Picos e Cumes: 31 Fotografias de Esplendorosas Aventuras nas Montanhas
Encontre inspiração para a sua próxima caminhada até ao cimo de uma montanha numa destas sensacionais fotografias.
Publicado 15/02/2018, 15:56 , Atualizado 14/03/2018, 21:41

Monte Cervino
Em 2015, o Monte Cervino estava iluminado para assinalar o jubileu dos 150 anos da primeira escalada da montanha. 50 lâmpadas acenderam-se gradualmente ao longo de Hörnligrat até iluminar todo o caminho que os primeiros escaladores fizeram em 1865. Uma lâmpada vermelha assinalava o lugar antes do cume onde quatro alpinistas perderam a vida.
Fotografia por Natalia Grebesheva
Cume
Cume de Aiguille de Bionnassay (4052 metros) depois de escalar a vertente norte do Maciço do Monte Branco.
Fotografia por Paolo Vimercati
A Melhor Água que Poderá Encontrar
A partir do cume do Mount Gordon, observamos um jovem grupo de alpinistas a apanhar água azul de uma lagoa com um aspeto quase irreal ligeiramente abaixo do cume!
Fotografia por Don Wilson
Observatório W.M. Keck e a Via Látea
Meia noite no cume de Mauna Kea, Ilha Grande do Hawaii.
Fotografia por Andrew Hara
O Caminho Faz-se Subindo
Aqui estávamos a caminho do cume do Monte Arrowsmith na Ilha de Vancouver, Columbia Britânica. A visibilidade era fraca, mas as condições de neve eram perfeitas e o nível de entusiasmo era elevado.
Fotografia por Ian Duncan
Dragão Adormecido
Jengish Chokusu (também conhecido como Pico da Vitória ou Pico Pobeda; 7349 m) é o mais alto pico do Quirguistão. É conhecido como o mais setentrional pico com mais de 7000 metros de altitude e um dos mais perigosos para os alpinistas neste nível de altitude. Desde que foi escalado pela primeira vez em 1956, cerca de 400 alpinistas chegaram ao topo e 100 morreram pelo caminho. Na noite em que esta fotografia foi tirada, um conjunto de 20 alpinistas enfrentava as dificuldades da descida da montanha depois de um dos membros ter perdido a vida perto do cume.
Fotografia por David Rojas
Visão de Cão
Cheguei ao cume da Montanha Huayna Potosí na Bolívia e fiquei surpreendido ao ver que um cão me seguia. Que alpinista fantástico!
Fotografia por Linda Rahmat
Pilatus Majestoso / Lucerna, Suíça
O Monte Pilatus eleva-se, majestoso, sobre a cidade de Lucerna e o seu lago. Uma camada de nuvens finas e baixas/neblina abaixo não deixa de dar ênfase à proeminência deste cume sobre o que o rodeia.
Fotografia por Jeroen Hribar
Lutar pela Viagem
Estava a explorar a selvagem e longínqua cordilheira do Cáucaso na Geórgia juntamente com um grupo de praticantes profissionais de esqui livre. Aqui vemos três amigos a subir uma montanha solitária ao pôr do sol para poderem descer de esqui por um percurso não marcado até ao vale. Anne Wangler já está no cume e está a observar as amigas a fazerem os últimos metros até ao cume.
Fotografia por Christoph Jorda
Alpinismo no Monte Branco
Um vislumbre de uma fração de segundos de alpinistas a partir de uma cabina que se dirigia para o cume do Monte Branco.
Fotografia por Andrew Hara
Brilho Alpino no Inverno
Nascer do sol épico antes de chegar ao Pico de Ha Ling, no Canadá. Foram necessárias mais de duas horas a caminhar no escuro em condições de muito gelo para chegar ao topo. A temperatura era de cerca de –20 °C e os meus dedos quase caíram quando tentava preparar a câmara e encontrar as composições, mas o momento que consegui registar ficará comigo para sempre.
Fotografia por Marta Kulesza
Área de Rachaduras
A lua cheia conduz o nosso grupo numa área de rachaduras a caminho do cume de Rainier. Unidos por cordas, damos cada passo com muito cuidado e lidamos com a realidade de que estamos a colocar as nossas vidas nas mãos uns dos outros.
Fotografia por Adam Nawrot
Acampamento de Inverno com Vista
Acampar no inverno é frio, desagradável e belo. Tirei esta fotografia perto do cume da montanha de Winchester, estado de Washington, EUA.
Fotografia por Jacob Moon
Um Dia Bom na Montanha
Tirei esta fotografia esta manhã (1/12/2015) no cume de Trapper's Peak depois de passar a noite lá em cima numa tenda.
Fotografia por Jacob Moon
Recreio Com os Meus Irmãos
Quando subimos as montanhas naquela noite com os observadores de estrelas de Vals, eles contaram-nos todos os factos sobre todos os picos que vimos. O Monte Guraletschhorn (2908m), que se pode ver nesta fotografia, era um deles. O centro da Via Látea estava a pôr-se atrás do cume. Na fotografia, podemos ver facilmente a colorida Nebulosa Laguna à esquerda e o refulgente planeta de Saturno no canto superior direito. Felizmente, ao pano de fundo da montanha tinha sido eliminado pelo nascer da lua, dando mais profundidade à fotografia.
Fotografia por Gianni Krattli
Monte de Gelo no Kilimanjaro
Will Gadd escala um bloco de gelo perto do cume do Monte Kilimanjaro.
Fotografia por Christian Pondella
Descida do Cume
Descida do cume Raceka, parque nacional Ala Archa, Quirguistão.
Fotografia por Kristaps Liepins
Emergência
Do cimo de um de dois pináculos da montanha de Snaefellsjokull, na Islândia, o alpinista Remi McMurtry aparece em pé acima das nuvens. A partir de um ponto mais alto eu tremia enquanto esperava que a nuvens desvanecessem; uma pose de 30 minutos para 30 segundos de claridade. Mais tarde, as nuvens baixaram quando descíamos a pé para ver o sol da meia noite.
Fotografia por Will Copestake
Arête des Cosmiques
A chegar ao cume do Arête des Cosmiques, no Maciço do Monte Branco, em Chamonix, França.
Fotografia por Jensen Walker
O Pico Mais Alto da Irlanda, Carrauntoohill
Brilho das montanhas, um brilho rosado muitas vezes visto nos picos das montanhas imediatamente antes ou imediatamente depois do pôr do sol.
Fotografia por Max Malloy
Cume Piramidal do Evereste
Tirada a cerca de 8800 metros de altitude ao atravessar o cume piramidal do Monte Evereste. É difícil tirar muitas fotografias lá em cima e tinha receio de que a bateria acabasse antes de ter oportunidade de tirar uma fotografia no cume mais difícil de alcançar. Esta fotografia foi tirada a cerca de 30 minutos do topo e não está nada mal para uma fotografia tirada com uma mão.
Fotografia por Andrew Robertson
O Monte Cervino Iluminado
O Monte Cervino iluminado no 150.º aniversário da primeira subida. O primeiro par a chegar ao cume era composto por Edward Whymper (inglês), e Michel Croz (francês), que seguiram, como o resto da equipa, por Zermatt e pela vertente Este (apresentada pelas luzes). Estavam a competir com uma equipa italiana, que só chegou ao topo três dias depois, pela vertente sul. Há uma única luz vermelha a mostrar onde Lord Francis Douglas, Charles Hudson, Douglas Hadow, e Michel Croz morreram durante a descida.
Fotografia por Sam Ferrara
Do Mar ao Cume
Início do inverno no norte da Noruega e Johan Engebratt acaba de chegar ao cume depois de horas de escalada a partir do nível do mar. Na última parte do cume teve de pôr os esquis na mochila. As vistas limitam-se a água e montanhas, e o sol não está muito alto, o que é normal nesta altura do ano. Só falta uma coisa, que é a descida de esqui.
Fotografia por Fredrik Schenholm
Sobre o Glaciar
O North Arapahoe Peak é o ponto mais alto da reserva de Indian Peaks Wildness. É possível ver não só o glaciar Arapahoe imediatamente abaixo do cume, mas também, ao longe, a cidade de Boulder, à qual o glaciar fornece água. O Arapahoe, como muitos glaciares, está a ficar cada vez menor. Numa perspetiva mais ligeira, para chegar ao cume do North Arapahoe é preciso atravessar uma subida de categoria III e é uma aventura maravilhosa que nos permite disfrutar de uma espetacular vista com os amigos.
Fotografia por Ian Glass
Os Últimos Passos Para o Cume
Estava a explorar a selvagem e longínqua cordilheira do Cáucaso na Geórgia juntamente com um grupo de praticantes profissionais de esqui livre. Aqui vemos Jochen Reiser a fazer os últimos metros para chegar ao cume.
Fotografia por Christoph Jorda
A Descer o South Suicide Peak
Esta fotografia foi tirada nesta quinta-feira ao descer o South Suicide Peak, no Parque Estadual de Chugach, no Alasca. As condições eram excelentes. As avalanches tinham parado e o clima desanuviado, o que permitiu ver o cume em todo o seu esplendor no meio do inverno do Alasca.
Fotografia por Cale Green
Monte Elbrus Dá a Conhecer o Seu Clima de Extremos
Um pequeno período de descanso ao subir o monte Elbrus num dia de tremenda tempestade.
Fotografia por Per-kjetil Skare
Monte Armstrong
Monte Brewster (à direita) e Top Heavy (à esquerda), com o Glaciar Brewster no meio. O cume do Monte Armstrong aparece em primeiro plano. Alpes do Sul, Nova Zelândia. Para mim, a minha busca de felicidade resume-se a isto — estar nas montanhas, longe da confusão e das frustrações da vida na cidade, à procura de um objetivo, imerso no momento.
Fotografia por Peter Laurenson
A Cadeia Montanhosa
Dois alpinistas a caminhar sobre uma cadeia montanhosa gelada no cume de Mont Blanc du Tacul.
Fotografia por Lucas Heitz
Também lhe poderá interessar
Perpetual Planet
16 Aventuras de Cortar a Respiração nas Montanhas Rochosas
Ciência
Uma Forma de Combater as Alterações Climáticas: Criar os Próprios Glaciares. 1
Aventura
Imagens de Myrtle Simpson: Pioneira no Esqui
Perpetual Planet
Expedição Enfrenta os Perigos do Ártico em Prol da Ciência Climática
Perpetual Planet
Veja Imagens de Escaladas ao Evereste ao Longo dos Tempos