula. Esta galáxia, situada na Grande Nuvem de Magalhães, é um dos vizinhos mais próximos da Terra.
Fotografia por NASA, Esa, F. Paresce INAF-IASF, Bologna, Italy, R. O'Connell University of Virginia, Charlottesville, the Wide Field Camera 3 Science Oversight Committee