Fotografias de Uma Década da SpaceX a Fazer História Espacial
Publicado 25/02/2018, 15:59 WET, Atualizado 9/06/2020, 14:13 WEST

Após três lançamentos falhados, Elon Musk, CEO da SpaceX, conseguiu reunir financiamento suficiente para lançar uma quarta versão do foguete Falcon 1 da Space X. A 28 de setembro de 2008, a aposta de Musk compensou quando o Falcon 1 se tornou no primeiro foguete a combustível líquido, criado por privados, a orbitar a Terra. O foguete é aqui visto a descolar do Local de Testes Reagan, nas Ilhas Marshall.
Fotografia de NASA
Em finais de 2010, o segundo voo do foguete de próxima geração da SpaceX, o Falcon 9, foi literalmente coberto com um marco: uma versão totalmente funcional da cápsula Dragon da SpaceX. Pela primeira vez, uma empresa financiada por privados, conseguiu ter êxito no lançamento, órbita e recuperação de uma nave espacial. Apesar desta missão de demonstração não ter transportado nada para a ciência, num aceno elaborado aos Monty Python, o lançamento histórico levou uma roda de queijo para o espaço.
Fotografia de Red Huber, Orlando Sentinel, MCT via Getty Images
Com a Terra a espreitar como pano de fundo épico, a cápsula Dragon da SpaceX acoplou com a Estação Espacial Internacional a 25 de maio de 2012. A Dragon, carregada com provisões para a EEI e a sua tripulação, tornou-se no primeiro veículo de conceção comercial a ser lançado para a estação. A 31 de maio, a Dragon saiu de forma segura da estação e regressou à Terra.
Fotografia de NASA
Conseguir colocar uma carga útil em órbita geossíncrona não é fácil. Para consegui-lo, um foguetão deve viajar tão alto e tão veloz, que qualquer satélite que deixe lá cair irá orbitar a Terra a cima de um ponto fixo na superfície do planeta. A 3 de dezembro de 2013, o Falcon 9 Heavy da SpaceX conseguiu concretizar a proeza, tornando a SpaceX na primeira empresa privada a enviar um satélite para a órbita geossíncrona.
Fotografia de Photograph from SpaceX
Desde que Musk fundou a SpaceX em 2002, o seu lema tem sido a reutilizabilidade. A 21 de dezembro de 2015, essa visão tornou-se realidade quando a fase de propulsão de um foguetão Falcon 9 regressou com êxito à Terra e aterrou na sua plataforma de lançamento na estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, Florida. Esta foi a terceira tentativa da empresa para acertar a aterragem e abriu caminho a futuros sucessos.
Fotografia de SpaceX Handout, Anadolu Agency, Getty Images
Nem todos os foguetões da SpaceX conseguem encontrar o caminho de volta à Terra de forma exequível, por isso, a empresa construiu uma enorme nave drone, batizada de Of Course I Still Love You, para dar aos seus foguetões um local para poisarem no mar. A 8 de abril de 2016, um voo de um Falcon 9 terminou com uma aterragem de sucesso no oceano, a primeira alguma vez realizada com êxito na história dos voos espaciais.
Fotografia de SpaceX
Quando a SpaceX demonstrou ter jeito para recuperar foguetes, avançaram para o nível seguinte: lançar mesmo uma aeronave já utilizada. A 30 de março de 2017, um foguete Falcon 9 com potência suficiente para enviar satélites para órbita tornou-se no primeiro lançamento de um veículo reutilizado efetuado com êxito.
Fotografia de SpaceX
No seu último momento marcante, a SpaceX lançou com êxito o seu foguetão Falcon Heavy pela primeira vez a 6 de fevereiro de 2018. O foguetão, que descolou a partir da histórica plataforma de lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, constitui agora o veículo de lançamento mais poderoso em funcionamento do mundo.
Fotografia de Steve Nesius, Reuters
Também lhe poderá interessar
Espaço
As Missões do Primeiro Programa Espacial Americano
Espaço
Os Preparativos do Primeiro Programa Espacial Americano
Ciência
Missão Ousada da NASA Toca em Asteroide e Aguarda Confirmação Sobre Amostras Recolhidas
Fotografia
Sugestões para tirar melhores fotografias no iPhone
Meio Ambiente
Cientistas Vão Estar Presos no Ártico Durante Um Ano